Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junípero, não sei a espécie

André Luiz Santos23/05/2012 21:51
Junípero, não sei a espécie
Comprei esses juníperos em 2007, foram 3 vasos, haviam 2 mudas em cada.Aproveitei 4 mudas, uma fiz um bonsai independente, três foram plantadas em grupo, as demais doei.

Aqui eles já haviam sido desmembrados de sua vasos originais, já tinham alguns meses de "independência" .E a pedra de praia que eu guardava a algum tempo.

Antes delas irem para a pedra eu fiz uma pré-aramação e poda.

Terra e as acomodações de cada uma na pedra.

Musgo e pedras colocados...e estava "pronto" o trabalho...em 2007.

5 ANOS DEPOIS..., durante esse tempo, elas não engrossaram muito devido o recipiente ser raso e tal, mas satisfatórios.
Tem meses que eu queria aramar e dar uma boa podada...além de trocar o substrato que ate hoje não substitui ainda.Eu ficava com preguiça...pois sabia que seria trampo para um dia todo só de aramação, e devido eu passar a semana toda longe de casa, meu tempo é sempre muito curto.
Então algumas semanas atrás tomei atitude, dei uma podada e passei uns arames, não troquei o substrato porque não deu tempo, vou esperara o período certo para fazer isso.

Sequencia do trabalho

Os palitos de dente são para as sabiás não pousarem no musgo, elas ciscam tudo para procurarem minhocas e insetos, ai tiram tudo do lugar, mas é muito bom ver elas em meio ao jardim.

Aqui eu havia podado um galho grande.

Aqui eu estava visualizando o galho da direita...o possível ápice e oque iria transformar em madeira morta.

Futuro ápice aramado e começando a limpar a futura madeira morta.

Bom...a cadelinha gostou.

Faltam alguns ajustes na kengai, e quando eu replantar(terra de cinco anos) tenho que alterar o posicionamento delas, principalmente da arvore principal.

Abraço.
Lucinei Reis24/05/2012 00:05
Ficou muito bom seu trabalho !!!!!!!!!!!!!
André Luiz Santos24/05/2012 18:08
Valeu Lucinei, assim que der, vou dar uma trabalhada nas partes mortas fazer outros jins e corrigir alguns movimentos de galhos, ai eu posto pra gente trocar ideias.
Abraço.
Luni24/05/2012 23:32
Parabéns!!!
Lapate28/05/2012 12:45
Muito bonito seu trabalho André,

Na verdade achei impecável... e gostei da solução dos palitos 🙂

acho que as pedras e o musgo derão o toque final no projeto em 2007.

Vou ficar aguardando e evolução do "novo" projeto.

mais uma vez Parabéns.

abraços

Lapate
André Luiz Santos28/05/2012 17:54
Luni e Lapate, muito obrigado, em relação aos palitos, eu aprendi aqui no fórum, não me recordo de quem foi o tópico.
Abraço.