Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Jubuticaba sabará

Claudio Soares II21/03/2012 09:39
Yamadori Jubuticaba sabará
Olá, Eis meu primeiro projeto. Tenho essa jabuticabeira que plantei com semente em um vaso onde ficou por 4 anos, depois eu passei para o chão e agora está com 9 anos e meio, como pretendo colocar outra planta neste local, farei dela um bonsai, preciso de ajuda dos experientes para me orientar a executar esse yamadori, passo a passo se possível pois sou iniciante na arte.
Tudo o que fiz até agora foi reduzir sua copa por orientação de um amigo experiente em aproximadamente 60% como mostra a foto, porém perdi o contato com essa pessoa e agora estou a deriva.
Ps. Moro na serra gaúcha e nosso inverno aqui é rigoroso, sendo assim acredito que a orientação sobre quando executar as tarefas é muito importante...me ajudem!!! Obrigado.

Antes da poda, nov. 2011 marcado onde podei.
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/7000677447/]

Após a poda e com as novas brotações. foto atual
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/6854558554/]

Detalhe da base, fiz um tracionamento em um dos troncos mas não sei se resolverá, com medo de rachar devido a força aplicada, eu coloquei uma espécie de torniquete para prender a forquilha...idéia minha..podem criticar se preciso.
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/6854558160/]
Ricardo L C21/03/2012 12:42
POSTA AS FOTOS CORRETAMENTE
Claudio Soares II22/03/2012 09:15
Não consigo postar corretamente, fiz como orienta o tutorial mas a imagem não aparece, nem ao menos consigo visualizar a imagem do meu avatar...alguém aí me ajude por favor.
Ricardo L C22/03/2012 09:30
EU COSTUNO USAR ESSE SITE AQUI:
http://tinypic.com
VE SE TE AJUDA
Thássio fernandes22/03/2012 09:32
Claudio tete copiar o URLda imagem até a palavra jpg

aí você clica em IMG(está naqueles botões acima da caixa de texto

exemplo

espero ter ajudado 🙂

abraços.
Fabio Lima22/03/2012 11:24
fala ae galera...
eu hospedo no phobucket....
tenho imagens pacas lá e nunca deu pau...
100% free

abraços
Claudio Soares II22/03/2012 13:55
Parece que finalmente consegui, obrigado galera.

Aqui está a 1ª foto, em novembro de 2011, antes da intervenção, cresceu livre no chão, parece ser dois troncos mas não é, eles se dividem bem próximo do chão.

Por orientação de um amigo já experiente, eu reduzi a copa em novembro, marcação em vermelho onde foi a poda a 4 meses atrás e aqui está a foto recente com as novas brotações.

Abaixo está o detalhe da base.

Obrigado por me ajudarem.
nickyfury23/03/2012 10:52
bonsai
Independentemente do tempo que faz na serra gaúcha, a época correta para voce retirar sua jabu do solo é no inverno, bem no meio da estação. Prepare antes um substrato drenante, composto por caco ceramico, areia de construção e bioplant (este ultimo é vendido comercialmente com destinação para a germinação de sementes, para horticultores. outros nomes: plantax, plantmax, bioplantax, etc). Misture os ingredientes em porções iguais.

Após retirar, analise o sistema radicular: corte fora o maximo de raizes grossas, preservando o maximo de raizes finas possível. Elas é que irão alimentar a planta e favorecer a recuperação. Após a retirada e o corte das raizes, replante numa bacia plastica grande, com no minimo 15 cm de borda, ou até mais, bem perfurada no fundo e na lateral, o que irá favorecer a oxigenação das raizes e o escoamento completo da agua da rega diária.

Antes de planrtar, tão logo retire a planta e promova o corte das raizes, deixe as raizes capilares imersas em uma solução contendo hormonio enraizante. O melhor, que indico é o superthrive, à venda nos sites comerciais nacionais. Não tem igual, por isso vale a pena o investimento.

