Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanguera 3

Genaro Mascarenhas11/04/2012 02:07
Pitanguera 3
Esta comprei como pre tmb ja fiz algumas podas e a copa esta se formando os galhos estao bastante novos, nao permitindo a conducao.

Lucinei Reis11/04/2012 02:09
Essa tem que idade já frutifica ❓ ❓
Genaro Mascarenhas11/04/2012 02:18
Essa tem que idade já frutifica ❓ ❓[/quo

nao sei quanto tempo tem, mais ainda nao vi pondo flores, mais estou otimista !!! kkk..
nickyfury11/04/2012 22:59
bonsai
Minha sugestão é que voce aguarde a primavera chegar para poder realizar algumas intervenções necessárias, como a redução no comprimento de todos os galhos, exceto o apical. Esse trabalho tem por finalidade aproximar a densificação da folhagem junto ao tronco. Repare que no formato atual as brotações estão ocorrendo apenas nas extremidades dos galhos, dificultando a ramificação deles.

Galhos tem que ser ramificados, para ficarem equilibrados e darem mais beleza para a planta. Ora, mas como se consegue isso? Veja o exemplo abaixo, do que é um galho ramificado:

E nas imagens abaixo, as informações visuais de como e onde cortar para se obter o resultado acima mostrado:

formato correto, com aramação do galho principal:

Um galho ramificado corretamente, tem ramas primárias, secundárias e terciárias, finalizando com a ramificação fina, em sua extremidade. Algo mais ou menos assim:

Repare, então, que para conseguir esse resultado, voce terá que reiniciar os galhos de sua planta. E que a unica maneira de conseguir isso, é justamente cortando-os, para reduzir seu comprimento, forçando a planta a emitir novas brotações neles, usando-as então para formatar a ramificação corretamente. Com sua finalização, aumentará então a densificação da planta.
Rafael Spinola14/04/2012 17:07
Excelente planta! está praticamente pronta! É muito difícil encontrar pitangueiras com esse movimento, é uma das melhores que ja vi, algumas podas lógicas para equilibrar o conjunto e vc vai ter um bonsai de primeiríssima!
Lembre-se que cada galho cortado nascem dois, então não tenha pena!
Abração!