Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Olhem só o que eu ganhei!!! O que fazer com elas??

sergioturbo1017/01/2006 10:47
Olhem só o que eu ganhei!!! O que fazer com elas??
qual melhor estilo a ser usado nesses ficus? deixo os dois assim mesmo ou separo?

Essa jabuticaba é linda...mais estou na duvida de um estilo pra ela.

pessoal editem no paint ou onde vcs acharem melhor e me deem umas boas dicas de como podar e estilizar essas plantas. obrigado a todos
Claudio Fellini18/01/2006 17:56
Sérgio
Sérgio,
Na minha opinião, eu separaria estes ficus, colocaria cada um em uma "mamadeira", deixaria crescer bem (1 ano) e durante o crescimento, estudaria um estido diferente para cada um, observando é claro o que eles estão "dizendo".
Quanto a jabuticaba, pelo que tenho lido e observado, o mais indicado seria o estilo natural dela, só que bem menor.

Ouça outras opiniões e não se preocupe com o tempo, pois ele é seu aliado.
Alexandre S. Coelho18/01/2006 23:17
Oi Sérgio

O Cláudio deu uma boas dicas ❗
Acrescentando, na jabu acho que esses três galhos grossos saindo do mesmo ponto, parecendo um tridente, não ficam bem esteticamente. Pela penúltima foto, eu eliminária dois, deixando o da direita, você ganharia um leve movimento no tronco. Cortava logo acima dos primeiros galhos para incentivar mais brotações... lembrando que o melhor período para isso deve ser no comecinho da Primavera.

abraços
sergioturbo1019/01/2006 06:40
pessoal grande sacada. era isso mesmo que estava me intrigando esse tridente. obrigado pelas dicas. aguardo mais coloboração
Mário A G Leal20/01/2006 08:24
Sergio, se fosse minha faria a poda mais ou menos como o desenho. Eliminaria todas as folhas para poder visualizar "uma frente". De fato a idéia do alexandre parece interessante o que penso é que poderia ficar "pescoçuda".
Quanto aos fícus, realmente, separe os dois.

sergioturbo1020/01/2006 08:41
Amigo Mário, com sua dica e suas observações descobri uma coisa importante, estou indo no caminho certo, a mesma ideia que vc teve eu tive tambem, só que não sabia explicar o porque de ser assim, estava na duvida!!! vou fazer conforme vc disse. A ideia do outro amigo é boa mais eu editei no paint e vi realmente que ela ficaria com um baita pescoção.

Mario obrigado por ter dedicado um pouco do seu tempo precioso pra atender este pequeno iniciante de aprendiz. obrigado mesmo.
leandro Spagiari22/01/2006 11:52
Caro Sergio,

Como o forum é para isso vou dar a minha opinião.

Quanto aos ficus não há dúvidas.

Quanto à Jabuticaba eu tiraria uma das partes do tridente e faria uma poda bem radical em outra, para que desta saísse o meu primeiro galho, e uma poda radical um pouco mais acima no galho principal para que ele não ficasse pescoçudo e ficasse um pouco mais alto que o primeiro galho que posteriormente seria direcionado para baixo.

Apenas minha opinião.

Até...
sergioturbo1022/01/2006 21:20
LEANDRO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO, JÁ FIZ A PODA INDICADA PELO MARIO, VAMOS AGUARDAR AGORA ELA SE RECUPERAR E VER COMO FICARÁ, SUA IDEIA É OTIMA TAMBÉM.
leandro Spagiari29/01/2006 12:44
Sérgio,

quando vir para os arredores de PoA, avise com antecedência para que possamos nos encontrar e talvez possa lhe mostrar algumas plantas, já que por aqui nãotem muita gente que se possa conversar sobre bonsai.

Valeu...