Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alguém pode me dizer o nome desta planta?

Silas Lanzieri01/05/2012 15:12
Alguém pode me dizer o nome desta planta?
É muito comum em Cataguases, MG, (e região) e por lá é chamada de "cereja" mas queria muito saber o nome verdadeiro,até porque estou cultivando umas mudas dela pra futuros bonsai.

Seguem também fotos das mudas que tenho e se possível queria a opinião dos mais entendidos, será que vai ficar bem? Podem sugerir, que ficarei muito grato.

Estazinha eu cuido dela há uns quatro anos
wamoura01/05/2012 18:28
acompanhando tem uma aqui perto com a folhagem idêntica.
Seph190301/05/2012 22:33
Quase achei parecido com café, pela coloração...
mas não deve ser...apenas um chute!
Silas Lanzieri03/05/2012 13:58
TA DIFICIL!!
Pensei que seria mais facil alguém identificar esta espécie
Elio03/05/2012 14:54
Silas, quase certo que é Tomate japonês ou como alguns chamam, tomate francês.
Extremamente saboroso para comer "in natura"!
Planta de vida curta.

abraço
Silas Lanzieri03/05/2012 16:59
Olá Elio, valeu a atenção, mas não é o tomate japones, pode ser muito parecido o fruto, mas esta fruta tem dois caroços grandes, seu sabor também é muito bom, onde tem dessas frutas sempre é muito procurada por pássaros que se alimentam desses frutos, postarei fotos com maiores detalhes... Pra mim é muito importante saber o nome verdadeiro, cresci comendo dessas frutas que são chamadas de "cerejas" em Minas, já me falaram que seria "uva do Pará", mas também não é... Continuarei buscando a resposta.
Elio03/05/2012 21:11
..........me enganei.....rsrsrsrsrs!!! 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁
SMART203/05/2012 23:44
ja vi varias por aki tb mais o nome e outro caso...
JOCIELDES04/05/2012 13:57
Aqui em Santa Rita onde moro (proximo a João Pessoa) é chamado de falso morango.
'Se estivermos falando da mesma planta' o nome é Tamarilho.

O fruto, o tamarilho, também conhecido como tomarilho, tomate inglês, japonês, francês e, ainda, brasileiro é um fruto pertencente à família Solanaceae. O tamarilho nasce numa árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos. Atinge a maturidade após 3 anos de plantio e tem uma vida produtiva de cerca de 7 a 8 anos.
MarcoBonsaiPoa04/05/2012 14:21
Bonsai
No Brasil tem disso, plantas com muitos nomes populares e pouco, bem pouco mesmo registros científicos. Uma realidade que está mudando aos poucos e podem ter certeza que o pessoal do bonsai tem tido grande influência nisso. Este fórum já pode ser considerado uma referência no assunto. Informações são coletadas aqui e ali e se reunem todas num prato farto aqui pra consulta e pesquisa.
Amigo, não posso ajudar, mas certo que em breve alguém poderá!
SMART204/05/2012 18:15
Elio04/05/2012 18:23
É, também pensei que fosse o tomate, mas o Silas já disse acima que a fruta tem 2 caroços, diferente do tomate.

abraço
Felipe Lembi04/05/2012 20:09
Olá,

Este fruto na imagem, se parece com bacupari. É uma planta que sei que existe na Bahia e também aqui no Sul.
Mas não sei o nome científico, e nada de informações para ajudar...
Já comi o fruto...hehehe

Espero ter ajudado

Grande abraço
LuanRibeiro04/05/2012 23:03
O fruto se parece mesmo com o bacupari, mas pelo menos o daqui do cerrado é mais arrendondado e as folhas são mais finas.
Silas Lanzieri06/05/2012 11:56
Agradeço o empenho dos amigos nessa missão de decobrir o nome desta fruta, infelizmente ainda não bateu com as especies apresentadas, seguem novas fotos com mais detalhes:

Felipe Lembi06/05/2012 12:47
Hehehe, frutinha danada hein?!
daqui um pouco aparece alguem que conhece, eu espero....
Ou é uma mutação....

grande abraço
SMART206/05/2012 13:28
rapaiz por aki tem muita gente que tem ela, em quintais na beira da rua... mais saber o nome... ae e complicado
Marco Costa06/05/2012 14:42
Todo mundo conhece, mas ninguem sabe o nome..kkkk
caetano07/05/2012 15:46
Olá, conhecia a planta de vista e não a conhecia por nome também, mas pesquisando pelos dados fornecidos cheguei a seguinte planta Bunchosia armeniaca, da familia das Malpiguiaceae, mas as flores da vossa foto me deixaram com dúvida, porque sendo da mesma familia da acerola, as flores são ou deveriam ser bastante semelhantes, dá olhada nessa informação na net, e confirme aí...até.
caetano07/05/2012 16:07
Duvida sanada, encontrei este site http://www.toptropicals.com/cgi-bin/garden_catalog/cat.cgi?family=Malpighiaceae, onde há uma foto das flores em pré antese e pos antese, onde pode sem dúvida confirmar ser a amiguinha B. armeniaca Malpiguiaceae, por semelhança, espero ter ajudado.