Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa 06

edson060525/04/2012 22:31
Serissa 06
Olá amigos,
aí está uma pequena Serissa adquirida por ocasião de mais uma reunião da ABOP - Associação Bonsaísta D'Oeste Paranaense em Cascavel-PR neste último domingo. Vamos às fotos!

FOTO 01

FOTO 02

FOTO 03

edson060525/04/2012 22:32
FOTO 04

Abraços.
Edson.

nickyfury26/04/2012 09:35
bonsai
A serissa é uma das minhas espécies prediletas, pois permite uma variedade incomum de estilização e formatação. Essa está com a parte area bem encaminhada, então é aguardar as novas e vigorosas brotações para trabalhar na formatação, envidando esforços no sentido de obter uma densificação bem fechada.

Por outro lado, enquanto isso não acontece, faça um corte nesse vaso, deixando-o com a metade da altura, de maneira a facilitar o cultivo, condicionando o sistema radicular a trabalhar com menos raizes, além do que isso irá permitir o correto condicionamento delas a um recipiente de cultivo menor, mais baixo. Veja minha sugestão de corte:

O corte será na linha demarcada em vermelho, e apenas a parte superior é que será preservada, ficando o restante abaixo dela eliminado. Esse trabalho pode ser feito agora, sem nenhum problema, nem risco de perda, isso eu garanto pela minha experiencia em lidar com a espécie.

Se quiser, use a parte inferior para recuperação, isto é, a partir das linhas de cortes dessas raizes, novas brotações irão surgir, permitindo a voce formar novas platnas com elas. Isso é muito interessante, pois as raizes, principalmente as mais grossinhas, têm um bom movimento, com uma sinuosidade dificilmente obtida via aramação. Então, o resultado é muito promissor e altamente técnico, quanto à qualidade das novas mudas obtidas com esse recurso de cultivo.

A parte superior deverá ser replantada em areia grossa com caco ceramico, para recuperação continua. As novas e vigorosas brotações que surgirem na base devem ser prontamente eliminadas, para preservar a qualidade das brotações nos galhos.
edson060528/04/2012 09:43
Olá Nicky,
obrigado pelas valiosas dicas!!!

Abraço.
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi28/04/2012 14:48
Beleza de planta Edson. Muito bem encaminhada. E as dicas do amigo Nicky estão perfeitas. Já fiz aproveitamento de raizes para novas mudas e de fato o resultado em termos de movimentos de tronco é espetacular...
Parabéns..
abraço
dablo1928/04/2012 20:00
Bela planta, parabéns.
Lucinei Reis28/04/2012 20:26
Adquiriu um belo exemplar!!!!!!!!!