Amador Ama Yamadori
Lando01/12/2004 15:36
Amador Ama Yamadori
Olá pessoal,
Estou trabalhando em uma nativa de minha região cuja a espécie não indentifiquei ainda. A planta me parece ser muito velha; eu a coletei na fenda de uma rocha.
Ela possui uma boa distribuição de galhos e ramificações, ora tortuosos, ora disciplinados, que dão toda uma aparência de árvore adulta e velha. Suas folhas são lustrosas, possuem nervuras visíveis, são lanceoladas, meio coriácea e bordas crenadas; quando cortadas liberam uma substância leitosa que já conhecemos (como o ficus, por exemplo).
Algo de intrigante me excitou no estudo dessa espécie, especialmente por se tratar de uma planta não uniforme, quer dizer, ela não apresenta características determinantes. Embora a maior parte de sua folhagem possue folhas crenadas, há muitas com bordas lisas, e, quando me refiro ao aspecto de folha "meio coriácea", digo que algumas são maleáveis, e outras tantas mais rijas (não completamente).
Posso estar enganado, mais enquanto perdurar minha desinformação a respeito do fenótipo desta espécie, minha convicção passeia na idéia de que essa planta sofreu uma adaptação (motivo: característica do local onde eu a encontrei - fenda de uma rocha que absorve muito calor; pouca terra e nutrientes, etc.).
Resumindo, encontrei um bonsai pronto, com jin e tudo! Uma mistura de fukinagashi e kengai... Sei lá, quem sabe uma semi-cascata! Só falta agora encontrar um belo vaso - penso na secção de um formato piramidal (pota-a-cabeça) na cor preta ou verde oliva para musgo.
Nunca pensei, nem tinha bonsai à altura para ser levado à mostras ou mandado para concursos. Mas se eu tivesse encontrado esta planta antes, com certeza eu participaria com sua foto no WBC (é claro que não com esse vaso né... Rsss).
Talvez eu faça um Kengai dele. O que vocês acharam e acham da idéia?
Sugestões são bem vindas!
Um abraço a todos.
Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala03/12/2004 10:52
Orlando, como vai?
Pois é, ficou muito interesante o molde dado à esta planta...
Não tem nem sequer uma pista da espécie?
Abraços.
Lando03/12/2004 11:28
Oi Felipe!
Ainda não tenho informações a respeito... Quanto ao molde, eu ainda nem toquei na planta - ela está da forma como a peguei na natureza.
De início, vou adotar a idéia que o Sergivaldo deu de plantá-la na rocha, enquanto não tenho nada definido sobre que estilo devo optar pela modelagem dela.
OBS.: Que pena que as mensagens anteriores foram perdidas...
Até mais,
Orlando
Felipe Frango Zappala03/12/2004 11:35
OK Orlando.
Qual a região aonde vive? Clima?
Abraços.
Lando03/12/2004 12:03
Felipe,
Sou praticamente seu vizinho! Estava em Cabo Frio, agora estou em S.P.Aldeia, com meus pais.
Abraço
Orlando
Felipe Frango Zappala03/12/2004 12:09
Ok Orlando, como vai?
Imenso prazer.
É a primeira pessoa da região que conheço no Bonsai...
É bem verdade que meu tempo é curto, e conheço poucas pessoas por aqui,, mas ainda não tinha ouvido falar sobre ninguém.
Abraços.
Lando03/12/2004 13:02
Rsssss
Legal Felipe! Também é um prazer para mim...
Eu também sou novo, mas é agora que meu interesse pelo bonsai está apontando com firmeza... Na verdade, gostaria de dedicar mais tempo para essa arte, mas como ando um pouco enrrolado, seja procurando um emprego, seja estudando para concurso público, ora dividindo tempo com o teatro, ora revendo um pouco as matérias da faculdade que fui obrigado a trancar, e que preciso voltar urgentemente... Fico perdido!!!
Mas apesar disso tudo, vivo uma vida alegre!
Um abraço,
Orlando
Felipe Frango Zappala03/12/2004 15:48
OK Orlando, isso é que importa!
Acho que o Bonsai trabalha bastante esse lado psicologico, não é?
