Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa flores

12
adriano paes24/01/2006 01:53
Serissa flores
Ola!
Tenho uma duvida que acho que servira ate pra muitos pois nao achei e nao sei quando a serissa comeca a florecer...com quanto tempo e qual eh a epoca...se alguem souber.....
Felipe Frango Zappala24/01/2006 03:50
No clima certo, com uma boa adubação, uma muda bem jovem já produz flores. Infelizmente, apesar de ser uma planta que gosto muito, aqui é a única espécie que não consegui levar adiante. Cheguei a comprar mudas de poucos meses para tentar adaptar. Mas mesmo com toda dificuldade, tive mudas jovens de 1 a 2 anos que floresceram. Ela costuma florescer em um largo período, geralmente da primavera ao verão... aqui a coisa era tão louca que florescia em outras épocas. Quando você enxerga o botão, no mesmo dia ou no dia seguinte a flor já está lá... é bem rápido.
Todas as minhas eram variegadas, não deixava muito ao sol, mas não tinha jeito... era chegar ao verão e as folhas secavam em 4 dias.
Elas gostam de lugares úmidos, e não suportam com facilidade muita incidência de sol.
A única que sobrou levei para uma cidade com clima mais ameno e parece até brincadeira, mas está tão desenvolvida, que se me falassem que era outra eu acreditaria.

Abração
Chris Roger Pires24/01/2006 12:34
serissas
E ai moçada tenho tido bons resultados com minhas serissas,variegata ,chinesa ,"japonesa esta tem uns detales rasa nas flores. aqui em Goiania e muito quente, tenho usado o seguinte metodo:
sombrite 50%
Agua 2x dia adubo farinha de osso
formação do substrato:
50% terra de jardim (vermelha )
25% terra preta sem adubo
25% areia de construção

Asvezes uso pedriscos substituindo a areia e ai amigo è flor o ano todo
em lugares mais quente aconcelho esta proporção no substrato,postarei fotos em breve
abraços
sergioturbo1025/01/2006 22:05
Essa arvore tem um nome popular? nunca ouvi falar nela aqui no sul. Ela é muito bonita.
Felipe Frango Zappala25/01/2006 23:12
Tem sim... alguma coisa com relação as flores... se não me engano, árvore das mil estrelas, ou coisa parecida.

Abração
sergioturbo1026/01/2006 07:53
Obrigado Felipe, vou procurar nas floriculturas ver se consigo uma muda.
gago26/01/2006 11:17
que estranho Felipe, aqui é um calor infernal e as serissas parecem ser as mais adaptadas tenho 3 aqui super saudaveis apesar do calor
e eu achava que elas se amarravam em "insolaçao" eu as deixo pegar sol o dia inteirinho
Felipe Frango Zappala26/01/2006 18:30
Sei lá Gago... pode ser o vento então. Só sei que aqui eu não consigo resultado.
Abração
adriano paes27/01/2006 23:30
Estranho mesmo......aqui esta um verao de temperaturas altas...um calor infernal mesmo e a minha serissa esta bonita como nunca.....
Felipe Frango Zappala28/01/2006 00:43
Pensando bem estou lembrando de uma coisa... no começo com substrato somente terra preta, algumas foram bem, na troca para o substrato com mistura de pedrisco é que foi complicado para todas...
adriano paes28/01/2006 01:05
Olha eh ate legal comentar...eu usei pra ela uma mistura comum mesmo de terra e ela tah legal
jackson28/01/2006 05:24
Oi gente,

minhas serissas estão em pedrisco, telha e carvão tudo em 1/3, ficam no sol direto por umas 9 horas sem sombrite, molho 2 vezes por dia e adubo uma vez por mês com 10-10-10 granulado.

essa tem uns 5 anos e foi formadas por estaquia. é muito resistente, como dizem, "o difícil é acabar com uma serissa".

[]s
Felipe Frango Zappala28/01/2006 14:36
Pois é, quer exemplo melhor que esse...
Jackson, você tem alguma variegada? Vê diferença entre elas?

Abração
jackson28/01/2006 15:53
aeh Felipe,

Tenho umas variegatas em formação, mas demoram muito mais para crescer, e tendem a secar, mais rapidamente, alguns galhos, sem muita explicação, no mais são bastante resistentes tbm.

[]s
adriano paes28/01/2006 17:08
eu acho que a serissa eh uma das melhores plantas para iniciante......intaum ai no caso ela eh muito facil mesmo de cuidar....
Angela Fernandes28/01/2006 17:54
Amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Lutei muito para me adaptar a serissa ou ela a se adaptar a mim !!!!! HIHIHIHIHIHIHI 🙄 🙄 🙄 🙄

Ela é uma planta super resistente, mas temos que ver qual o tipo. A serissa dobrada (as flores aparecem uma sobreposta a outra - é belíssima), me parece a mais fácil de cuidar e pelo menos aqui não gosta de muita água.
A comum, uma florzinha branca lindinha que ao aparecer o botão ele é roxo, merece o mesmo tratamento.
Já a serissa nipônica ou japonesa, possuo 2, uma pequenina e outra que estou lutando para sobreviver. Já esteve no CTI e estava em vaso de bonsai, toda trabalhada, bela. Repentinamente o ápice começou a FENECER e outros galhos também. Imediatamente coloquei a planta num escorredor e ela parece que está se recuperando.

Uso o substrato igual para todas as plantas.... Por enquanto elas agradecem

Serissa !!!!! Eis uma planta difícil......

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Marco Nascimento29/01/2006 19:57
Felipe, acho que vc errou mesmo foi no substrato, os pedriscos não retém nenhuma umidade e isso é fundamental pra serissa, experimenta outra tentativa com um substrato com uma melhor retenção de água ou coloque até mesmo um prato com água debaixo dela nos dias mais quentes...
Quanto ao sol, ele interfere mais na floração, a Serissa sobrevive bem à meia-sombra.
Um abração.
adriano paes30/01/2006 02:31
o marco tem razao nisso que disse....boa ideia marco!
Felipe Frango Zappala30/01/2006 14:04
Acredito que é isso.
Ao menos a variegada precisa desses cuidados.

Abração
Angela Fernandes30/01/2006 20:04
Amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Depois de um dia todo sem Internet..... EIS UM DOS PROBLEMAS QUE A CHUVA CAUSOU EM NITERÓI... CHUVA NÃO..... DILÚVIO MESMO...

Acho que estou de volta.

Bem, me lembrei de uma coisa sobre serissa. No encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Bonsai, havia uma serissa lindinha, toda florida e sob o vaso, havia um prato cheio de areia e super úmido.

Felipe, se achar a foto vou encaminha para você.

Abraços

Felipe Frango Zappala31/01/2006 19:03
A Planta da Angela.

Abraços.
Kaloyo31/01/2006 19:08
Acho graça voces dizerem que a serissa é uma espécie resistente!
Aqui em Portugal é muito sensivel!
Angela Fernandes01/02/2006 00:14
Amigo querido Felipe !!!!! 😂 😂 😂

A planta não é minha, acho que pode ser da Regina Suzuki.... não me lembro de quem é ❗ ❗ ❗

Mandei as fotos das 2 para você ver como a proprietária as mantem.

Beijos

Felipe Frango Zappala01/02/2006 00:29
Tem razão angela... desculpe, aó agora fui perceber.

As que eu tinha eram com as folhas variegadas e flores brancas...

Abração
adriano paes01/02/2006 10:47
fazer a rega mais vezes por dia em dias mais quentes nao daria na mesma????
12