Minha Azaleia
Marco Costa18/04/2012 09:34
Minha Azaleia
Bem, o nome do forum é MINHA ARVORE E A SUA OPINIÃO. Essa azaleia nao pode ser chamada de árvore, é apenas uma mudinha, mas, a minha ideia é que ela se desenvolva.
Então, comprei ontem essa muda de azaleia e coloquei num escorredor com 50% de material drenante e 50% de terra boa. Não sei se o material drenante esta muito bom, mas, vamos ver no que dá.
Quero opinião de voces.
Obrigado.
Não sei se as fotos vao ficar boas. Ao fundo tem a pista de skate e o mar da Barra do Itapemirim - Marataizes.
Marco Costa18/04/2012 18:40
Ninguem deu bola pra minha azaleia...deve ser porque as fotos nao estão boas.
Djalmo19/04/2012 13:32
Amigo, sua planta tem potêncial mas se me permite aproveite o inverno para iniciar o tracionamento do tronco para dar-lhe uma sinuozidade,e apos coloque-a na mamadeira para engrossar e troque os arames regularmente para evitar marcar a planta.
Fora isso parabéns.
Marco Costa17/05/2012 08:56
Agora a minha muda de azalea esta com flores.

Weverton28/05/2012 15:49
Gostaria de saber qual foi o material drenante que você utilizou junto com a parte da terra. Estou querendo colocar uma muda minha no escorredor, mas estou na dúvida do material drenante, alias, meio perdido. Obrigado.
Edicarlos Roberto28/05/2012 15:50
ESSA PLANTA TEM UMA BELA VISTA!!!
MarcoBonsaiPoa28/05/2012 16:23
Bonsai
Xará, gostei do visual e a azaleia tem comer feijão pra engrossar a perna!
Abç
Marco Costa28/05/2012 17:48
Opa....logo logo ela vai para a mamadeira, ai vai engrossar.
MarcoBonsaiPoa28/05/2012 18:02
Bonsai
Já comprou a torta de mamona e farinha de osso?
Marco Costa28/05/2012 18:48
Já sim. Não sei se fiz certo, mas até já coloquei um pouco.
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 07:35
É bom sim!
Certa vez em um evento aqui em porto alegre, o renomado Carlos Tramujas deu uma dica importante sobre estes produtos, que sigo até hoje por força dos resultados. Pôr os dois misturados pra fermentar...Como? Somente misturar numa bacia com água e deixar secar bem! Eu ainda misturo cinza de madeira junto! A água vai secar e ficará um torrão firme, depois é só desmanchar e guardar em pote com tampa.
Este processo de fermentação precisa ocorrer antes do aproveitamento pela planta. Se vç usa puro, só depois de algum tempo é que a planta vai aproveitá-lo. Fermentando antes, o processo de absorção é imediato pela planta!
Eu uso uma telinha pra cobrir a bacia, contra insetos. O local ideal é ao ar livre, devido ao forte cheiro. Em compensação depois de pronto é mínimo.
O calor do sol é importante pra fermentar e a chuva inimiga, pois o objetivo é secar!
Falô!
Marco Costa29/05/2012 09:45
Grande dica. Vou fazer isso então.
Muito obrigado.
Weverton29/05/2012 10:08
MarcoBonsaiPoa escreveu:
É bom sim!
Certa vez em um evento aqui em porto alegre, o renomado Carlos Tramujas deu uma dica importante sobre estes produtos, que sigo até hoje por força dos resultados. Pôr os dois misturados pra fermentar...Como? Somente misturar numa bacia com água e deixar secar bem! Eu ainda misturo cinza de madeira junto! A água vai secar e ficará um torrão firme, depois é só desmanchar e guardar em pote com tampa.
Este processo de fermentação precisa ocorrer antes do aproveitamento pela planta. Se vç usa puro, só depois de algum tempo é que a planta vai aproveitá-lo. Fermentando antes, o processo de absorção é imediato pela planta!
