Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku Bonsai. Qualquer crítica construtiva sera bem vinda

Leandro Tostes14/05/2012 07:17
Shimpaku Bonsai. Qualquer crítica construtiva sera bem vinda
Fala ai pessoal bom dia,
Sai pra comprar uma flor de presente e acabei achando esse shimpaku lindo.
O preço também estava ótimo, então resolvi comprar.
Cheguei em casa e mãos a obra.
Fiz o trabalho de aramagem , mas gostaria da opinião de voces, eu gostei do resultado.
O Solo vou esperar pra trocar depois para não estressar muito a planta, que tb não é aconselhavel com essa especie.

O QUE VOCES ACHARAM

PLANTA ORIGINAL

COMEÇO DA ARAMAGEM

TRABALHO FINAL
MarcoBonsaiPoa14/05/2012 12:06
Bonsai
Uma hipótese seria enxertar galhos próximo da forquilha e depois de estabilizada cortar tudo acima fora...pois tem galhos grossos muito retos e difícil dar movimentos à eles sem os acessórios corretos! Do jeito que tá, ficou bom mas pode melhorar se compactar a folhagem em uma altura mais baixa!... Esperaremos novas opiniões!!!!
Rolz14/05/2012 12:56
Achei tb esse galho da esquerda muito reto, tiraria ele ou cortava uns 2cm a cima da forquilha e esperaria novas brotações nele.
ROGÉRIO DIAS14/05/2012 15:54
É
VÉIO,
CADA UM TEM UMA OPINIÃO,,A MINHA É QUE NA PRIMEIRA FOTO ELA ESTÁ BEM MAIS PARECIDA COM UMA ÁRVORE NA NATUREZA DO QUE NAS OUTRAS.E NÃO É ESSE O OBJETIVO DO BONSAÍSTA?AKELE GALHO SEM FOLHAS DA ESKERDA DAVA PRA FAZER UM BELO JIN.
Elio14/05/2012 19:04
Leandro, meu projeto tosco (sou muito ruim no Paint) para teu shimpaku!
E no próximo transplante inclina uns 30 graus para a esquerda.

abraço

SEKI - Elio Luis Secchi14/05/2012 20:45
De fato Leandro, a intervenção feita direcionou a planta mais para um estilo topiaria, então a intevenção sugerida pelo meu xará Elio faz sentido. Além disso, posteriormente deverá pegar estes "pom-poms", abrir, espalmar seus pequenos galhos, retirar galhinhos em excesso que crescám para baixo e para cima a fim de com o tempo poder estabelecer patamares e não apenas bolhas de massa foliar. Mas não se estresse, isso pode e deve ser feito com o tempo e conforme o tempo passa também vai se pegando o jeito. Parabéns pela ousadia e intervenção. Apenas a gente está aqui para ajudar a dizer o certo e o errado, claro que dentro também de nossas próprias limitações.
abraço
Leandro Tostes19/05/2012 08:49
Bom dia pessoal Após ler alguns comentários e sugestões dos amigos fiz algumas intervenções a mais.
Agora acho que esta com cara de bonsai fugindo um pouco da topiaria que estava antes cheio de bolinhas com vcs comentaram.
Agradeço a todos os comentários anteriores valeu galera.
O QUE VCS ACHARAM MELHOROU

Thássio fernandes19/05/2012 09:18
Leandro na minha opinião,você deveria transformar o galho da esquerda em jin,e trabalhar mais no galho da direita,e inclinando a planta um pouco pra esquerda,você deve deixar ela um pouco sem poda e depois selecionar os galhos.essa foi aprogeção que eu fiz:

espero que goste,tá mau feito por que eu editei no paint,mas dá pra ter uma ideia 😕

Abraços!!
Leandro Tostes27/05/2012 07:00
SEGUE MAIS UM UPDATE
Fala ai pessoal,
Segui alguns conselhos dos amigos do forum.
Ainda falta o transplante e aplicação da calda no JIN .
O que acharam

Anderson Neuhaus27/05/2012 13:42
Ficou muito legal parabéns!!
marcio gabiatti27/05/2012 16:15
Amigo Leandro até aqui vc fez o possivel dentro das limitações da planta ok.

Seguindo esse raciocinio de que a planta não oferece muitas possibilidades quero sugerir algumas mudanças.

Que acho que vão agregar mais beleza a ela ok.

Primeira coisa a ser feita encurtar esse jin que esta muito grande.

Segunda etapa eliminar o primeiro galho da direita que esta em desarmonia com o conjunto..

Terceira etapa abaixar todos os galhos que marquei com as setas em preto buscando uma triangulação.

Oque marquei em vermelho é para ser podado, como mostrarei nesta projeção.

Feito todas as etapas deixe ela se recuperar e tente preencher todos o espaço vazio que ficou.

Buscando algo assim:

Depois de tudo isso feito é correr para o abraço e achar um bom vaso para ela ok..

Abraçosss....
wamoura27/05/2012 17:56
Bela projeção marcio,se o nobre colega Leandro seguir suas dicas vai ficar linda
LEAO27/05/2012 23:03
Bela projeção!
Lapate28/05/2012 14:06
Olá Leandro, como sou muito novato não posso sugerir nada se conhecimento ainda, porém achei muito boa a projeção do Márcio.

parabéns pelo trabalho..

Acompanhando e aprendendo..

abraços

Lapate
Leandro Tostes31/05/2012 06:29
Nova intervenção
Conforme sugerido pelo amigo Marcio fiz algumas modificações e outras deixei com estava pq gosto do Jin assim longo e curvo acho que da um movimento a planta e acompanha a forma da planta.Ainda farei outro jim no galho a direita curvo perto do topo, assim que planta se recuperar da arramagem vou tirar os arrames e fazer o jim .

O QUE ACHARAM DO PROGRESSO

MarcoBonsaiPoa31/05/2012 08:08
Bela projeção do Márcio!!!!!!!!!!!!!

Márcio, tu ficando bom nisso rapha!!!
Elio31/05/2012 10:12
Leandro, em foto a gente só vê em duas dimensões, assim parece que a planta está inclinada para trás, correto?
Se assim estiver, pode usar o outro lado como frente ou então puxar toda a parte superior da planta para frente.
Todo bonsai deve ter uma leve inclinação para frente, jamais para trás como se a planta estivesse "fugindo"
Existe duas explicações para inclinar para frente:

1. Reverência do bonsai ao espectador;
2. Quando estamos embaixo de uma árvore a visão é de que ela está se inclinando para nós.

Espero ter ajudado.

abraço
Leandro Tostes02/06/2012 12:19
Conforme sugestão dos amigos segue um UPDATE DA PLANTA.
Mudei a frente conforme foi sugerido pelo Elio, curvei dando um belo movimento um galho frontal que futuramente vai virar um belo Jin.
planta ja tinha o belo Shari e u belo nebari que ficou bem mais exposto.
Espero que gostem.
o que acharam
GRATO
Leandro Tostes

Elio02/06/2012 19:30
Leandro, se vc levantar um pouco (não tão inclinado para frente) e virar para a esquerda esse ápice que irá virar Jin acho vai ficar beleza