Forre uma primeira camada, de uns cinco dedos no fundo da bacia com o substrato misturado, deposite a planta com as raizes dispersas em toda a volta, em seguida cubra com mais substrato até uns dois dedos acima da base do tronco.
Pode usar um arame grosso para fixar a planta à bacia, evitando assim que a planta saia fora de rumo, após o reenvase. O arame deve ser passado por orificios no fundo ou na lateral da bacia e preso ao tronco, bem firme, para que não se solte nem deixe a planta ficar movel. Ele irá manter a planta fixada ao substrato devidamente, protegendo-a da ação de ventos fortes e chuvas.

Após o replante dentro das condições que citei, a planta deverá ficar em local onde receba luz e calor solar, bem como chuvas, o dia inteiro. Nada de sombra para ela. Regue abundantemente, até ver a agua sair limpa pelos orificios laterais da bacia. Só regue novamente ao final do dia, sempre ao mesmo horario todos os dias, desde que o substrato, abaixo da linha de superficie, esteja seco. Se estiver ligeiramente umido, não regue. Adubação apenas seis a oito meses depois do replantio, ou só quiando observar que a planta reinicia seu ciclo, com a emissão de novas e vigorosas brotações.

No primeiro ano, nada de podas, aramação, nem reenvase. Só adubação e mesmo assim apenas depois de transcorrido o prazo acima ou com a garantia das novas e vigorosas brotações, em toda a planta. Use adubo organico, em quantidades minimas, inicialmente, repondo então a cada 60 dias.

Podas, aramação, desfolha total: só depois do primeiro ano e meio de cultivo. Até lá, sol pleno o dia todo, todos os dias, rega diária e adubação nas condições descritas.

ÉPOCA PARA RETIRAR A PLANTA DO CHÃO E FAZER O QUE DESCREVI ACIMA: INVERNO. Estação do ano.
Claudio Soares II23/03/2012 14:41
Obrigado Nickyfury pelo texto explicativo muito simples e objetivo, na verdade a única dúvida que ainda resta e que vc não citou é sobre a poda, neste processo que vc me colocou, vc sugere retirar a planta de uma única vêz, sem fazer a sangria das raízes previamente, li algo a respeito em outro fórum mas desconheço a técnica, sendo assim, como vou reduzir bastante as raízes, não teria que efetuar uma poda drástica também...isso pq ainda pretendo reduzir bastante essa planta, talvêz a metade para ficar bem proporcional, mas a pergunta é... Quando? no momento da retirada do solo ou em outra hora posterior a isso? Um forte abraço.
MarcoBonsaiPoa23/03/2012 16:00
Poda drástica aérea
Opa! Blz?

Como vç vai tirá-la somente no inverno, vç pode amenizar o estresse causado à planta por tais procedimentos...efetuando a poda drástica aérea desde já!
Sua planta ainda brotaria e chegaria no inverno com brotações antes da retirada, totalmente recuperada do trauma, aumentando ainda mais as chances de sucesso pós yamadori. Deixe os brotos cresçerem livrementes até lá e após a retirada vç pode encurtá-los e aí sim não fazer mais nada com ela por algum tempo. Quando ela responder com vigorosas brotações após o yamadori é interessante fazer uma seleção dos brotos e decidir quem sai e quem fica, deixando o restante crescer livremente, para que engrossem e entrem em harmônia em termos de desnível de grossura com a estrutura principal. Se optar por deixar crescer livremente, faça um aramação nos primeiro movimentos dos galhos para que não engrossem e dificulte o trabalho futuramente! Até mais!
nickyfury23/03/2012 21:44
bonsai
Marco, na verdade, se o nobre colega for retirar a planta no inverno deste ano, não poderá fazer as podas que voce e ele indicam, sob risco de perda material. O ideal é fazer então as podas redutoras este ano e no próximo inverno, isto é, ano que vem, fazer a retirada do solo.