Eu uso uma telinha pra cobrir a bacia, contra insetos. O local ideal é ao ar livre, devido ao forte cheiro. Em compensação depois de pronto é mínimo.
O calor do sol é importante pra fermentar e a chuva inimiga, pois o objetivo é secar!
Falô!
Achei interessante esta ideia, eu nunca gostei de usar Farinha de Osso porque a terra ficava muito empapada, ficava compactada, não sei o motivo, mas acontecia isto por menor que era a quantidade usada no meu substrato. A minha dúvida é a seguinte, qual a quantidade certa de FO e TM mais a água neste procedimento? Eu faço tipo uma laminha e deixou secando, ou coloco água até fica tipo uma sopa. Com esta misturam, eu adubado de quanto e quanto tempo a azaleia?
Obrigado,
Abraços
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 10:49
Bonsai
Wewerton blz!
Não entenda como regra, eu apenas adaptei está maneira...
Costumo adubar as minhas a cada 30 dias com pequenas porções de acordo com o tamanho do vaso. Tipo 1medida de sopa para até 1l de substrato sempre pelas bordas do vaso estimulando crescimento de raízes até a mesma.
Tem os meses que não adubo que são: junho, julho e agosto depois lá na frente janeiro e fevereiro. De 12 sobraram 7 aplicações anuais, sendo 2 acompanhada de osmocote, que são os meses de maio e setembro, o último não acontece se tiver poda de raízes ou poda drástica.
Quanto a quantidade das partes, isso depende dos níveis de nutrienntes almejados...
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 11:02
Bonsai
...continuando
Tem gente que faz 2 partes de TM e 1 de FO eu acho muito nitrogênio. As folhas ficam grandes, usaria assim pra espécies de folhas pequenas. A maneira que eu mais uso é 1 por 1, acrescentando cinza de madeira no mesmo volume, pois o peso de 1Kg daria um volume muito grande pras cinzas!
Tenha como base:
TM= nitrogênio e outros em pequenas quantidades
FO= fósforo(rico)
CM= potássio(rico)
osmocote= balanceado+liberação lenta+ micronutrientes
...
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 12:17
Bonsai
Devido minha eterna falta de tempo, quando dá um espaço cá estou de novo!
Quanto a água na mistura, eu faço um mingauzão e depois cubro com mais uma camada de água, aproveitando todo espaço da bacia ulilizada!
Weverton29/05/2012 13:07
Re: Bonsai
MarcoBonsaiPoa escreveu:
...continuando
Tem gente que faz 2 partes de TM e 1 de FO eu acho muito nitrogênio. As folhas ficam grandes, usaria assim pra espécies de folhas pequenas. A maneira que eu mais uso é 1 por 1, acrescentando cinza de madeira no mesmo volume, pois o peso de 1Kg daria um volume muito grande pras cinzas!
Tenha como base:
TM= nitrogênio e outros em pequenas quantidades
FO= fósforo(rico)
CM= potássio(rico)
osmocote= balanceado+liberação lenta+ micronutrientes
...
Obrigado pelo esclarecimento, muito bom. Estou anotando tudo e vou fazer em setembro quando retornamos o período de adubação nas Azaleias. Estarei fazendo esta composição, mas como é complicado para mim, queimar madeira para obter as cinzas, esta não colocarei.
Muito obrigado mais uma vez e um abraço.
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 13:29
Bonsai
Aqui no sul ainda tem bastante gente que usa o fogão a lenha no inverno! Mas vç pode tentar outros meios; olarias; pizzarias; sei que em grandes centros urbanos fica complicado estas coisas! Mas pra tudo tem um jeito!
Tem gente que usa carvão triturado, acredito que deva ter tb altos níveis de potássio, nunca experimentei!
Grande abç, se precisar de algo, estamos por ae!
