Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uma história para contar....

12
Cláudio C. Ratto16/01/2006 22:56
Uma história para contar....
Creio ter sido em 2000, que recebi um convite do meu amigo Jorge Torres, para coletar uma casuarina a beira-mar. Quando a vi pela primeira vez, pude perceber que era algo divino feito mesmo pelas mãos de Deus. Mesmo que ela tenha sido plantada por um mortal, por que permanecia daquele tamanho ?
Era um terreno grande e várias outras da mesma espécie foram plantadas ao redor, mas ela permanecia pequena.......divina, perfeita miniaturização natural.

Apreciem.

As irmãs só se vêem os troncos

Ao centro Jorge, de camisa azul o meu filho Jean ainda pequeno, de roupa marrom a Marisete e o braço do ceramista Sami.

Jorge inclinando a planta, para que eu pudesse cavar por baixo com a enxada.

Depois de retirada o amigo ficou impressionado com as raízes, que eram bem apropriadas para o tamanho do bonsai natural.

Por fim, eu me deleitando pela última vez com o belíssimo exemplar.

Abraços,
Fernando Souza17/01/2006 02:11
Bom-dia, Ratto. Tudo bem?

Incrível! Parece o sonho de todo bonsaísta se tornando realidade.

Estilizar e educar um bonsai é uma das coisas mais interessantes que encontrei ultimamente. O contato com a natureza, a interação com a planta tentando entender a melhor direção, o namoro com a muda na hora de escolher entre tantas. Dá uma sensação de poder, em mudar o destino de um ser vivo.

Agora, ter a oportunidade de levar para casa uma obra totalmente feita pelo criador, isso é para poucos. Essa casuarina (uma das espécies que mais gosto), foi realmente feita para agradar um bonsaísta. Fico feliz que tenha sido o contemplado.

Tenho que parabenizá-lo, mais uma vez, pela qualidade das suas matérias. É um provilégio poder contar com elas. Em tempo, como está esta planta hoje em dia?

Um grande abraço e sucesso.
Fernando.
Alexandre S. Coelho17/01/2006 11:33
Grande Ratto!!!

faço minhas as palavras do Fernando... obrigado pelas lindas matérias que postas no fórum ❗ ❗ ❗

agora ficou aquela curiosidade... como está este belíssimo exemplar hoje ❓

abraços
Angela Fernandes17/01/2006 11:49
Grande LITLE MOUSE !!!!!!! 😂 😂 😂

Lembro-me bem desta casuarina !!!!! A anciã também estava presente...

Há uma história sobre esta planta. O dono do local já havia sido sondado por várias pessoas e sempre dizia que a planta era dele e pronto.

Num sábado muito chuvoso, Jorge Torres e eu fomos para lá comer sardinha frita e beber umas cervejinhas (era um bar). Passamos umas boas 3 horas "cantando" o tal senhor. Acho que ele ficou tão "cheio" das nossas caras que disse: "venham dia tal e tirem, a planta é de vocês".

Aí todos já sabem o que ocorreu !!!!!

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Zorer17/01/2006 12:04
Parabéns Claudio Ratto,

um quintaldori de respeito, por favor poste também fotos de como está o andamento atual da planta.

Abraços!

Zorer
Felipe Frango Zappala17/01/2006 12:20
Ainda ontem estava pensando que faz tempo não via um post do Ratto...
Essas empreitadas são o ponto alto dele.

Angela, estou pensando em uma jaboticabeira nessas condições aqui na região... que tal um chopp? eu não bebo, mas deixo você fazer o trabalho duro... só que o dono do local é chatoooo. 😄

Abração
Illex17/01/2006 12:58
Olá Ratto,

Que maravilha de exemplar, certamente o sonho de todo Bonsaista. E tambem fica aqui a curiosidade de todos, como esta este exemplar hoje em dia? Tem fotos dele? T+ amigo.

Abraços:

Illex
Alexandre Mattoso17/01/2006 13:48
Ratto;

Não entendi a moral da historia. Manda as fotos da planta hoje. Vamos marcar um dia para que voc~e possa visitar a minha loja e para que eu possa visitar o seu viveiro.

Abraço;
Alexandre
SAMI KHOZAM17/01/2006 14:07
Oi Ratto

Meu braço acusa meu abraço. É verdade, estive presente nesta empreitada. Na época faziamos parte do Grupo de Bonsai de Niteroi, e
a coleta desta planta foi uma atividade que o grupo foi convidado pela
Angela Fernandes e o Jorge Torres. Foi um dia muito legal, regado a
muito papo e cerveja. É uma casuarina com muita historia para ser
contada, e cantada em prosa e verso.
Abração a todos

Sami
Daniel.Viterbo17/01/2006 16:09
Grande Ratto,
Suas histórias são sempre estímulo para muitos.
Esse é o clamor que não quer calar...
MOSTRA PRA NÓS A EVOLUÇÃO, please!!

Grande abraço,
Daniel
Rodrigo Bitú17/01/2006 16:30
Grande Ratto,

Parabéns pela matéria... Sempre tiver vontade de fazer um bonsai de uma casuarina... Aqui pelas ruas do Recife encontramos bastante.

Agora fica aquela curiosidade gostosa: "como será que ele deve está?"... afinal, já faz um bom tempo que vcs o coletaram, não é?

