Erica
Cláudio C. Ratto19/01/2006 01:06
Erica
"... Oi Ratto !!!!!!!!!!!
Envie para mim os dias e horários disponíveis em sua casa que minha filha disse que vai comigo.....
Coloque a foto da sua érica para todos verem a beleza daquela planta.
Smakão
Angela - aprendiz de bonsaista ..."
Angela,
Pensou que eu fosse esquecer ?
Demorou, mas lá vai !!
Beijo,

Lando19/01/2006 01:25
Que espetáculo!
Caramba! O Ratto está online junto comigo e SÓ postanto maravilhas... Muita surpresa numa noite só!
Um abraço, cara! E parabéns por essa jóia!
Cláudio C. Ratto19/01/2006 01:30
Valeu Lando !
Estou tentando postar mais, porém o megagaleria está recusando devido ao espaço disponível, é molé ?
Abração,
PS: Bebi muito café hoje no trabalho.............hehehehe !
Lando19/01/2006 01:38
Rssss!
Deu para perceber!
Bom, eu me amarro em café! Mas meu caso é diferente. Tenho andado com insônia... Estou praticamente trocando a noite pelo dia.
Ratto, Em Rio das Ostras tem uma casa com um arbusto (acho que de azaléa) num estilo muito parecido com este seu bonsai. A casa fica na BR, quem passa vê. Muito linda também!
Abraço.
Cláudio C. Ratto19/01/2006 01:43
Lando,
Dá para você tirar uma foto desse arbusto para me mostrar ?
Outra, vai ver esse seu problema de insônia......se cuida, ok ?
Até daqui a pouco !
Abraço,
Alexandre S. Coelho19/01/2006 01:59
É...
a madrugada tá boa mesmo!!!
VALEU RATTÃO ❗ ❗ ❗
Felipe Frango Zappala19/01/2006 21:37
Bonita mesmo.
Lando, acho que sei que casa você fala... e acho que não são azaléas, e sim caliandras, não é isso??
Abração
Cláudio C. Ratto20/01/2006 13:34
Alexandre,
Já que você gostou da farra de madrugada, que tal fazermos outra hoje.......hehehehe !!!!
Vou preparar mais algumas edições gráficas, falou ?
Valeu mesmo pelo seu entusiasmo contagiante amigo !!!
Grande abraço,
Lando20/01/2006 14:51
É bem possível que eu participe também da farra da madrugada!
Rsss!
Até mais, pessoal.
sergioturbo1021/01/2006 10:28
Grande trabalho, muito bonita mesmo.
Quanto a hospedagem de foto segue uma dica
http://www.mh2img.net/
nesse site eu hospedo sem cadastro e é muito rapido e simples.
Rodrigo Bitú21/01/2006 12:47
A érica está linda mesmo 😄 😄 😄
Como sempre, vc está de parabéns Ratto. Nada como contemplar a a presença de Deus na natureza de um exemplar tão belo assim. Sua arte é inspiradora ❗ ❗ ❗
Rodrigo Bitú
Felipe Frango Zappala21/01/2006 14:31
Cláudio, tenho curiosidade de saber quais cuidados você demanda à essa espécie, em um lugar tão quente como aí? Usa um prato de água auxiliar?
Abração
Cláudio C. Ratto22/01/2006 12:45
Isso mesmo Felipe. Foi o único modo que encontrei para mantê-la viva.
Aconselho a todos fazerem isso, pois se secar as raízes uma única vez, já é o suficiente para que a planta morra.
Um abraço,
stie25/01/2006 19:35
erica
Oi Ratto
Bela planta, tinha uma num canteiro, num posto de gasolina em Mangaratiba, toda vez que passava por lá tinha vontade de rouba-la era linda, ai reformaram o canteiro e plantaram onze horas e a erica foi pro lixo. Apesar de gostar muito desta planta não a tenho ouço falar das dificuldades de trata-las principalmente a fragilidade das raízes, já li alguma coisa a respeito mas de forista pra forista vc mora em Niterói eu em Angra climas parecidos nível do mar qual o melhor manejo para mante-la viva e com bom desenvolvimento.
Parabéns Ratto, toda vez que vejo seu nome neste fórum abro porque sei que vem coisa boa, gosto muito de seu trabalho, um abraço e tudo de bom pra vc.
Stie
tiogabra26/01/2006 12:48
Re: Erica
Cláudio C. Ratto escreveu:
"... Oi Ratto !!!!!!!!!!!
Envie para mim os dias e horários disponíveis em sua casa que minha filha disse que vai comigo.....
Coloque a foto da sua érica para todos verem a beleza daquela planta.
Smakão
Angela - aprendiz de bonsaista ..."
Angela,
Pensou que eu fosse esquecer ?
Demorou, mas lá vai !!
Beijo,

Ola Ratto.
Ficou d+,que idade tem este exemplar?
Cláudio C. Ratto26/01/2006 15:35
Caro Stie,
A única complicação que vejo de fato é quanto as raízes. Estas são bem delicadas e se rompem com facilidade. Sugiro sempre deixar um torrão na hora que for trocar o solo e cortar as raízes mais da periferia. No mais, ela se adapta bem a qualquer tipo de substrato. Gosta de sol pleno e de muita água. A adubação que faço aqui é orgânica, pois ela responde muito bem, com diversas florações ao ano. Mantenha sempre um prato com água e também uma boa cobertura de esfagno ou musgo, daqueles bem rasteiros.
O nome científico dado para esta espécie é:
Leptospermum scoparium.
Caso queira ver outras imagens acesse:
http://www.hear.org/starr/hiplants/images/thumbnails/html/leptospermum_scoparium.htm
Um abraço,
Cláudio C. Ratto26/01/2006 15:37
Tiogabra,
Acredito que este exemplar tenha uns 6 pra sete anos.
Um abraço,