No inverno, ao retirar a planta do solo, poderá reduzir drasticamente o sistema radicular da planta, cortando rente a base do tronco todas as raizes grossas que houver abaixo do nível de solo, cuidando porém de manter o maximo de raizes capilares, que são as finas raízes de alimentação.

Podar agora para retirar no inverno deste ano, não é aconselhável. Mesmo com a planta retomando brotações e reiniciando o ciclo, certamente ao sofrer a retirada do solo não conseguirá suplantar as intervenções concomitantes, e irá ocorrer ou perda parcial ou total da planta. 🙄
Claudio Soares II26/03/2012 16:46
Mesmo com pouco conhecimento, concordo com nosso amigo nick, pelo que tenho lido, acredito ser melhor podar no momento da retirada no inverno que se aproxima, ou então, outra possibilidade, efetuar a sangria das raízes, deixando-a no chão por mais 1 ano e retirar-la somente no inverno do ano que vem quando as raízes capilares, resultantes da sangria já estiverem bem desenvolvidas. Sendo assim, resta-me saber qual das duas opções é mais recomendada para uma Jabuticaba.
MarcoBonsaiPoa26/03/2012 23:09
Apesar de já ter logrado êxito em retiradas como mencionei, concordo tb que o procedimento explanado pelo Nick é sensato e prudente com menos chances de dar errado, independente da forma que for retirado.
Pude observar que a jabuticabeira sempre se mostrou à mim uma planta bem rústica e resistente. É uma das espécies que ainda não consegui matar. Motivos não faltaram para isso. Mas sei tb que nunca queremos errar, ainda mais com uma matéria prima única. Paciência é a chave que abre as portas da sabedoria
Boa sorte!abç
Claudio Soares II16/11/2012 00:56
EVOLUÇÃO DO PROJETO
Meus amigos, decidi por deixar mais 1 ou 2 anos no chão, então efetuei outra poda drástica na jabu e reduzi bastante a altura em agosto, em setembro adubei com TM+FO e agora em novenbro entrei com xixi de minhocas da minha caixa de compostagem, ela emitiu muitos brotos, mas muitos mesmo, aí eu fiz uma seleção retirando os que nasciam na mesma gema, algumas lançaram até cinco brotos...fiquei impressionado... creio que terei que retirar mais mas deixarei amadurecem melhor pra eu selecionar os mais bem posicionados...por hora. deixarei crescer livre até o próximo inverno.
gil_fuka16/11/2012 21:48
Lindíssima a sua jabuticabeira Cláudio!
Acompanhadeira o tópico para ver o resultado!

Até mais!
Lucas Sbardelotto16/11/2012 23:54
Já que vc disse que quer transformar em bonsai poderia ter cortado mais baixo e já ir dando forma...
JOICIMAR MAGGIONI17/11/2012 00:17
Bela planta ela ja produz, acompanhando!!!!!!!
Claudio Soares II18/11/2012 12:37
FOTOS ATUAIS
Segue mais fotos das brotações.

Claudio Soares II20/11/2012 07:50
Já reduzi bastante a altura por hora, quis conservar os movimentos dos galhos inferiores que me agradam bastante, atualmente está com uns 45cm, a idéia é um bonsai de grande porte pois ainda não tenho nenhum. Ela ainda não produz, está com 10 anos agora e foi plantada a partir de semente pela minha mãe em um vaso, com 4 anos eu confisquei dela e coloquei no chão, a Jabu leva de 12 a 15 anos para frutificar, deixando crescer livre, com essas intervenções todas, não sei lhe dizer como responderá quanto a frutificação.
Claudio Soares II19/06/2013 11:37
YAMADORI PRÓXIMO.
Atualizando este post com novas fotos atuais da cabeluda, até então fiz exatamente como me orientaram aqui, e eis o resultado após 15 meses crescendo livre a brotação a partir da poda.