Weverton29/05/2012 13:50
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Aqui no sul ainda tem bastante gente que usa o fogão a lenha no inverno! Mas vç pode tentar outros meios; olarias; pizzarias; sei que em grandes centros urbanos fica complicado estas coisas! Mas pra tudo tem um jeito!
Tem gente que usa carvão triturado, acredito que deva ter tb altos níveis de potássio, nunca experimentei!
Grande abç, se precisar de algo, estamos por ae!
Rio de Janeiro, é complicado, ainda mais na Capital. Mas, você me deu uma boa ideia, pizzria, aqui tem várias. O carvão triturado, eu já vi num pacote de substrato vegetal que comprei, na composição tinha carvão triturado.
Uma dúvida que me ocorreu foi a seguinte, quando você 1 por 1, você se referindo a colher de sopa, chá, etc ou à quilograma, ou seja, 1 quilo de TM para 1 de FO? Abraços e Obrigado
Weverton29/05/2012 13:56
Como estamos interagindo com bastante informações dentro do Forum, você poderia me ajuda com esta questão?
Gostaria de saber qual foi o material drenante que você utilizou junto com a parte da terra. Estou querendo colocar uma muda minha no escorredor, mas estou na dúvida do material drenante, alias, meio perdido. Obrigado.
Desculpe por abusar de você, mas creia que estou imensamente agradecido. Um forte abraço.
Marco Costa29/05/2012 15:31
Muito bom esse esquema com o adubo. Tambem vou fazer, acredito que vai ficar muito bom.
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 15:55
Bonsai
É a cx com 1Kg= 1/1 TM x FO
Material drenante é todo aquele que facilita a aeração das raízes e o escoamento das regas, além das raízes se desenvolverem com facilidade. Material usado pedrisco de aquário, areia grossa de rio, cacos tijolo, telha de barro, akadama. Sendo este último pouco comum no Brasil!
Weverton29/05/2012 16:36
MarcoBonsaiPoa escreveu:
É a cx com 1Kg= 1/1 TM x FO
Material drenante é todo aquele que facilita a aeração das raízes e o escoamento das regas, além das raízes se desenvolverem com facilidade. Material usado pedrisco de aquário, areia grossa de rio, cacos tijolo, telha de barro, akadama. Sendo este último pouco comum no Brasil!
Entendi, muito obrigado. VocÊ vai querer me matar por causa das muitas perguntas, mas eu lembrei agora. Com este composto de TM x FO, o teu substrato fica empapado? Como eu havia falado, das vezes que usei a farinha de osso sobre o substrato, o mesmo fica empapado, por mais pequena foi a quantidade. É assim mesmo?
Obrigado!!!
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 17:37
Bonsai
Rapaz este espaço é pra isso mesmo, no que eu puder ajudar, será um prazer!
Eu recomendo pra quem puder, fazer um curso com algum profissional, participar de eventos, formar encontros entre praticantes da mesma região, yamadoris com algum parceria, este tipo de coisa! Eu comecei a cultivar as plantas em 96, sozinho, lendo revistas(o universo do bonsai na época), então, é deprimente perder plantas, apanhei muito, patinei por um bom tempo. Para que pessoas não tropecem nos mesmos erros que tropecei, estou sempre disposto a ajudar. Hoje me sinto mais seguro pra mexer nas plantas, respeito mais o tempo delas! Pena ter descobrido o fórum só a dois anos, aqui tem muitas informações, que poderiam ter me atalhado muitos caminhos!
É isso então! Quando quiser algo manda vê!
Abç
MarcoBonsaiPoa29/05/2012 17:47
Bonsai
O que vç tinha mencionado quanto a empapar é um sinal que seu substrato está muito fino. Tente trocar por um a base de cacos de tijolo ou até mesmo misturar no seu. O problema é que se for mexer agora pode não florir. Se não quiser mexer agora, que é o mais sensato, vç pode com um hashi(palito), chave de fenda, qualquer instrumento de ponta que permita que vç cave, frouxando a terra antes de molhá-la novamente! Até!