Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pau Brasil_Meu Primeiro Bonsai

12
hugocbonfa12/05/2012 18:37
Depois da cirurgia vai pro soro. rsssss...
Átila12/05/2012 18:57
Muito legal... Gostei da sala de repouso. KKKKK Onde você conseguiu essa conexão pra ligar 2 equipos em 1 câmara gotejadora apenas?
Impressionante! o pau-brasil tá recuperando super bem mesmo! E em pouco tempo! Quanto a brotação faça o seguinte: Deixe ele brotar bastante e capriche na adubação, mas cuidado pra não exagerar, pois estamos entrando no inverno. Provavelmente ele entrará em dormência nos próximos meses, deixe ela descansar e então faça uma poda drástica no final do inverno +- na altura onde sai o primeiro galho, (um pouquinho acima) então comece a formar novamente a copa com os novos brotos que surgirão. A copa realmente está meio "problemática", e talvez fosse o caso de podar o tronco a uns 10 cm acima do solo e eliminar totalmente a formação atual, mas essa é uma decisão drástica que só cabe a você avaliar e tomar. Ou então, mudar o ângulo, a frente da árvore, e aproveitar o movimento sinuoso do tronco pra tentar um moyogi, levantando a parte superior do tronco com arame grosso, pra dar continuidade e suavidade ao movimento, pois como está, acontece bruscamente uma curva muito forte, o que não é legal pro estilo.
Vou tentar fazer umas projeções pra ela, pra ver se te ajuda em alguma coisa.

Abraço.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Bruno Gomes12/05/2012 19:22
Que bom Hugo, realmente é um alento saber que podemos "enganar" a natureza as vezes, criando condições para seu desenvolvimento.

Bacana também seu sistema de irrigação.

Quanto ao crescimento apical, também não sei uma solução, mas um amigo meu me informou que vem insistindo com as podas apicais e as vezes dá certo, como nos seus ipês, se não me engano.
hugocbonfa12/05/2012 19:32
Caro Atila,

Obrigado pelos conselhos, ela está recuperando muito bem mesmo, irei esperar mais uma semana ou duas para entrar com a adubação. Pensei em adubar com metade da recomendação do adubo para não forçar, já que estamos entrando no inverno, como você mesmo disse.
Na questão da copa acho que a solução será uma poda drastima mesmo, mais, acho que devo deixar ela enrraizar bem ate entrar na mamadeira, ai sim eu faço a poda.
A conexão para ligar os dois equipos consegui na Universidade, era de um equipamento que usamos muitas ligações para passagem de ar, não sei se existe para venda.
Em relação a copa eu tenha pensado em usa um entortador de troco para aliviar a curva superior, e como achei muito caro comprar um entortador segue ai meu prototipo ainda n concluido.

Feito com ganchos de telha, borboleta e trava de cortina.

Desmontado.

Ainda falta o pino central, estou procurando uma peça para faze-lo (Aceito ideias) e as mangueirinhas para encapar. Assim que ficar pronto irei posta-lo em outro tópico.

Já na questão das progeções agradeço pela ajuda, e fico no aguardo de novos conselhos.

Abs a todos que estão ajudando.
Átila13/05/2012 10:53
É isso aí!!!... O negócio é inventar. Tá ficando bom o teu curvador! Agora, me responde uma coisa. Na recuperação do pau-brasil, você tem usado o Superthrive diariamente não é? Como você tem feito a diluição, e, em que quantidade de água, e quantas vezes por dia? É que tou fazendo um testes com ele aqui, e me parece que você tá conseguindo um bom resultado.

Abraço!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
hugocbonfa13/05/2012 11:51
Oi Atila,

Assim que transplantei, eu deixei imerço no Superthrive concentrado (4 gotas/Litro) por aproximadamente 20 min. Hoje estou irrigando diariamente (irrigação continua - aproximadamente 1 gotas / 20 seg) com o Superthrive diluido (1 gota / 2 litros).

Obs. A terra fica umida o dia todo porém não enxarcada, quando o dia esta mais quente eu abro a irrigação de manha para dar uma humidificada na terra e volto para o gotejamento.

Outra coisa, so pq te falei ontem que ela estava se recuperando muito bem, hoje apareceu a primeira folha amarela nela. O amarelo esta vindo de fora para dentro, ai das duas uma ou é deficiencia de Nitrogenio ou esta amarelando de velha a folhagem mesmo.

Caso apareça mais entrarei com a adubação nitrogenada via foliar oque vc acha? Acho que pode ser nitrogenio pq a denagem esta alta e ainda não estou adubando.

Abs.
12