Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Homenagem a um amigo...

Fabio Lima26/03/2012 11:50
Homenagem a um amigo...
caros colegas e moderadores, não sei se poderia postar este topico aqui, caso não seja de agrado dos moderadores ou dos nobres colegas, por gentileza excluir este post...

A anos atras, conheci um senhor, oriental que cultivava bonsais, minha apresentação deu-se por intermédio de um cliente, e lembro do meu encanto quando vi aquele espaço repleto de arvores pela primeira vez, a principio este senhor passou a ser apenas um forneceder de alguns vasos e poucas plantas para a minha floricultura.
Minhas visitas foram ficando um pouco mais frequentes e a cada uma delas, ouvia atentamente os conselhos e dicas do nobre senhor.
A serenidade natural dos orientais se fazia presente em cada frase dita, em cada gesto, em cada passo, porem a alegria e o facinio do nobe senhor saltava aos olhos, como uma criança, quando o assunto eram os bonsais, cada arvore tinha uma particularidade, um motivo, um porque, você via em seus olhos a alegria e o prazer de estar ali, de cultivar de expor.
Com o passar do tempo aquele facinio do nobre senhor foi me contagiando, e comecei a arriscar alguns passos,
minhas visitas já estavam ficando um pouco mais produtivas, perguntava, questionava queria saber o como e o porque.
Por conta das atribuições profissionais, não me permiti acompanhar o nobre amigo as visitas que ele fazia a alguns amigos cultivadores, e até a exposições que por vezes me convidou.
Os anos se passaram, minhas visitas já não eram tão frequentes assim, mas a recepção em cada uma delas era sempre a mesma, igualmente a alegria nos olhos do nobre senhor.

A vida me levou para caminhos diferentes e pela total falta de tempo e até de interesse, acabei não retornando mais a casa deste nobre senhor.

Com o retorno aos bonsais e a vontate de aprender, resolvi procurar o velho amigo para com toda a sua sabedoria, absorver os conhecimentos acumulados em anos de cultivo.
Infelizmente não mais o encontrei, adiei este momento por inumeras vezes, pois tinha o receio de não mais encontra-lo com vida e como seria complicado este tipo de abordagem e o foi, meu amigo havia falecido a quase 2 anos atras.

Recebi a triste noticia neste sabado, quando criei coragem e fui até sua casa, novamente fui bem recebido, mesmo depois de tanto tempo, porem a alegria não era a mesma, caminhei entre as poucas plantas que ainda sobraram, recordando nossas conversas e revendo dois exemplares que eram as estrelas da sua coleção, dois Kuromatsu, um deles seguramente com mais de 60 anos.
Fica aqui a minha singela homenagem a esta pessoa que não sei nem se era conhecida no mundo do bonsai, mas foi por algum tempo o "meu MESTRE".
Ao grande Sr. YGA toda a minha admiração, respeito, carinho e saudades, MUITO OBRIGADO YGA SAN.
Sei que não aprendi muita coisa, espero que as sabias plavras e a alegria que os bonsais traziam a vossa pessoa possam me servir de motivação e inspiração no longo e prazeiroso caminho do aprendizado.
SEKI - Elio Luis Secchi26/03/2012 20:56
Belo depoimento... Agora em sua homenagem certamente o que ele mais desejaria e ver seu discípulo aprendendo e crescendo na arte do bonsai... a homenagem vai por aí...
abraço
Fabio Lima26/03/2012 22:51
fala ae Elio...
cara....
pena ter aprendido muito pouco....
quase nada...
Sr.Yga era uma ótima pessoa...
masss faz parte...
quem dera ser discipulo de alguem..
abraços...
MarcoBonsaiPoa27/03/2012 08:24
Então Fábio, chegou a hora de ser discípulo de você mesmo e certo, o sr Yga estará sempre ao seu lado inspirando!
Fabio Lima27/03/2012 08:53
fala ae Marcos....
a gente vai tentando...
o caminho é longo....
mas a gente chega lá....

valeu!!!
Alcides Junior27/03/2012 11:12
Belo depoimento Fabio. As vezes nossa rotina nos impede de muitas coisas boas. Agora bola para frente.