Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desconhecida com 10 anos

12
Donegá17/04/2012 15:37
Desconhecida com 10 anos
Olá amigos,

A semente desta planta foi coletada no Pq. do Ibirapuera - SP e plantada há 10 anos. Desde então nenhum trabalho foi realizado nela, ou seja, todos os movimentos vistos nas fotos foram criados pela própria natureza.

Ganhei ela de um amigo há mais ou menos 1 mês, qdo eu e ele fizemos uma desfolha total, um falso transplante e colocamos alguns arames.

Infelizmente ele ñ conhece a espécie, apenas coletou a semente e a plantou.

O que acham?

Provável frente

Detalhe do tronco

Parte de trás

Elio17/04/2012 15:40
Folhagem muito interessante!
Nada que eu conheça!

abraço
Pedro Catarin17/04/2012 19:49
Cara de Taxus... 🙄
Elio17/04/2012 20:34
Pedro, parecido mas, Taxus não é!
Átila17/04/2012 20:59
😲 Que planta loca!!!! No bom sentido é claro!
Marco Costa17/04/2012 21:26
O tronco dela é bem diferente.
Ricardo L C17/04/2012 22:16
MUITO DA HR HEIN MARCIO
LuanRibeiro17/04/2012 22:18
Belíssimo trabalho da natureza!
Donegá18/04/2012 11:42
Olá amigos,

Valeu os comentários, realmente é um trabalho belíssimo da natureza, por isso ñ pretendo mexer em nada em seu tronco, apenas na brotações futuras. Ela me lembra uma história li na internet outro dia sobre um mestre que teve seu bonsai desprezado em uma exposição e o taxaram de louco de levar aquilo p/ ser exposto, quando respondeu que o trabalho ñ era dele e sim da natureza.

Só posso agradecer ao amigo Inar que me presenteou com essa arte.
Elio18/04/2012 12:31
Donegá, se não for pedir muito, veja se descobre a espécie pois me interessou muito!

abraço
Donegá19/04/2012 08:56
Olá Elio,

O problema é que o amigo que a plantou a 10 anos ñ sabe qual é a espécie, ele gostou da planta e recolheu as sementes, mas se tiver como identificá-la com certeza passo a informação.
Ricardo L C19/04/2012 09:54
TBM FIQUEI CURIOSO POR ESSA ESPÉCIE, VOU DAR UMA PESQUISADA.
ABÇ
Donegá19/04/2012 10:02
Pesquisei a respeito, mas existem muitas árvores com folhas bem semelhantes, Angico Vermelho, Orelha de Negro, Abarema Langdorfii, ... acho que terei que esperar uma florada ou por sementes, p/ identificar com mais certeza.
Elio19/04/2012 13:00
É, tem alguma semelhança com a Abarema idiopoda.....

Djalmo19/04/2012 13:19
Belíssimo material, e estarei acompanhando para saber a espécie.
Parabéns
LuanRibeiro19/04/2012 15:08
Realmente parece Elio, mas acho que não é.
Observa que as folhas da planta do Donegá são alternadas

e a Abarema idiopoda que vc postou são folhas dispostas em pares.

Abraços
Elio19/04/2012 16:36
Luan, na realidade, o que vc vê na Abarema não são folhas e sim folíolos (folhas bipinadas). Se vc notar na planta do Donegá, os foliolos também são dispostos de forma oposta e não alternada.
De qualquer forma, me chamou a atenção para comparar bem a folhagem e, realmente, não são a mesma espécie.
Parecida, mas não são!

Valeu, Luan!

abraço
Luiz Peregrino19/04/2012 16:56
Donega,

parabéns, a planta é bem diferente e exótica.

Não tenho certeza, mas ela me parece muito com o Visgueiro, que é uma árvore nativa da Mata Atlântica que é conhecida em Pernambuco como rei das matas. Na natureza ela é facilmente reconhecida porque sempre se sobrepõe as demais no meio da mata fechada. O visgueiro é umas das árvores mais belas e imponentes que eu já vi. Se realmente for você está de parabéns.

Seguem algumas fotos para comparativo.

Um abraço,

Luiz Peregrino
LuanRibeiro19/04/2012 17:00
Daí Elio, bem corrigido! 😂
Acho que me expressei mal.

Não conheço a Abarema exceto pela foto que vc acabou de postar, mas o que da pra perceber é que (como a caliandra vermelha, o angico...) a folhagem é composta de vários folíolos num mesmo pecíolo, certo?
(Me corrija se eu estiver errado)
Não consegui entender o que vc falou sobre a planta do Donegá, pelas fotos achei que o pecíolo era composto de apenas uma folha bipinada (folíolo), não?

Donegá, desculpa por fugir do tema do seu post.
Abraços
Elio19/04/2012 18:45
Luan, o Donegá não vai ficar bravo, com certeza!

Então, a folha composta bipinada quer dizer que o pecíolo tem 2 ou mais folíolos e cada folíolo tem vários foliólulos, que por sua vez são paripinados (opostos), já quando são alternados, são imparipinados.
O negócio é meio complicado.........rsrsrsrs!

abraço
Marco Costa19/04/2012 19:16
Eu estou acompanhando atentamente esse topico e com essa ultima explicação dada pelo Elio acho que todos agora sabemos, com ricos detalhes, sobre a planta.....kkkkkkkkkkkk

😲 🙄 😮
Edicarlos Roberto20/04/2012 12:05
CARA EU FIQUEI FACINADO!!!!!!

ISSO É UM NOVO ESTILO !!! VC PODE DAR UM NOME A ELE !!

INCRIVEL
Donegá20/04/2012 20:19
Amigos é mt bom ver o interesse de vcs no tópico, agora mais do que nunca quero identificá-la, e os comentários sempre são ótimos e mt bem vindos, pois o aprendizado é excelente.

Elio ela está me lembrando mais a abarema langsdorfi. Veja a imagem

Luiz, os foliolos do visgueiro me parecem diferentes, são mais unos e me parecem menores, porém as folhas da minha planta ainda são bem jovens e não tomaram o verde definitivo, então pode ser que isso esteja me enganando.
Mário César B Moro22/04/2012 22:04
Sugiro que tente colocar umas pedras entre as raízes para dar a impressão de que ela nasceu em cima de um rochedo. Pode ficar bom.
Thomas Eckert22/04/2012 22:10
Sensacional cara, não faço ideia de que planta seja, mas o desenho dela e as folhas parecem uma planta pré histórica cara, quero ver no que vai dar!!! abrs
12