Infelizmente aqui nessa região as oportunidades são pequenas mesmo e ainda falta alguma estrutura em todos os caminhos.
Sei exatamente como é isso... algumas vezes também acho um pouco difícil de conciliar o cultivo com trabalho, família, falta de espaço, etc.
Mas, não podemos perder o equilíbrio, certo?
Abração
Lando03/12/2004 21:14
É isso aí Felipe!
Abraço
Orlando
Lando08/12/2004 21:18
Olá pessoal,
Como as respostas desse tópico foram perdidas devido à manutenção para a melhoria do fórum, resolvi postar novamente as medidas da planta: ela possui um tronco de exatamente 10cm de altura; tem entre 4cm e 5cm de diâmetro; o galho que avança (o principal) tem 55cm de cumprimento; e a altura da copa tem 16cm.
Aguardo mais sugestões, enquanto procuro uma pedra ideal...
Um abraço a todos
Orlando (Lando)
Cissa08/12/2004 21:50
Oi Lando,
eu de novo 😉
Se você encontrar um vaso alto, realmente um kengai cairia muito bem.
Abração
Cecilia
Tecnolobo09/12/2004 07:48
hehehe
Olha quem tá por aqui 😂
Beijão Cissa
Ahh eu acho que já falei que essa muda é demaissss e vai ficar um trabalho espetacualar.
😄
Cissa09/12/2004 11:37
Oi Tecno,
beijão pra você também. 😉
Cissa
Lando09/12/2004 12:13
Cissa,
Tenho algumas idéias, e de repente eu confecciono um vaso para esta planta. Mas por enquanto, a sugestão do Sergivaldo é a que mais tem me motivado. A idéia dele é plantá-la numa pedra - aqui encontro fácil!
Até mais, e obrigado pela sugestão!
Orlando (Lando)
Lando10/01/2005 20:57
Pessoal,
Tristemente comunico a vocês que o mais recente e adorado yamadori que fiz, este acima, o da foto, morreu - estou "danado da vida", pra não falar outra coisa!
Como eu estava apegado à essa planta!
Com certeza fiz algo de errado, mas até agora não consigo encontrar o motivo... Me vem à cabeça os constantes mormaços. Não sei ao certo.
Que chato! Tantos planos...
Orlando (Lando)
Cissa10/01/2005 21:23
Ahhh, que pena 😢
Lando, eu não sei aí, mas aqui em São Paulo o calor está sendo demais, estou colocando algumas das minhas plantas a meia sombra pois regar duas vezes ao dia esta sendo insuficiente para elas.
Abração
Cecilia
Lando10/01/2005 21:45
Cissa,
Depois de constantes quedas d'água, o clima aqui virou um forno - muito abafado! As plantas de minha mãe murcharam... E só se pode regar pela manhã e ao final da tarde. Quando o céu fica limpo, o Sol queima as folhas!
Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala11/01/2005 00:11
Lando,
O calor aqui na região está demais... importatnte observar bem a hidratação.
Abração
Illex11/01/2005 01:43
Lando escreveu:
Pessoal,
Tristemente comunico a vocês que o mais recente e adorado yamadori que fiz, este acima, o da foto, morreu - estou "danado da vida", pra não falar outra coisa!
Como eu estava apegado à essa planta!
Com certeza fiz algo de errado, mas até agora não consigo encontrar o motivo... Me vem à cabeça os constantes mormaços. Não sei ao certo.
Que chato! Tantos planos...
Orlando (Lando)
Caro amigo Lando,
Ralmente fico entristecido pela noticia, parecia ser uma planta bastante promissora. Não tem outras espécies dela ai na floresta não, tente encontrar uma com quase as mesmas caracteristicas (ja q nao é possivel encontrar uma igual). Mas nao desanime amigo, continue estudando estas plantas e recolhendo-as. Faça experimentos e estudos sobre elas. E conte para nós. Nunca desista - - >>> Abraços.
Illex
Sergivaldo11/01/2005 02:29
Olá Lando,
É realmente muito chato quando perdemos uma planta que gostamos. Muitas vezes fazemos (ou imaginamos estar fazendo) as coisas certinhas e não conseguimos salvar nossas plantas.
