Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mausai de Pitanga, opinem!!!

gustavoceolin26/03/2012 20:05
Mausai de Pitanga, opinem!!!
Então pessoal, vi esse Mausai e comprei devido a sinuosidade do tronco:

Após uma pequena desfolha e poda suave:

Então, queria saber a opinião de vocês, comprei de supetão, estava num vaso enorme de cimento, tive que transplantar.
Tive um pouco de dificuldade com esses peciolos curtos, e não sei se foi uma boa transplantar e desfolhar.

Alguém sugere uma estilo/aramação? Para o final do inverno...

Outra pequena dúvida, comprei torta de mamona + farinha de ossos, já misturado da Vitaplan, posso usar? Já li algo falando pra não usar, estou com dúvidas.

Obrigado

[]'s
dablo1926/03/2012 20:39
Eu não teria transplantado ela nessa época.
Quando transplantasse colocaria ela em uma bacia grande para aumentar o tronco, alem disso parece que o substrato que você usou tem muita matéria orgânica, não parece nada drenante (posso estar enganado) mas com o tempo poderá compactar e poderá ter problemas com isso.
Quanto a adubação não faria nada por enquanto em quanto não tiver certeza que a planta se recuperou do transplante geralmente adubo 40 dias após o transplante.
Tenho pintangueiras e são plantas bem resistentes e respondem muito bem as intervenções que faço mas mesmo assim não da para ter muita pressa com elas.
Aramação e podas mais drásticas sugiro que espere a época certa.
Abraços.
Diego.
gustavoceolin26/03/2012 20:56
Exatamente, o substrato está ruim, mas onde eu estava não tinha condição de arrumar algo melhor... Vamos ver se ela vai aguentar esse transplantio em época errada...