Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

Paulo henrique leite22/05/2012 21:27
Ficus
Olá amigos!
gostaria da ajuda de voces, esse ficus eu adquiri de um amigo, ja estava bem desenvolvido apenas preciso estiliza-lo!!!
como estava:

após coloca-lo em um vaso ele ficou assim:
Frente

Atras

lateral

o objetivo é que esses galhos mais baixos sirvam como base para fazer as galhas
mais ou menos como este aqui:

mas sinseramente quero a opinião de voces a critica sempre é bem vinda assim posso tentar melhorar!

😉
Felipe Lembi22/05/2012 21:49
Olá,
Eu assim como voce, passei por esta ansiedade onde oque mais queremos é ter uma planta dentro de um vaso bonitinho para chamar de bonsai.
Este ficus realmente tem um bom potencial para se tornar um bonsai de qualidade, visto que o ficus emite raizes aéreas facilmente, oque para nós é favoravel quanto a melhoria do nebari, e também uma boa sinuosidade no tronco.
Oque eu como iniciante recomendaria, é que vc escolha uma bacia grande bem perfurada na lateral e no fundo, com um substrato bem drenante com cacos ceramicos, pedrisco, terra preta(esta em pouca quantidade), e carvão vegetal. Particularmente eu utilizo areião de construção junto.
E que replante ela neste recipiente, pois o crescimento será bem maiss vigoroso, e a saude da planta irá conseguir suportar as intervenções mais drásticas.
Para daqui a algum tempo quando a planta se recuperar vc fazer uma poda drástica, para estimular brotações.
Mas se o seu desejo é deixá-la neste vaso, não há problemas, porém vai ser nescessario um replantio em um ou dois anos, e o desenvolvimento dela será bem mais lento se comparado com a bacia.
Quanto aos locais de poda deixo para os mais experientes opinarem.

Grande abraço