Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primeiros Alporques

romeucr26/03/2012 21:20
Primeiros Alporques
Olá pessoal,

Com o passar do tempo, estudos e tal a gente vai ficando meio atrevidos né.. hehehe este final de semana que passou resolvi dar um novo passo e tentar fazer alporques. Fiz 3 (2 em amora e 1 em pitanga).

Como andei lendo, utilizei o benerva como enraizador. Como no forum encontrei diversas formulas, decidi diluir 1 comprimido em 1 L. Utilizei como "substrato" xaxim. Tinha uns velhos em casa, então com a mão eu desfiz eles. Deixei uns 3 horas de molho no enraizador e depois fiz os alporques:

26/03/2012
Amora 1 :

Amora 2 (gostei deste galho pq ele ja tem uma aparencia de velho, inclusive tem um uro escondido pelo plastico preto:

Pitanga :

Em todos deixei um canudinho pra poder regar.

Duvidas:
1) Quantas vezes devo regar? uma vez por semana seria suficiente?
2) A retirada deve ser na primavera. No comeco ou final?

estou torcendo para que peguem!!
Ricardo L C26/03/2012 21:58
ROMEU, ACHO QUE EM AMORA PEGA SIM, MAS EM PITANGA NÃO VAI POR NADA.
SÓ ACHEI Q VC PECOU EM TER USADO UM PLASTICO PRETO, PQ SE FOSSE TRANSPARENTE SABERIA QUANDO TIVESSE RAIZES.
Andrey27/03/2012 08:38
Acompanhando
romeucr27/03/2012 12:21
Olá Ricardo,

Usei o plástico preto apenas para esconder da claridade... li não sei onde que as raízes são foto sensíveis. Assim da pra tirar e conferir as raizes. Para o substrato utilizei aquele plástico de embalar alimentos...

Pois é.. eu tbm tinha lido que pitanga, junto com a jabu são duas danadas que não pegam por nada... mas como sobrou xaxim, então decidi tentar. Era a única frutífera disponível no local rs.
Ricardo L C27/03/2012 13:34
AI SIM ROMEU, AGORA É SÓ AGUARDAR.
OS ULTIMOS ALPORQUES QUE FIZ FOI EM DURANTA, PRIMAVERA E RESEDÁ, COM 50 DIAS JA FOI POSSIVEL TIRAR .

BOA SORTE
romeucr09/04/2012 09:41
Pessoal,

2 semanas depois fui lá conferir como estavam indo. Notei que estavam bastante úmidos e um deles apresentava sinais de musgo (eu acho) por dentro (na verdade o plastico filme esta um pouco verde por dentro).

É normal isso?
SEKI - Elio Luis Secchi09/04/2012 10:31
Romeu, o aparecimento de musgo é por excesso de umidade. Mas deixa quieto. Não tem problema. A amoreira enraiza fácil e nào vai ser problema e a pitangueira, dificilmente enraizará de qualquer maneira. Alporques somente precisam ser regados em casos de climas extremamente secos, e falta de chuvas prolongados. O efeito (estufa) do plástico faz com que ele sue e vai mantendo umidade. além disso, quando chove a água escorre pelo tronco, umedecendo o substrato.
abraço
romeucr09/04/2012 16:12
blz Élio,

É tem chovido bastante na região então é esta mesma a causa. Achei que precisaria regar pelo menos de 2 em 2 semanas. Seguindo as instruções, vou esquecer que eles existem e só dar uma olhadinha se ficar muito tempo sem chover.

que pena a pitanga não pegar.. eu acho que o alporque dela foi o que ficou mais bem feito.. rs
Ricardo L C09/04/2012 18:21
E AI ROMEU , BLZ?
VAMOS FAZER UM ENCONTRO AQUI NA CAPITAL, DA UMA OLHADA NO LINK
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=197849#197849

ABÇS
romeucr10/10/2012 07:43
Está ai o resultado:

A pitanga realmente não vingou (cicatrizou por completo) e o outro galho da amora na verdade estava seco 🙄 nem percebi quando fiz o alporque... coisa de iniciante.
fermga12/10/2012 12:28
pode ter secado por ter passado da hora de tirar o alporque tbm...
fermga12/10/2012 12:30
quando faço meus alporques eu utilizo plastico filme para enrola-lo e por fora passo fita isolante por todo ele, desta forma não necessita molhar.
romeucr15/10/2012 12:56
fermga, pode ser tbm.. mas acho que estava morto mesmo. Me lembro que quando fiz ele já não tinha nenhuma folha e tal.. eu bobiei mesmo...

Eu fiz assim: enrolei no plastico filme e depois um saco preto pra evitar a luz. só que depois tirei o saco preto porque estava juntando bicho... mesmo assim o resultado foi ótimo. Já replantei e já estão surgindo novos brotos.
fermga15/10/2012 13:21
Ontem eu retirei o Alporque que eu fiz em um figo, tomara que vingue da uma olhada nele http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22370