bonsai de caliandra rosa
Nathalia C31/03/2012 13:17
bonsai de caliandra rosa
Olá pessoal comprei um bonsai de caliandra rosa de 4 anos,quero coloca-la em um escorredor para aumentar o tamanho e engrossar mais o caule,qual a melhor época para fazer isso?posso fazer agora?
obrigada!
Ricardo L C31/03/2012 15:22
Nathalia C, A MELHOR ÉPOCA É NO FIM DO INVERNO.
POSTA UMA FOTINHO PRA GENTE VER.
Nathalia C31/03/2012 15:46
Ricardo vou colocar a foto em breve,ela ainda esta se recuperando da viagem.ok! 😄
Ricardo L C31/03/2012 17:31
OK, ESTAMOS AGUARDANDO
Nathalia C01/04/2012 13:45
Olá pessoal,meu bonsai de caliandra esta com as folhas murchas acho que deve ser da viagem,eu devo retirar as folhas murchas?
Nathalia C01/04/2012 14:36
percebi que ela esta com uns insetos bem pequenos no caule acho que deve ser pulgões ou cochonilas,o que devo fazer para mata-los,o bonsai veio com musgo no substrato tirei uma parte que estava morta,devo tirar todo?obrigada!
Elio01/04/2012 17:38
Nathalia C escreveu:
percebi que ela esta com uns insetos bem pequenos no caule acho que deve ser pulgões ou cochonilas,o que devo fazer para mata-los,o bonsai veio com musgo no substrato tirei uma parte que estava morta,devo tirar todo?obrigada!
Nathalia, quanto ao musgo, se vc retirou parte, pode deixar o resto.
Como são esses insetos que vc viu?
abraço
Nathalia C01/04/2012 17:44
Elio eles são bem pequenos mesmo,quase marrom,eles vem como se fossem da raiz dela quando eu estava tirando o musgo,o substrato dela esta bem úmido,será que pode ser isso?estava pensando se eu poderia colocar ela agora no escorredor,estou com medo dela morrer devido esses bichinhos,pelo o que vi tem muito embaixo do solo 🙁 será que ela pode morrer?e a minha irmã comprou um ulmus que esta com uns besouros pequenos branco na folha e no caule 😲 elas ja vinheram assim.
Elio01/04/2012 17:48
Nathalia C escreveu:
Elio eles são bem pequenos mesmo,quase marrom,eles vem como se fossem da raiz dela quando eu estava tirando o musgo,o substrato dela esta bem úmido,será que pode ser isso?estava pensando se eu poderia colocar ela agora no escorredor,estou com medo dela morrer devido esses bichinhos,pelo o que vi tem muito embaixo do solo 🙁 será que ela pode morrer?e a minha irmã comprou um ulmus que esta com uns besouros pequenos branco na folha e no caule 😲 elas ja vinheram assim.
Não me ocorre lembrar de nenhum inseto que venha do substrato, de cor marrom.
Vc tem algum tipo de inseticida?
Nathalia C01/04/2012 17:52
tenho não elio,acho que deve ser cochonilha a cor é meio esverdeado não da pra identificar muito a cor porque são bem pequenos,acho que deve estar no tronco dela perto da raiz.
Nathalia C01/04/2012 18:18
Elio você acha que devo deixar ela no mesmo vaso?
Elio01/04/2012 18:25
Nathalia C escreveu:
Elio você acha que devo deixar ela no mesmo vaso?
Coloque água num balde de deixe a planta totalmente imersa por 24 horas.
O ideal seria colocar um pouco de inseticida na água mas, como vc não tem, deixe só com água.
Vamor ver se resolve.
Não mexa no substrato, por enquanto.
abraço
Nathalia C01/04/2012 18:33
Elio não tem perigo dela morrer por ficar muito umida,porque a terra dela ja esta bem umida.
Elio01/04/2012 19:02
Nathalia C escreveu:
Elio não tem perigo dela morrer por ficar muito umida,porque a terra dela ja esta bem umida.
Nao, desde que depois vc só regue quando estiver com a superfície do substrato bem seco.
O apodrecimento de raízes que pode causar morte de uma planta só acontece quando o fundo do vaso fica constantemente encharcado por vários dias.
Nathalia C01/04/2012 19:04
ok Elio,vou fazer isso que disse!
Nathalia C01/04/2012 19:07
ah elio esqueci de dizer,encontri uma larvinha bem pequena também 😲
Elio01/04/2012 19:09
Nathalia C escreveu:
ah elio esqueci de dizer,encontri uma larvinha bem pequena também 😲
Então, caso o substrato esteja muito úmido há vários dias, é melhor controlar a rega pelos próximos 10 dias, só regando da forma que eu disse acima e, só depois faça o processo de "afogamento" dos insetos.
abraço
Nathalia C01/04/2012 19:11
entendi,então so vou rega-la quando estiver com o solo seco,depois faço o que disse,espero que der certo.
Nathalia C01/04/2012 19:21
Elio,pelo que li na internet acho que é pulgão.
Nathalia C01/04/2012 19:32
vi um rapaz aqui no forum que disse que usou uma solução de sabao neutro para matar pulgão e deu certo,você acha que devo tentar usar?amanhã pela manhã posso colocar ela para pegar um pouco de sol?
Elio01/04/2012 22:36
Nathalia C escreveu:
vi um rapaz aqui no forum que disse que usou uma solução de sabao neutro para matar pulgão e deu certo,você acha que devo tentar usar?amanhã pela manhã posso colocar ela para pegar um pouco de sol?
Nathalia, solução de sabão neutro para pulgão, resolve.
Contudo, normalmente, pulgão só dá em brotinho (ponteira) não no tronco.
Ainda mais em Calliandra, nunca soube que fosse atacada por pulgão. Acho que não é!
Coloque para pegar sol, sim. Se puder, evite o sol a pino.
abraço
Nathalia C01/04/2012 22:37
vou colocar Elio,pois é não sei o que pode ser.
obrigada mais uma vez.
abraços!