Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai morrendo?

alefrangel23/05/2012 10:09
Bonsai morrendo?
Há 3 anos comprei um bonsai Ligustrium de 22 anos, no entanto, a um tempo atrás, percebi que a base do seu tronco estava ficando marrom e, recentemente, um de seus ramos principais perto da base secou.
Com um estilete, deu uma pequena descascada na parte marrom do tronco e vi que por dentro está seco.
Será que o bonsai está com alguma doença? Gostaria da sugestão de vocês.
Seguem as fotos que tirei.
Desde já agradeço.

SEKI - Elio Luis Secchi23/05/2012 21:16
Suponho que sua planta está ficando bastante tempo dentro de casa? Ou não? Todo bonsai deve ficar em local externo, exposto a sol, ventos, chuvas, enfim todas as variações climática. O ligustro talvez seja uma das plantas mais difícies de morrer, porém dentro de casa qualquer planta morrerá. Mesmo tendo secado uma parte do tronco e que ocasionou a secagem do galho que era alimentado por este veio de casca, a planta pode ser recuperar bem e viver muitos anos apenas com parte do tronco verde.
Parece-me também que o substrato está bastante compactado e encharcado. O amigo diz que tem a planta há 3 anos. ela já foi replantada alguma vez? Se não foi, também tem o fato do vaso poder estar totalmente tomado ppor rízes que não tendo prá onde desenvolver também serve de motivo para abortar galhos e secar tronco... tem bastante situações a analisar por aí.
abraço
alefrangel23/05/2012 23:18
Elio Luis Secchi escreveu:
Suponho que sua planta está ficando bastante tempo dentro de casa? Ou não? Todo bonsai deve ficar em local externo, exposto a sol, ventos, chuvas, enfim todas as variações climática. O ligustro talvez seja uma das plantas mais difícies de morrer, porém dentro de casa qualquer planta morrerá. Mesmo tendo secado uma parte do tronco e que ocasionou a secagem do galho que era alimentado por este veio de casca, a planta pode ser recuperar bem e viver muitos anos apenas com parte do tronco verde.
Parece-me também que o substrato está bastante compactado e encharcado. O amigo diz que tem a planta há 3 anos. ela já foi replantada alguma vez? Se não foi, também tem o fato do vaso poder estar totalmente tomado ppor rízes que não tendo prá onde desenvolver também serve de motivo para abortar galhos e secar tronco... tem bastante situações a analisar por aí.
abraço

Ela fica em uma área externa, na minha varanda do apartamento, mas realmente eu nunca replantei o bonsai. Acho que isso poderá ajudar a recuperá-la, realmente.
Obrigado pelas informações e pela esperança de que o meu bonsai poderá sobreviver.
Grande abraço.