Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro (mais um)

12
SEKI - Elio Luis Secchi09/04/2012 10:21
Ligustro (mais um)
Olá amigos, quero mostrar o trabalho em um ligustro colhido no jardim em outubro do ano passado. Quero salientar que gosto de trabalhar com esta planta devido aos resultados muito rápidos que podem ser obtidos especialmente com mudas de yamadori. Ele tem um tronco meio exótico, com vários troncos que se fundiram. No princípio pensei em desenbaraçar isso, mas depois pensei que ficaria com um aspecto diferente e só isso já justificaria o fato de deixar assim mesmo. com a fusão dos vários troncos acabram ficando uros e espaços muito peculiares que somente ao vivo se pode ver toda a sua extensão.
Aproveitei o domingo pois o trabalho seria longo, paciente e gostoso...
Seguem fotos.

No dia da coleta. Outubro de 2011.

O nebari. A carroceria do carrinho de mão dá uma idéia do tamanho da criança...

Na nova casa (bacia)

Seis meses depois (ontem) a farta brotação que foi deixado crescer à vontade.

Uma desfolha total para poder enxergar alguma coisa, escolher os galhos que ficam, aramar e estilizar. Sem esta desfolha o trabalho de estilização seria absolutamente impossível.

Aramação. Decidi deixar neste momento praticamente todos os ramos. Somente fiz uma limpeza tirando os pequenos, os que estavam agrupados diversos no mesmo ponto, os que se atravessavam pelo meio, etc... mas o objetivo neste momento era mesmo fazer uma massa de ramos mais compacta. Certamente no futuro alguns deles serão retirados, conforme será a evolução.

Detalhe da aramação... espero que não dê nenhum raio por perto pois certamente este pára-raio atrairá...rsrsrsrsrsrs....

Estilização final, com posicionamento dos galhos. É apenas o primeiro posicionamento, no futuro várias coisas poderão mudar...

Vista de cima

Bem aí está o trabalho, sugestões, opiniões, críticas são benvindas.
abraço
prumodeq09/04/2012 10:40
Acompanhando, pois tenho várias dessas que não sei ao certo o que fazer...
cesar_alr09/04/2012 14:51
Ligustrum aceita bem madeira morta ?
Gabriel368709/04/2012 15:00
acompanhando...

🙂
Becker09/04/2012 18:56
😄 Acompanhando 😉
SEKI - Elio Luis Secchi09/04/2012 18:56
Cesar, madeira morta em ligustro vai muito bem. É só ficar de olho no trato com calda sulfocálcica que não tem problema. Tenho ligustros em madeira morta tratada a cerca de 6 anos e nem sinal de apodrecimento. Fico de olho, quando a calda começar a mudar do branco para um ton meio esverdeado, ou aparecerem pontinhos pretos, é hora de reaplicar. Não tem erro. Não dá para ficar na tese de aplicar a cada 3 ou 6 meses pois varia muito de situações climáticas de local para local, de estação para estação e até de ano para ano. Exemplo, verão de 2011 aqui choveu todos os dias... Este ano foram poucos os dias de chuva. Isso muda tudo.
abraço
Felipe Lembi09/04/2012 21:32
E ai Elio!!?
Ligustro assim dá gosto de trabalhar!!
Bela planta
Até sábado que vem!!
Aproveirando o gancho.......
Será que tem como trabalhar um pingo de ouro nesta época? Pois tenho um para levar, tá meio fino ainda, mas acho que vai dar para praticar um pouco.

Abraço
cesar_alr09/04/2012 22:04
Élio, ia sugerir deixar a copa frondosa e o galho maior fazer madeira morta e esta saindo de dentro da copa. Mas pensando bem acho que não ficaria legal.

Depois pensei em sugerir que aumenta - se aquele Uro da penúltima foto em toda a extensão do Tachiagari da planta, mas acho que também não daria boa...