Então, mate nossa curiosidade 😉 Tenta arrumar umas fotinhas recentes desse bonsai lindão ❗ ❗ ❗

Abraço,

Rodrigo Bitú
Ivanil Pimentel Vieira17/01/2006 20:06
Magnifica árvore.
Oi pessoal;

E eu que estou iniciando, me sinto mais curioso que todo mundo!
Estou aguardando para ver o trabalho dos amigos bonsaistas.

Ivanil

----------------------------

Não importa a idade, nunca é tarde para aprender...
Cláudio C. Ratto18/01/2006 22:46
Pois é pessoal, como disse anteriormente aquela foi a última vez que mexi na planta, nunca mais tive a oportunidade de ver como ela está. Quem a detém é o Jorge. Ele tem trabalhado muito, as vezes fica 15 dias fora. Hoje por exemplo eu liguei pra casa dele e o mesmo já estava dormindo. Prometo que vou tirar umas fotos dela para mostrar para vocês, ok ?
Eu também estou muito curioso para saber como ela está !!
Essas fotos antigas eu achei quando estava fazendo uma busca de imagens nos cd´s.

Abraços a todos,
Lando19/01/2006 00:41
Muito linda mesmo, Ratto!

Afinal de contas, a quem pertence este bonsai? Pertence a todos vocês?

Que lugar é este, Ratto? Niterói?

Eu gosto demais dessa espécie... Me amarro em ouvir o chiado do vento nelas.

Aqui também é o paraíso das casuarinas!

Um abraço.
Cláudio C. Ratto19/01/2006 12:05
Boa Lando!

Como sempre, eu sou muito sinóptico na escrita e acabo esquecendo alguns detalhes.
Esse lugar é em frente ao “praião” de Piratininga em Niterói, RJ.
A planta foi a sensação, na verdade um grande achado na época e como disse anteriormente é o Jorge que a detém.
Ele é quem estava fazendo os trabalhos de modelagens eu apenas ajudei na coleta e fiz os trabalhos iniciais......... Bem que eu a queria, mas quem não iria desejá-la, não é mesmo?
Então pode deixar que assim que eu tiver uma chance irei fazer umas fotos, ok?

Um abraço,
Angela Fernandes19/01/2006 14:38
Olá meninos!!!! 😂 😂 😂

Esta casuarina mudou muuuiiitttoooo !!!!! Está no espaço do Ronaldo.

Está super alta, foi feita uma alporquia que em brave será retirada!!!!

Se me lembrar tirarei fotos neste final de semana da referida planta.

Abraços

Cláudio C. Ratto19/01/2006 23:12
Angela,

Acabei de falar com o Jorge ao telefone.
Vê se não esquece de levar a câmera, para tirar as fotos da casuarina no domingo próximo, falou ?
Vou tentar ir também, mas não garanto.

Beijo,
Angela Fernandes20/01/2006 21:00
Oi Ratto !!! 😂 😂 😂

Só posso ir no sábado. Irei por volta das 14:00, tenho que fotografar minhas plantas que lá estão. Lógico que vou aproveitar e fotografar a casuarina e mandarei para você amanhã.

Beijos

Claudio Eusebio29/03/2006 22:30
Ratto, Angela, Jorge!!!

Meus amigos, vocês esqueceram das fotos?

Estamos curiosos com o andamento da casuarina.

Abraço a todos.
Angela Fernandes30/03/2006 00:29
Oi Cláudio Euzébio !!!! 😂 😂 😂

Não me esqueci não............ um dia ao chegar ao local para fotografar a planta que estava enorme, com alporque... fui surpreendida.... havia sido cortada..... o alporque está plantado aguardando brotação e a planta está pequena e pronta para ser trabalhada novamente... está pequena...

As fotos não estão boas, mas vamos ver se vocês conseguem vê-las

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/angelabonsai/detail?.dir=1841&.dnm=19d7.jpg&.src-ph

Há ainda outra foto:

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/angelabonsai/detail?.dir=1841&.dnm=92b3.jpg&.src=ph

A planta está belíssima, acho que tem que ser trabalhada desde o início.

Abraços e espero que gostem

Cláudio C. Ratto30/03/2006 10:09
Oi Angela !

Legal de você ter tirado essas fotos !
Olha, ela poderia estar bem melhor, se o Jorge tivesse mais tempo, não é mesmo ?
Mas está saudável e fico feliz por isso.

Beijos,

Pessoal,

Essa fotos não mostram a frente da planta. Esta casuarina deve medir uns 80cm de altura, com uma base de 20cm de diâmetro. Nem preciso dizer que ela é de um potencial enorme.....

Abraços,
Angela Fernandes30/03/2006 13:33
Oi LITLE MOUSE !!!!!!

Agora está mais difícil ainda porque Jorge está embarcado. Vai ficar 15 dias embarcado e 15 dias em casa....................

Para mim tem que fazer todo o trabalhado de modelagem.... Não tirei outras fotos porque é impossível mexer na bacia.

Abraços

darkaso30/03/2006 21:12
E aí colegas,

este é realmente um sonho de qualquer amante do bonsai, pelna ela estar assim sem trabalhar. Porque vocês amigos dele não vão lá dar um mutirão nas plantas dele para dar uma mãozinha?
Angela Fernandes23/10/2006 22:03
Amigos foristas !!!!! 😂 😂 😂

Subo este tópico porque esta casuarina foi trabalhada no último sábado.

Não acompanhei o trabalho mas, ontem fui ver como ficou...

LINDÍSSIMA.

Ainda falta trabalhar com a dremel.

Abraços
Angela Fernandes
darkaso23/10/2006 22:46
Angela,

fotos, fotos, fotos...

T+
12