Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Novo Bonsai: Junípero. Preciso de orientações

smdantas24/04/2012 11:00
Novo Bonsai: Junípero. Preciso de orientações
Prezados Confrades,

esou voltando à arte bonsai, e não conto com muita variedade de mudas aqui na cidade.

Encontrei este jacaré (não sei se é Juniperus Procumbens ou Horizontalis, quem puder identificar agradeço, pois gostaria de saber), ainda um pré-bonsai, que está com um crescimento bem pronunciado à direita.

Estou com vontade de educá-lo como um Moyogi, a idéia seria fazê-lo seguir mais ou menos este modelo:

Este juniperus aqui achei na internet, não tem como pôr a foto aqui, mas acessem, achei muito bonito:

http://www.flickr.com/photos/bonsaihiker/4808951662/in/photostream/lightbox/

Inicialmente estou apenas regando e vou começar a adubar, estou procurando um bom vaso para transplantá-lo também.

Amigos, sou um faixa-branca neste caminho, qualquer sugestão ou ajuda para esta árvore é bem vinda.
Thássio fernandes24/04/2012 11:21
amigo eu não sei se está na época certa,mas eu le aconselharia a colocalo em um recipiente bem maior que esse,pra seu desenvolvimento radial(raises capilares)o amigo MARCIO MARCIEL está disponibilizando uma planilha para cultivo de varias especies(emclusive a especie citada por você no tópico) você procura no forum central se não achar procure o nome MARCIO MARCIEL E EVIE UM mp PARA ELE PEDINDO A PLANILHA DE CULTIVO(NÃO SE ESQUÇA DO SEU E-MAIL TAMBÉM)

Abraços,espero ter ajudado!
smdantas24/04/2012 11:24
Sim sim, Thássio, este é o vaso de plástico em que a muda veio. Vou providenciar um vaso maior de cerâmica pra ele.

Vou conferir sua dica, mas quem puder ir me dando sugestões aqui no tópico, agradeço, sobretudo em relação a podas e à identificação exata da espécie.
Fabio Lima24/04/2012 14:37
fala ae smdantas
sua planta é um jacaré....
eu faria como disse o Thassio, plantaria em um recipiente maior, esqueça o vaso de ceramica, parta para uma bacia grande, bem furada no fundo e nas laterais, substrato bem drenante, um falso transplante.
se dispor de espaço, planta direto no chão, deixe a planta se desenvolver e a partir das novas brotações vc começa a educa-la...
sou principiante tb...sua planta precisa crescer, desenvolver, só depois você deve pensar em poda e aramação....
bom acho que é isso...
os amigos mais experientes me corrigam se estiver errado.

abraços..
smdantas24/04/2012 14:56
Eu vou começar com este e também estou vendo se pego uma muda de kaizuka, tenho algumas em casa mas são grandes, plantadas no jardim.

Estou estudando sobre como fazer a muda a través de um ramo, muita gente fala que fica bem aceitável...

Gosto bastante de moyogi de coníferas.