Bruno Frigato04/05/2012 10:40
AJUDA PARA FAZER CASCATA
Ola amigos, estou querendo montar uma cascata mas não sei como proceder com alguns galhos. Gostaria de saber a opinião de vcs para proceder com a poda... Aí está:

Elio04/05/2012 11:43
Bruno, com base na última foto, os galhos secundários estão bem posicionados, fazendo a famosa "escadinha"!
Quanto ao galho principal, precisa dar sinuosidade para cima e para baixo; para frente e para trás, procurando manter os galhos secundários nas partes externas das curvas.
abraço
MarcoBonsaiPoa04/05/2012 12:24
Bonsai
E ae numa boa!?
Cara, se não tiver bem enraizado, não sugiro aramar a parte próxima ao solo do tronco. Pois além de proteção do tronco para o uso do arame(que tem que ser bem forte) a força exigida é muito grande, por isso estar bem enraizado.
Mas a continuidade do tronco( que vai afinando em direção ao ápice) , vç pode dando movimentos suaves ou não, deixando os galhos no oposto as curvas. A planta pode ser colocada na posição de cascata, inclinando bem o vaso com o uso de algum apoio po baixo. Quando chegar o momento a planta já estará em posição, o que vai mudar somente será o apoio que caíra fora e o vaso terá sua posição na horizontal, tracionando o conjunto para baixo para manter como estava o resto! Até!
MarcoBonsaiPoa04/05/2012 12:28
Bonsai
Desculpe Élio! Quando começei a escrever a mensagem a sua ainda não tinha sido postada, deu um encontro de ideias, mas sempre saudável! Abç
Elio04/05/2012 16:22
Re: Bonsai
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Desculpe Élio! Quando começei a escrever a mensagem a sua ainda não tinha sido postada, deu um encontro de ideias, mas sempre saudável! Abç
Imagine, Marco! Boas as tuas colocações, só vieram enriquecer mais!
abração
Bruno Frigato05/05/2012 02:14
Estou com duvida para tirar alguns galhos da caída, ta meio cheio ainda, o que vc acham?
Elio05/05/2012 21:12
Bruno, dê boa sinuosidade. Os ramos que ficarem dentro das curvas, retire-os; os que ficarem na parte de fora das curvas, deixe.
abraço