Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida sobre adubação

wamoura11/04/2012 19:08
Dúvida sobre adubação
Fiz as pastilhas de farinha de osso e torta de mamona este fim de semana.A minha dúvida é a ordem que devo utilizar e o espaço de tempo que devo fazer entre as pastilhas,o esterco de galinha e o foliar.E se pode utilizar as três ou se uso as pastilhas não é necessário usar o de galinha.
As pastilhas em outro tópico fala que é de 30 em 30 dias como devo proceder com o de galinha e o foliar.desde já obrigado.
wamoura12/04/2012 20:04
Alguém pode me ajuda? 🙁
LUIZ ARTHUR13/04/2012 20:11
wamoura,

Você fez os pelets que são feitos de farinha de osso, torta de mamona ou algodão, cinza de madeira e o biofert?
Se fez eu acho desnecessário utilizar a cama de galinha ou adubo de galinha.
Já o foliar pode utilizar de 15 em 15 dias desde que utilize a metade da dose recomendada pelo fabricante do foliar, isso mesmo utilizando os pelets.

Abraço
Elio13/04/2012 21:04
Wamoura, use só os pelets! Mesmo o foliar (certos elementos são imóveis, não descem ao tronco e raízes), deve ser usado sempre como complemento não dispensando nunca a adubação de solo.
Eu nunca usei adubação foliar.

abraço
wamoura14/04/2012 12:52
Muito obrigado por responderem,Luiz foi esse pelet mesmo que fiz.
Élio então o foliar somente como complemento.
Muito obrigado mais uma vez.
nickyfury16/04/2012 17:57
bonsai
No que concerne a um cultivo de solo, tanto para horticultura como em pomares frutiferos, é de praxe o uso sistemático de adubos de origem animal, como o esterco curtido de gado, ou a compostagem ou cama de frango, como é chamada a mistura do esterco de aves, rica em guano, com outros materiais como palha de arroz ou folhas secas.

O guano, presente em estercos de aves em geral e morcegos, é composto basicamente por amoníaco, ácido úrico, ácido fosfórico, ácido oxálico, ácido carbônico, sais e impurezas da terra. Por ser extremamente forte, considerando seus altos níveis de nitrogenio, é então misturado ao que se chama de "cama", como a palha, para atenuar um pouco seus efeitos e permitir um controle maior por parte dos produtores.

No entanto, seu uso em vasos de plantas, principalmente bonsai, deve ser cuidadosamente reduzido, a porções minimas, mesmo quando em forma de cama, pois pode mais prejudicar que trazer beneficios ao cultivo controlado, como é o caso do bonsai.
wamoura16/04/2012 21:01
Nick muito bem colocado,pois estava estudando um pouco mais sobre adubos de origem animal,pois em se tratando de adubo mesmo o animal pode prejudicar,principalmente o de galinha.
Obrigado por enriquecer mais ainda este tópico e acrescentar ainda mais nos meus conhecimentos.