ANDRADE02/04/2012 13:00
SEMENTES DE ACER
OLA PESSOAL, ESTOU A PROUCURA DE SEMENTES DE ACER DE QUALQUER ESPECIE, QUERO COMPRAR DE ALGUEM IDONEO POIS JA COMPREI SEMENTES NA ILHA DO BONSAI E NADA GERMINOU E AQUI NO SUL ESTA DIFICIL CONSEGUIR ESTE TIPO DE SEMENTE, SE ALGUEM TIVER POSSO COMPRAR. NÃO QUERO QUANTIDADES MUITO GRANDE QUERO APENAS TER ESTAS ESPECIEIS POIS AS ADMIRO.
SEKI - Elio Luis Secchi02/04/2012 20:44
Andrade, fiz mudinhas de acer tridente, palmatum e atroporpureum, usando estaquinhas pequenas de uns 10 cm e grossura de um aplito de dente. o percentual de enraizamento é meio baixo. Seria ideal se conseguir onde retirar as estacas e fazer umas 20... Se tiver onde fazer alporque, se consegue mudas bem mais grossas. Já fiz mudas de acer palmatum por alporquia de grossura bem maior do que um cabo de vassoura, e também de atroporureum um pouco mais finas pois não tinha matriz com galhos tão grossos.. Veja um exemplar de acer palmatum, desfolhado que fiz a partir de alporque. Após o alporque foi deixado apenas o tronco grosso e um galho lateral que passou a formar o seguimento do tronco...

Átila02/04/2012 22:49
Sem querer te desanimar, mas tenta comprar mudas já prontas, pois o índice de germinação é baixíssimo. O CARLOS TRAMUJAS numa matéria de revista disse que semeou 1kg de sementes de acer e germinaram 2 plantas 😢 Essas sementes da Ilha bonsai, também já tentei com olmo, zelkova, pinus e nada. já desisti! Vou arrumar dinheiro e comprar logo uma muda dessas tipo Ideal Bonsai e outros vendedores idôneos. Acho que vale mais a pena.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
SEKI - Elio Luis Secchi03/04/2012 12:35
É verdade Atila. Mas vejam só: no meu jardim eu tinha uma árvore adulta de acer palmatum que já produzia sementes (tinha porque ela morreu) e nas bordas de canteiros ali por perto nasceram várias mudinhas...Ou serja, parece que ao natual a coisa funciona. Claro, tem o fator clima, pois em minha casa no inverno chegamos a ter 4-5 graus negativos e isso para os acers é muito bom..
abraço
ANDRADE03/04/2012 13:05
grato pessoal, mais por aqui ta meio dificil arranjar arvores para coletar ramos, mais mesmo assim valeu.
Edicarlos Roberto07/05/2012 14:46
pois é Elio, na escala do bonsai acho q o acer é um dos mais cobiçados que existe, todo mundo quer esta semente!!
eu particularmente nunca encontrei uma árvore de grande porte, somente algumas mudas em floriculturas....