Agora a questão é que pretendo retirar do solo no final desse inverno, em agosto pq é quando inicia a época chuvosa por aqui, estou pensando o seguinte;

1ª opção - fazer a sangria das raízes em início de julho, deixando apenas as verticais e final de agosto, desfolhar, podar, cortar a pivotante e passar para bacia.

2ª opção - Fazer a sangria de metade das raízes agora, da outra metade daqui um mês, deixando ainda as verticais e final de agosto, desfolhar, podar, cortar a pivotante e passar para bacia.

3º opção - não intervir agora e fazer o yamadori completo, sem sangria no final de agosto.

Peço orientação dos mais conhecedores da espécie pois não posso correr risco com essa planta que tem alto valor sentimental para mim. obrigado.
Elio19/06/2013 14:27
Claudio, opção 1. Final de julho fazer sangria completa. 4 meses depois podar levemente as ponteiras dos galhos e fazer o yamadori. Com o máximo de torrão, plantar em uma bacia, cortando o mínimo de raízes.
Nova intervenção somente em setembro de 2014.

abraço
DR.GORI24/07/2013 19:49
opa claudio, belissima jabuticabeira... poste mais fotos dela... minha paixao é essa planta. seus frutos sao os melhores do mundo. passei aqui pra dizer q estou numa situaçao igual a sua, meu irmao acabou de comprar uma casa ha pouco tempo, e disse q tinha q colocá-la ao chao...e no meio da nosso bate-papo ele disse q tinha uma arvore q tbm seria sacrificada porq ele iria construir onde ela estava. bem, um certo dia resolvi ir a nova casa dele pra ver como era , e adivinha qual era a arvore que la estava? rssrsrsr. penso em fazer um yamadori nessa jabuticabeira, mas o tronco dele é bem robusto e pra complicar mais um pouquinho ela esta bem encostadinha num muro... deve ter 13 cm de diamentro, bem robusta... mas eu bou a luta. gostaria de saber de nossos amigos mais experientes como devo proceder. se alguem poder passar algumas dicas agradeço. mas antes de fazer o yamadori dessa planta, vou tentar em alguns galhos alporquia e retirar alguns para estaquias...
Claudio Soares II26/07/2013 09:53
Dr. Gori, obrigado pelo incentivo, também gosto dessa espécie, me lembra a infância e essa em questão é bem especial pq foi minha mãe quem degustou a fruta e plantou a semente em um vaso e com 4 anos, me deu a muda que coloquei no chão. Vá em frente com a sua, se vc olhar meu post do início encontrará muitos conselhos dos amigos que tem me ajudado muito, principalmente do Nick e do Élio que são feras nessa espécie. Pelo que tenho pesquisado, o alporque em jabuticaba é muito complicado e as chances são mínimas porque a casca é bem fina e ela tende a se recompor ao invés de criar raízes e mesmo que venha a emitir alguma...é muuuuito demorado, quanto a estaquia, tenho visto alguns post a respeito mas nenhum ainda se mostrou com resultados 100% satisfatórios portanto, tenho outras plantas menos expressivas que adquiri através de mudas em viveiros pois achei mais conveniente e com melhores resultados. Quanto as fotos, dentro de uns dias estarei fazendo a sangria das raízes laterais e então fotografarei o procedimento e postarei aqui. um abraço.
DR.GORI26/07/2013 17:50
é amigo claudio realmente tbm tenho lido bastante sobre alporquia e estaquia de jabuticabas... mas logo a espécie q mais admiro ter tanta dificuldade? rssrsrs tenho dois pés de jabuticaba hibrida aqui em casa.
acho q vou transformar um deles em mausai rsrssr. espero conseguir pelomenos esse yamadori da jabuticabeira q te falei. como não terei tempo de cuidar de um possível alporque, vou colher pelomenos uns 3 galhos para estaquia... não custa nada né...? mas realmente, a jabu lembra sempre alguma coisa boa ... quando poder, poste mais fotos da sua, vlw ae e um abraço. 😄