Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

o que seria isso??

srandreluiz18/04/2012 18:27
o que seria isso??
Pessoal.. estou com problemas em 2 plantas minhas.. 1 Jabuticabeira e 1 muda de Pitanga.. seguinte...

Na Jabuticaba existe bastante brotações porem elas ja secam não chega a formar as folhas direito e algumas folhas estão com veios amarelos e verdes o que seria isso.. esta no substrato bem orgânico e drenante, deixo ela sempre bem aguada pelo falo da jabuticaba gostar bastante de água.

o outro problema é numa muda de Pitanga, esta bonitinha mas derrepente as novas folhinhas começaram a sair umas verrugas nelas, nunca vi isso..

a uns 8 dias eu coloquei adubo nelas, aquele proprio para Bonsai da VitaPlan comprado em supermercado..

tirei umas fotos com o celular pra vcs verem, e quem sabe me ajudar a resolver isso. Obrigado

e as berrugas q falei na pitanga

Elio18/04/2012 19:11
Na pitangueira são galhas! Tem retirar todas as folhas que estejam atacadas e queimá-las.

abraço
Átila19/04/2012 08:52
Na jabu parece ser clorose, deficiência de nitrogênio e outros micro e macro nutrientes também. Como anda a adubação delas?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
srandreluiz19/04/2012 09:45
Obrigado Elio.. vou fazer isso.

Átila.. eu adubo ela com aquele adubo próprio para bonsai q vende em supermercado se não me engano NPK 8-9-9 no mês de Março utilizei tb Farinha de osso e torta de mamona.

o que vc me recomendaria?
elcio brignol19/04/2012 10:23
desculpe me meter na conversa, na jabu concordo com a clorose, mas pode ser tb falta de sol deixa ela o máximo que puder no sol a pino tenho uma jabuticaba, que apesar da temperatura estar baixando sensivelmente, continua emitindo brotos pra caramba. qt a adubação coloca borra de cafe com torta de mamona em proporções iguais e espalha por cima do substrato. eu evito a farinha deosso pois ela pode ser toxica se mal administrada.

no mais é isso , espero ter ajudado
Sergio Batalini19/04/2012 11:17
Penso que adubo próprio para bonsai não seja o ideal para plantas em formação, ainda jovens e com crescimento acelerado.
Alem de custarem mais que outras opções, são de liberação lenta e devem ser usados em bonsai pronto , finalizado e envasado .

Para mudas e pré em bacias ou vasos de treinamento acredito ser melhor TM+FO intercalado com adubo liquido raiz e foliar e organicos... Ou até mesmo o uso de adubo quimico granulado, este devendo ser usado com muito cuidado, sob o risco de matar a planta por overdose.

Minhas pitangas tb estão sendo atacadas por estas "verrugas" , agora sabemos o que é e como combater.

Boa sorte.
srandreluiz19/04/2012 17:34
ok.. muito obrigado pela ajuda amigos... Abraço a todos
MarcoBonsaiPoa19/04/2012 17:58
Bonsai
Minhas pitangueiras ficaram assim tb e o curioso é que só as que eu adubei com fertillizante granular, igual o do colega do post., É que ficaram com estás deformidades. Pode haver alguma ligação, mas qual? Pitangueiras coladas uma nas outras com o contato físico entre as folhas e somente as adubadas com o adubo especificado é que sofreram estás anomalias. Estou tirando manualmente... A jabu parece ser algo ligado a adubação tb, excesso de um nutriente pode inibir a absorção de outro que dependendo da quantidade de sol, acumula e a planta não metaboliza gerando deficiência por excesso
Elio19/04/2012 18:56
Marco, o aparecimento de galhas,, não creio ter haver com adubação, pelo menos não diretamente.

As galhas surgem pela ação dos galhadores que, podem ser, insetos, vírus, bactérias e a planta responde criando esse "calombos" como forma de se defender,enclausurando o ovo, larva, etc.

Quanto á descoloração das folhas entre as nervuras é provável falta de magnésio. Contudo a falta de sol ocasiona sintomas parecidos.
Já, na falta de nitrogênio a folha fica amarela por inteiro.
Em ambos os casos isso ocorre nas folhas mais velhas. Se estiver acontecendo na folhas novinhas também......aí, não sei dizer!

Um bom sol e um adubo que contenha micronutrientes deve resolver.

abraço
MarcoBonsaiPoa20/04/2012 07:14
Concordo Élio! Mas há uma relação entre os fatos que me intriga... será que pode ser pelo fato das folhas estarem bem nutridas, e ser um atrativo para tais insetos? Pois as folhas das plantas que não adubei, não criaram estes antí-corpos! E ficam lado a lado na prateleira... 😲
srandreluiz20/04/2012 09:12
Marcos.. eu tb tenho outras pitangueiras e adubo todas da mesma forma... mas apenas nesta que apareceu essas gralhas.. estava ate pesquisando na internet sobre elas são como se fossem tumores mesmo, e surgem através de insetos.. mas de acordo com o que li não deve matar a planta pelo menos não tao rápido como eu estava pensando.
Elio20/04/2012 10:03
Marco, é como eu disse, diretamente não creio que adubo possa interferir, porém, indiretamente pode contribuir à medida que a planta possa ser mais saudável, atrattiva aos insetos. Faz sentido!

André, exatamente, as galhas não matam as plantas porque, na realidade acabam sendo "berçários" de ovos, larvas...

abraço