Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transplante de jabu já...

Edgard de Vinhedo11/05/2012 22:35
Transplante de jabu já...
Amigos, tenho varias jabuticabeiras, sendo um bonsai, três pré e quatro mudas. Comprei uma bandeja oval para fazer uma floresta com sete jabuticabeiras... o meu jabuticabal. Até aí tudo bem. A questão é que não aguento de ansiedade e ter que esperar outubro será um martírio. Será que encaro o transplante agora com poda de 1/3 das raízes mantendo o torrão original? Considerando essa ansiedade o que vocês fariam? Edgard de Vinhedo.
marco_avelar11/05/2012 22:43
Edgard aguente firme e resista à tentação... é normal querer mexer fora de época quando nós somos iniciantes... e também é normal os iniciantes perderem as suas primeiras plantas justamente por isso..... aguente firme kkk...

Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi11/05/2012 22:47
Concordo com o Marco. Apesar de que acho desnecessário esperar até outubro. Tão logo as plantas em geral em sua região começarem a mostrar sinais de brotação pós-inverno, pode fazer o trabalho. Por exemplo nas regiões baixas aqui do RS podemos fazer isso já a partir de agosto, sem risco de perda. Não conhecendo bem sua região prefiro não dar data, mas creio, apenas creio que ainda dentro do mês de agosto poderá efetuar o procedimento com tranquilidade.
abraço
Edgard de Vinhedo12/05/2012 14:30
Amigos, pelo visto, vou ter que pegar umas folhas de jornal, embrulhar minha bandeja; pegar minhas jabuticabeiras, colocar de volta na prateleira, e esperar... ah! como é difícil esperar... Bem, enquanto isso vou trabalhar em uns enfeites, como um portal, um pedaço de muro de pedra... sei lá mais o que... depois conto. Obrigado. Edgard de Vinhedo " o afobado".
Átila12/05/2012 18:16
Como o amigo Elio Luis disse, não é necessário esperar até outubro! Na segunda metade de agosto já pode mandar ver.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7