Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Que Pyracantha é essa? O que fazer?

MarceloC05/04/2012 22:31
Que Pyracantha é essa? O que fazer?
Olá pessoal!

Ganhei esta planta de presente da minha filha há um mês, ela veio assim, neste vaso e cresceu um pouco desde então.

Bem, depois que a gente aprende um pouquinho já quer "analisar" a planta para dar continuidade não é?

Pois então, me ajudem e vejam se estou certo.

Em primeiro lugar tentei identificar a espécie, acho que trata-se da Pyracantha Angustifolia, mas não sei ao certo a exata diferença entre esta e a Coccinea, minha única referência é a folha.

Depois tentei entender como foi conduzida a formação da copa, na minha opinião o nebari é bacana, mas ela me parece meio pescoçuda, e outra coisa que incomoda são os três galhos saindo de um mesmo ponto, sem conicidade e terminando em toco.

Minha dúvida é como continuar, pensei em fazer uma poda no tronco, em ângulo e começar toda a copa novamente, será a melhor alternativa? Ou continuo como está, apenas conduzindo as ramificações. Estes galhos já estão bem grossos e terminam em um corte reto, não tem como evoluir.

Vejam as fotos, a meu ver esta primeira seria a frente da planta:

Átila06/04/2012 12:27
Caramba!!! Linda planta!!! Se fosse eu escolheria o galho mais oposto ao primeiro movimento do tronco pra dar continuidade ao estilo moyogi e usaria uma brotação dele em sentido contrário para formar o novo ápice, conseguindo assim uma ótima conicidade e eliminaria os outros dois.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
MarceloC06/04/2012 13:21
Átila escreveu:
Caramba!!! Linda planta!!! Se fosse eu escolheria o galho mais oposto ao primeiro movimento do tronco pra dar continuidade ao estilo moyogi e usaria uma brotação dele em sentido contrário para formar o novo ápice, conseguindo assim uma ótima conicidade e eliminaria os outros dois.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7

Ok Átila, me parece uma boa alternativa, mas será possível haver brotações neste tronco, abaixo do galho? Provavelmente elas virão apenas a partir do galho não acha? Não sei como eliminar o problema do pescoço grande sem alterar o tamanho da planta.
marcio gabiatti06/04/2012 13:59
Amigo Marceloc parabens pela aquisição muito bela essa piracanta.

Vamos lá: Para mim por hora o nebari esta bom.

Pescoçuda? não creio.

Você pode fazer a poda do zero e recomeçar sem problemas nenhum.

Mas tambem pode eliminar 2 galhos que saem do mesmo ponto e selecionar só um para ganhar mais conicidade e continuação do tronco que acho mais viavel.

Pode esperar até o inverno para fazer as podas nescessarias.

E depois na primavera transplantar para um recipiente maior tipo um escorredor para ela se desenvolver mais e vc conseguir formar a copa em um estilo pretendido.

Minha sugestão de poda seria esta:

Para construir os galhos assim:

Tentando algo assim:

Abraços...
Lucinei Reis06/04/2012 14:09
Ta mandando ver nas projeções em Marcos rsrsr ficou legal 🙂
SEKI - Elio Luis Secchi06/04/2012 21:38
Marcelo, tens aí um boa planta e que se bem trablahada pode dar um belo consai. Concordo com as colocações dos colegas, sobre o futuro dela. A projeção do Márcio é bem viável pois a piracanta pode receber podas bem drásticas, somente que o ideal é fazer bem no fim do inverno, início de primavera, logo antes dela começar a nova brotação primaveril. Também a fim dela poder bombar em crescimento para obter os ramos projetados pelo M;arcio será necessário tirar deste pequeno vaso e colocar em um vaso bem maior, esocrredor, ou coisa assim. Mas pode ter certeza que vale a pena. A reposta é bem rápida...
Sobre o tipo de piracanta, eu arrisco que seja a de frutinhas vermelhas pois a amarela amadurece mais cedo.
Por enquanto deixa ela sem mexer e espere amadurecer os frutinhos que ela tem que são o charme da piracanta.
abraço
MarceloC07/04/2012 00:28
Puxa Marcio, bacana! Vou seguir seus conselhos!

Elio, obrigado! O negócio é esperar até o fim do inverno, daí coloco em uma bacia e faço a poda.

Só faltou saber se é Angustifolia ou Coccinea 😉

Obrigado pessoal!