Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra - vaso de treinamento

Pedro H07/04/2012 11:35
Caliandra - vaso de treinamento
Ela tem + ou - 20 cm, é muito cedo pra ir pro vaso? Podem opinar a vontade. O que fazer daqui pra frente?

Elio07/04/2012 19:07
Pedro, ela está muito bem encaminhada! Parabéns!
A Calliandra se desenvolve bem mesmo em recipientes pequenos, desde que tenha uma boa adubação e transplante anual.
Vejo aqui uma necessidade de formar patamares mais densos e isso vc consegue com podas sucessivas, nos galhos secundários, terciários, etc.
Não nos galhos primários.

abraço
Pedro H08/04/2012 22:43
Elio escreveu:
Pedro, ela está muito bem encaminhada! Parabéns!
A Calliandra se desenvolve bem mesmo em recipientes pequenos, desde que tenha uma boa adubação e transplante anual.
Vejo aqui uma necessidade de formar patamares mais densos e isso vc consegue com podas sucessivas, nos galhos secundários, terciários, etc.
Não nos galhos primários.

abraço

Ok Elio, vou tentar trabalhar a ramificação. Agora queria tirar uma dúvida com relação a desfolha. Já li sobre desfolha, mesmo assim ficou a dúvida. Posso cortar a folha bem rente ao galho ou é melhor pinçar?
Posso deixar o "talinho" da folha?
Não me arrisquei com esse procedimento, ainda, porque posso perder as gemas se fizer errado, entende?
Elio09/04/2012 15:47
Pedro, quando a planta é muito densa (postei a desfolha de uma Calliandra minha, com a desfolha com as mãos), vc pode fazer até com as mãos, puxando de dentro para fora.
No teu caso e considerando a época, sugiro fazer com a tesoura.
Veja, vc não vai fazer a desfolha e sim poda de ramos SECUNDÁRIOS, E TERCIÁRIOS quando forem muito longos.

abraço