Bom então cheguei a conclusão que vc vai ter um pouco de trabalho com ele hauauhuauha.. .
edson060510/04/2012 09:38
Caro Elio,
numa das fotos pensei que a copa ia ficar como na grande maioria dos Ginkos que a gente vê por aí, mas depois daquela abaixada nos galhos ficou show!!
Parabéns; mais uma bela planta!
Aquela cicatriz na frente desaparece em 5 anos...

Abraço.
Edson.
flavio bonsai10/04/2012 09:51
esse ligustro vai ficar muito bom parabens
Lucinei Reis10/04/2012 10:43
Acompanhado !!!!!!!!!rsrsr
dablo1910/04/2012 20:59
Está ficando muito bom.
SEKI - Elio Luis Secchi10/04/2012 22:13
Amigos, grato pelas postagens. Felipe, podemos trabalhar a duranta sim, em poucos dias ela se recupera, bem antes de chegar o inverno. Durantas e ligustros podemos trabalhar quase o ano todo...Edson, é aquela cicatriz é algo a se pensar mais adiante. De momento apenas me preocupei em passar um selante para não entrar umidade e preservar a madeira. Para ela fechar, cicatrizar a planta vai ter que ser submetida a um crescimento vigoroso...
abraço
Marco Costa10/04/2012 22:48
Muito legal e tenho certeza que vai ficar uma bela planta.

Um dia eu ainda chego lá.

vou começar a procurar plantas assim na natureza.
SEKI - Elio Luis Secchi18/05/2012 22:22
Atualizando... Hoje..
Rolz18/05/2012 22:32
Parabens ! Esta ficando show, tenho um Ligustrum Suregata espero que fique bom assim igual ao seu!
Marco Costa19/05/2012 09:03
Elio, está ficando muito bacana.
Felipe Lembi19/05/2012 21:06
Bah, ligustro... é ligustro, n tem muita explicação. Pensa em uma espécie que estou gostando de trabalhar!!
Parabéns pelo resulado obtido.

Grande abraço
afonso Fengler19/05/2012 22:32
Olá Elio.

Ficou sensacional.

Então somos dois que gostam de ligustrum. Bom foi com um ligustrum que eu começei e ele ta vivo até hoje (quase 20 anos depois).

Um abraço
Afonso
SEKI - Elio Luis Secchi19/05/2012 22:47
Valeu amigos, obrigado pelo incentivo.
De fato o ligustro é uma espécie espetacular para se trabalhar pois tem uma reação muito rápida. Quando acertamos desde a primeira intervenção o resultado aparece em pouco tempo.
Vejam este caso: do yamadori até esta última foto são apenas 7 meses!!!

abraço
MarcoBonsaiPoa25/05/2012 12:12
Bonsai
Postando pra acompanhar!

Parabén Élio, bom calibre, assim brota muito mesmo, o trabalho anda mais rápido e o resultado tb!
Paulo R B de Medeiros27/05/2012 20:34
vai ficar muito legal, estou acompanhando
Andre Antoniazzi27/05/2012 22:36
Ligustro
Ola amigo Elio mais uma vez e uma aula acompanhar seus trabalhos,ando meio sumido mas nao parado vou postar umas fotos esta semana.Lindo seu ligustro estou de olho numa cerca em canoas que tem varios e que vao arrancar tudo depois de ver seu trabalho me animei a pegar alguns pra mim sera que nesta epoca dara certo???Bom como vao arrancar tudo vale pera experiencia.Mais uma vez parabens pelo trabalho um dia ainda vou conhecer-lo de perto.
Abraços
LEAO27/05/2012 22:46
Beleza amigo Élio!!!
SEKI - Elio Luis Secchi28/05/2012 23:36
Pois é amigos, vamos lá! vamos tentando, uma hora dessas a gente acerta...
Andre, yamadori de ligustro pode fazer em qualquer época. Plante e areia grossa de construção pura, sem aditivos que a recuperação é garantida.
abraço
12