Atualmente estou com uma Calliandra harrisii agonizando, vários galhos já secaram e já está comprometida a estrutura inicial. Torço para que, pelo menos, ela sobreviva.
Esses momentos de insucessos devem nos servir como estímulo à pesquisa e à paciência. Certamente essa não é a melhor época para fazermos coletas ou transplantes de determinadas espécies.
Que a próxima planta que você coletar seja muito mais importante para você!
Um abração,
Sergivaldo
Cláudio C. Ratto11/01/2005 08:08
Caro Orlando,
Antes de mais nada...... meus sentimentos.......
Gostaria de dizer, que infelizmente isso acontece com todos nós.
O Brasil detém uma das maiores floras do mundo e por estarmos trabalhando em prol do conhecimento destas, onde não conhecemos nem os nomes e nem mesmo sabemos qual a melhor época para coleta, fica mais difícil ainda. Mas digo que você saiu na frente amigo e aprendeu que não era a melhor época......então não desanime !
Tente achar outra no próximo inverno, talvez e prossiga com as suas observações, que serão de grande valia para quem nunca trabalhou com a espécie em questão. Você estará contribuindo em muito para o crescimento da arte do bonsai brasileiro, ok ?
Então mesmo que você não consiga um exemplar nesta forma colete, observe e anote, pois só assim você irá deter as informações necessárias ao desenvolvimento da espécie para a prática do bonsai.
[]ão
Lando16/02/2005 20:01
Pessoal,
Quando olho para a foto daquela minha planta ali em cima me dá dó no coração. O fato é que eu havia comunicado para vocês que a planta tinha morrido... Falei num impulso por ter observado que as ramificações dos galhos estavam secando, e até grande parte dos galhos... Bom, eu fiz uma poda exatamente no meio daquele galhos principal (que dava beleza à planta), pois notei, após ter feito um corte superficial um pouco antes da dita poda, que parte do galho estava verde... Observei que em algumas regiões do tronco a casca estava verde, e em outras estava morta!
Há um sopro de esperança!
Bom, uma notícia boa foi que encontrei um novo exemplar desta espécie. Mas que nunca substituirá aquela.
Vejam a planta:

Vista de cima. Não deu para fotografar vista das laterais por causa do mato e do pedregulho...

Detalhes das folhas, ramificações e galhos.
É isso aí, pessoal!
Até mais,
Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala17/02/2005 00:01
Lando, veja só como são as coisas...
Com certeza ela vai sobreviver... lembra quando falei sobre a minha eugênia?? Não foram só os galhos... além deles vi 80% da raiz seca... e no entanto, após a poda radical, ela está muito bem.
Já os poucos Ligustros que tinha perdi neste verão... realmente tem feito muito calor aqui na Região dos Lagos, mas ano passado foi mais quente ainda, lembra?
No inverno, se você precisar de uma compania, ficarei contente. É só gritar.
Abração
Lando21/02/2005 01:05
Yuhuuuuuu!!!!
Que barato, gente!
Felipe, olha que lugar maravilhoso onde moramos...
Pessoal, dêem uma olhada nessa matéria que acabei de encontrar... Ela explica justamente o que eu vinha dizendo pra vocês em relação às plantas que observo e adimiro por aqui. Eu sabia que não estava errado... Posso comprovar agora minha exaltação acerca dessas plantas.
Observem o que dizem os últimos paragrafos! E conheçam pelo mapa a região onde resido.
http://www.riolagos.com.br/calsj/panorama-vegetacao.htm
Até mais,
Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala21/02/2005 01:31
Legal Lando,
Estou aqui já faz uns 4 anos, mas conheço muito pouco ou praticamente nada da flora da região...
Esse site eu não conhecia, mas eu já havia lido sobre a diversidade em um outro site, que infelizmente perdi em uma troca de HD, no qual se falava das espécies de Búzios, inclusive sobre a Pitangambai (pitangatuba) e sobre a Pitanga negra (tenho algumas mudas) na região.
Você falou outro dia em um lugar chamado Sana... fiquei com muita vontade de ir até lá e coletar minha predileta... Agora depois do mês de Março, já terei um pouco mais de tempo livre...
Abração