Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com pessego

elcio brignol14/04/2012 16:11
Ajuda com pessego
Amigos floristas, moro no Rio de Janeiro Capital, e adquiri um pre bonsai de pessego. desfolhei ele todo e coloquei em uma solução de ST. preciso de TODAS as informações possíveis para o sucesso desse novo projeto, e agradeceria se pudesse contar com a ajuda de voces.

desde jà obrigado
Marco Costa20/04/2012 07:44
Bom dia Elcio. Coloca foto para o pessoal ver e poder te ajudar.
Edicarlos Roberto20/04/2012 10:50
coloca as fotos...estou muito interessado na sua planta pois quero começar um projeto com pessegos tbem !!
Elio20/04/2012 14:18
Elcio e Edicarlos, o cultivo de pessegueiro não tem mistérios. Trate como qualquer outra planta
1. substrato drenante mas com 50% no mínimo de matéria orgânica
2. Não desfolhar (perdi um assim por desfolhar)
3.Planta suscetível a fungos (passar periodicamente fungicida)
4. Não gosta de muito calor.

Recomendo comprar mudas enxertadas.

Esse é que eu perdi............

Perdi justamente por desfolhá-lo...

Edicarlos Roberto20/04/2012 14:59
POIS É ÉLIO eu acho magnifico o tronco "surrado" dessa planta, vc sabe como obter atraves de sementes?
MarcoBonsaiPoa20/04/2012 18:19
Bonsai
Meu velho! Quebra o caroço, tira a semente, envolve em papel e congela...na primavera tira do freezer, deixa de molho em água, temperatura ambiente. Eu deixo 24h de molho e planto. Dei algumas mudas, as minhas morreram por ataques sucessivos das formigas. Este ano vou fazer de novo! Boa sorte!
MarcoBonsaiPoa20/04/2012 18:23
Bonsai
Ah!...a ameixa vermelha, faço a mesma coisa!
Thássio fernandes20/04/2012 20:20
Marco você sabe dizer se também funciona com sementes de nectarina?
LuanRibeiro21/04/2012 15:05
Tbm me interesso pela nectarina.
Abraços
MarcoBonsaiPoa21/04/2012 20:34
Blz!
Nunca tentei!!!!!!
ANDRADE24/04/2012 12:54
pessoal tenho feito mudas de pessego da seguinte forma.
quebro o caroço e retiro a amendoa, tomando o cuidado de não machucala em seguida em um prato coloco um papel toalha umedecido e encima deste coloco as sementes e as cubro com outro papel toalha umedecido sempre tomando o cuidado de nao enxarcar de mais, coloco na geladeira, nas prateleiras de baixo e todos os dias torno a molhar o papel de forma a manter uma umidade constante. Apos uns 15 dias elas comesaram a emitir uma rais ai elas devem ser transplantadas para saquinhos com substrato para mudas. e esta feito.

esta tecnica tenho obtido muito sucesso, apos as mudas tiverem na espessura de um lapis faço a enxertia para acelerar a frutificação.

Abraços
Edicarlos Roberto24/04/2012 14:37
nossa cara essa de quebrar o caroço eu fiquei de cara pq nem imaginava! ! !
romeucr24/04/2012 16:46
acabei de descobrir o possível motivo de eu desde pequeno plantar pessego (com caroço e tudo) e não funcionar...

vivendo e aprendendo. Quanto antes vou até um supermercado e comprar ameixas, pêssegos e nectarinas rs
Ricardo L C24/04/2012 18:32
MarcoBonsaiPoa24/04/2012 22:34
Pra quem tiver uma morsa de bancada, chamada erroneamente por muitos de torno. Não se faz força nenhuma e não agride a amêndoa...
Denis Araújo11/06/2013 22:34
Pegando carona no tópico.

Comprei um pessegueiro hoje.
Gostaria da ajuda dos colegas para obter as seguintes respostas:

- Qual o substrato mais adequado? Me sugeriram 50% de cascalho grosso, 10% de carvão e 40% de material orgânico. Está correto?
- Deve ser mantido a sol pleno? No meu apartamento tenho como colocar no sol de 8 às 14 hs. É suficiente?
- Qual adubo devo usar? Osmocote? Fosway? FO + TM?
- Posso aramar os galhos ou é perigoso de secar?

Estive olhando a ficha técnica de plantação de pessegueiros para a produção de frutas e eles recomendam que se pode os galhos da planta nos meses de junho e julho para estimular a floração e fortificar a planta. Esta recomendação também se aplica aos Bonsai?

Quaisquer outras informações que vocês tiverem ficarei grato pois não estou encontrando material na internet.
Elio12/06/2013 10:48
Denis Araújo escreveu:
Pegando carona no tópico.

Comprei um pessegueiro hoje.
Gostaria da ajuda dos colegas para obter as seguintes respostas:

- Qual o substrato mais adequado? Me sugeriram 50% de cascalho grosso, 10% de carvão e 40% de material orgânico. Está correto?

R: Está correto mas transplantar agora irá abortar a floração. Eu transplanto pessegueiro no outono.

- Deve ser mantido a sol pleno? No meu apartamento tenho como colocar no sol de 8 às 14 hs. É suficiente?

R: Sim, embora, para floração e frutificação o melhor seja o da tarde

- Qual adubo devo usar? Osmocote? Fosway? FO + TM?

R: Eu recomendo o Osmocote 15-9-12

- Posso aramar os galhos ou é perigoso de secar?

R: Procure conduzir na poda. Se tiver que aramar, faça um mês antes de transplantar.

Estive olhando a ficha técnica de plantação de pessegueiros para a produção de frutas e eles recomendam que se pode os galhos da planta nos meses de junho e julho para estimular a floração e fortificar a planta.

R: Está correto. Podei minha frutíferas semana passada. Corte as ponteiras dos galhos deixando 4 a 5 gemas em cada.

Esta recomendação também se aplica aos Bonsai?

R: Nem todos, aliás a maioria, não!

Quaisquer outras informações que vocês tiverem ficarei grato pois não estou encontrando material na internet.
Denis Araújo12/06/2013 12:27
Elio,

Fiquei na dúvida. Quando você diz que nem todas as respostas se aplicam a bonsai, você está se referindo a que itens?
No meu caso o pessegueiro é um pré-bonsai e será conduzido para Bonsai.

Muito obrigado pela ajuda.
Elio12/06/2013 12:45
Denis Araújo escreveu:
Elio,

Fiquei na dúvida. Quando você diz que nem todas as respostas se aplicam a bonsai, você está se referindo a que itens?
No meu caso o pessegueiro é um pré-bonsai e será conduzido para Bonsai.

Muito obrigado pela ajuda.

Denis, me referi ao último ítem: Poda em junho/julho.

Se o teu é pré, não se preocupe com a frutificação no momento. Deixe sem podar para se desenvolver mais.

abraço