Donegá, como bem salientou o nobre amigo Elio, seria um desperdicio tremendo não aproveitar todo o potencial de sua planta. Considerando o excelente movimento inicial do tachiagari, minha sugestão é no sentido de que voce eleja um dos troncos centrais como o tronco principal, ficando os demais sujeitos a cortes, visando reduzir seu comprimento.
Mas antes de passar o alicate neles, voce deverá primeiramente aramar todos os galhos, bem como o tronco principal, e dar a eles os movimentos mais sinuosos que puder imprimir. Use arames fortes e duros, como os de cobre, e faça diversos volteios nos galhos, criando formatos variados, de maneira a que, em um ano ou dois, quando retirar os arames, possa então retirar tambem a casca desses galhos e transforma=los em lindos e atrativos jin, valorando em muito a sua planta. O tronco principal deverá seguir o movimento inicial do tachiagari, culminando em que todos os galhinhos nele, sejam tambem, por sua vez, aramados.
No caso, esses galhinhos só serão aramados e receberão movimento sinuoso depois do transcurso de dois anos por que passar o tronco principal selecionado. Dessa forma, garante o movimento dele, sem prejudicar o desenvolvimento e crescimento dos galhos nele situados.
Mas fique atento: a melhor época para esse tipo de trabalho é no inverno, e não agora. Por ora, o unico trabalho é realizar uma limpeza, retirando acículas e galhinhos finos e secos, bem como nutrir bem sua planta, com adubação, para que ela possa estar saudável e vigorosa quando for aramar.
Um bom exemplo do que eu quero dizer com aramação visando movimentos bem sinuosos, pode ser traduzido pela imagem abaixo. Repare no sequenciamento de curvas do tronco principal nesse junipero:
O curioso na planta acima é que toda a estrutura aerea foi construida com apenas um galho, destacado do tronco principal. Nele, galhos opostos formam os patamares regulares, enquanto ele segue descendo. Isso transmite o equilibrio que o artista quis imprimir a essa planta.
Nesse outro trabalho, o autor usou arames grossos para "fechar" o caule, de maneira a "engrossá-lo" um pouco mais. Repare que, ainda nesse trabalho, há movimento bem sinuoso no tronco:
Nessa outra, após a retirada do arame e a educação dada aos galhos e tronco, foi selecionado um galho para formar a estrutura aerea e os demais trabalhados em jin. O tronco ainda apresenta um lindo shari nejikan, algo que vc pode pensar em impor a sua planta futuramente:
Quando se trata de dar movimento sinuoso a um shimpaku, os japoneses não brincam em serviço. Por isso, minha recomendação é sempre no sentido de seguir-lhes os passos:
Outras imagens de shimpaku no link abaixo:
http://www.kira-ku.com/category/10623/photo/6
Um exemplo bem acabado de uma ótima aramação de um galho:
O mesmo galho, visto por cima: