Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Turfa

brunodb20/01/2006 09:23
Turfa
Ola Amigos 😄

Estou com uma duvida! comprei um solo a base de turfa, segundo o vendedor ele possui cerca de 80% de turfa, possui ainda vermiculita tudo estabilizado e pronto para o uso.
A minha duvida é a seguinte, esse produto é um condicionador de solo (como um esterco certo?) e não um subtrato, ao fazer uma mistura por
exemplo de 50% de pedrisco os outros 50% podem ser somente esse produto?? ou seria muito "forte"?? deveria mistura-lo com terra comum??

Obrigado
brunodb23/01/2006 16:12
Ahh esqueci o Nome do produto é Solomax da eucatex.

Alguem ja utilizou esse Produto??

Abraço,
Sergivaldo24/01/2006 11:34
Olá Bruno,

Embora nunca tenha utilizado o produto "Salomax", acredito que tenha composição semelhante ao Germinaplant e Plantmax, que são susbstratos que conheço e costumo utilizar em minhas plantas com excelentes resultados.

Na mudas, faço uma mistura de 50% do substrato (Plantmax ou Germinaplant) com 50% de pedriscos ou então 40% de pedriscos + 10% de cascas de pinus (quando encontro).

Nos bonsai, faço uma mistura de pedriscos, tijolos triturados e substrato (Plantmax ou Germinaplant), em proporções iguais. Quando tenho intenção de aumentar a retenção de umidade, adiciono também um pouco de casca de pinus triturada.

Esses substratos comerciais são, em sua maioria, compostos, à base de turfa, que vêm prontos para ser usados e apropriados para propagação de mudas e hortaliças. Não é semelhante ao esterco, um adubo orgânico que deve ser utilizado apenas quando estiver bem curtido e, mesmo assim, misturado à terra para evitar possíveis queimas de raízes e, conseqüentemente, morte das plantas.

Um grande abraço,

Sergivaldo