Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Ficus Retusa ?????

Lucinei Reis01/04/2012 20:40
Yamadori Ficus Retusa ?????
Oi nobres mestres e amigos, preciso da ajuda de vocês este e meu primeiro
Yamadori, esta ficus estava morrendo em cima de uma casa que esta abandonada pois ela nasceu colada em um tanque de água
pois o tanque que supria a mesmo foi quebrado e por um bom tempo ela vinha secando, ela media em torno de uns 3mtrs
como faço agora para recupera-la pois sou leigo neste assunto, conto com a ajuda de vocês nobres mestres 😮ops: 😮ops: 💡

Opiniões são bem vindas gostei muito do tronco dela !!!!!!!
Fabio Lima01/04/2012 20:52
fala ae Lucinei....
cara, não ficou meio apertada essa bacia não?..
pelo porte da criança..
boa sorte...
Lucinei Reis01/04/2012 21:02
Fabio foi a unica que tive disponível no momento para esta emergência só um galho dela estava com folhas e ficando já amarelas .
Elio01/04/2012 22:48
Lucinei, o que vc usou como substrato? Não é areia de praia, é??
Abraço
Lucinei Reis01/04/2012 22:54
Não mestre, e de construção mesmo as areia da qui são tiradas de dunas próximas da Lagoa do Abaete do velho Caymme !!!!!!!
Ricardo L C02/04/2012 09:16
FALANDO DA AREIA... SE ELA TIVER ALGUMA SALINIDADE , A PLANTA JA ERA.
ABÇ
Lucinei Reis02/04/2012 11:06
Ricardo L C escreveu:
FALANDO DA AREIA... SE ELA TIVER ALGUMA SALINIDADE , A PLANTA JA ERA.
ABÇ

Essa arei e usada na construção civil aqui e de dunas,
raramente são retiradas de rios,
e uma areá muito extensa deve ter uns 200km vai daqui de Salvador a Sergipe.

LuanRibeiro02/04/2012 11:29
Lucinei,
É uma bela planta, mas será que essa areia muito fina não vai dificultar a aeração das raízes?
Abraços
Lucinei Reis02/04/2012 11:37
Luan ai que esta o X da questão, este e meu primeiro yamadori 😮ops:
Mais ela e bem drenante ❓
Elio02/04/2012 12:01
Lucinei, é bom testar a salinidade.
Coloque num copo e cubra com água, mexa bem e depois molhe o dedo e coloque na língua.
Outra coisa que foi dito é a questão do encharcamento.
Não sei dessa areia mas, a de rio, nessa granulometria, encharca, empapa e não seca.

abraço
Lucinei Reis02/04/2012 12:15
Mestre Elio já tinha feito o teste da salinidade quando comprei a areia na casa de material de construção já tem uns 9 messes e ficou um bom tempo tomando chuva e sol, ela com aproximadamente 3 dias esta seca, tenho um pé de tangerina no vaso de 18 cm no terceiro dia sem ser rega as folhas começam a murcha e esta plantada só nesta areia 😢
Elio02/04/2012 14:29
Lucinei Reis escreveu:
Mestre Elio já tinha feito o teste da salinidade quando comprei a areia na casa de material de construção já tem uns 9 messes e ficou um bom tempo tomando chuva e sol, ela com aproximadamente 3 dias esta seca, tenho um pé de tangerina no vaso de 18 cm no terceiro dia sem ser rega as folhas começam a murcha e esta plantada só nesta areia 😢

Então tá beleza, Lucinei! É que a gente estranha esse tipo de areia por aqui.........rsrsrsrsrs!

abraço
Lucinei Reis02/04/2012 14:35
Mestre coloquei ela em uma estufa deixo uma abertura em baixo para não ficar muito quente, vou postar agora mesmo a foto da tangerina faz dois dias que não rego. As areia de construção aqui e dessa cor .
Lucinei Reis02/04/2012 14:45
Ai esta com as folhas um pouco muchas

em cima esta só um pouco escuro por que já coloquei adubo orgânico de galináceo.
Lucinei Reis09/04/2012 17:54
Mestres até o momento ela ainda esta com o tronco verde ,vou colocando aos pouco ao sol o deixo no mesmo lugar a sombra de uma palmeira??? ❓ ❓