Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

COMO COMBATER ARANHIÇO ' PRAGA MALDITA'

12
Elio02/07/2012 16:01
stormridersp escreveu:
Helio, quando eu morava em Barcelona, a cidade com mais pragas que ja vi, tinha uma pequena "horta" caseira, e por serem plantas classificadas como "alimentos", não era uma opção usar pesticidas quimicos e, apesar do Neem (Nim) ser um tanto lento no controle de pragas, no final sempre funcionou. La tivemos de tudo, cochinillas, pulgones, lagartas, arañas rojas, formigas, mosca blanca...

Uma outra solução nossa era ter outros tipos de planta por perto, como mentas, pimentas, cactus e flores diversas, que por sua vez ajudavam a diversificar o interesse das pragas.

Storm, desculpe insistir!

Eu tenho óleo de Neem e uso.........como preventivo!

Infestação de aranhiço vermelho (ácaro) não acaba com Neem.

Aí cabe uma pergunta: Vc, na Espanha, constatou realmente que alguma planta estava com aranhiço vermelho (olhando com lupa) pois é como se enxerga e combateu e eliminou definitivamente essa praga, simplesmente com Neem?

Se isso realmente ocorreu me desculpe pois então estou errado!

abraço
stormridersp02/07/2012 16:06
Na Catalunya essa praga chama araña roja e atacava a parte mais baixa da planta, na terra e raizes. Usamos Neem em rega 1x a cada 2 semanas na fase vegetativa para que a infestao de verão estivesse controlado até antes da floração/frutificação de outono.
Elio02/07/2012 16:28
stormridersp escreveu:
Na Catalunya essa praga chama araña roja e atacava a parte mais baixa da planta, na terra e raizes. Usamos Neem em rega 1x a cada 2 semanas na fase vegetativa para que a infestao de verão estivesse controlado até antes da floração/frutificação de outono.

Palavras de um espanhol: "No me creo que con el aceite de Neem se pueda controlar una plaga de araña roja y menos que las puedas quitar con las manos, hay veces que ni con los acaricidas"

....outro: "Desgraciadamente cuando la plaga se nos ha escapado de las manos y amenaza seriamente el desarrollo de nuestro cultivo, no nos queda más remedio que la lucha química. En este caso deberemos de buscar un acaricida que tenga una peligrosidad baja para la fauna y un plazo de seguridad corto. Funciona muy bien el acaricida Doble acción de Compo."

Storm, como eu disse, preventivamente, eu uso o Neem também! Mas, quando infestado, não acredito que Neem resolva...........com certeza!!!
Lili Nagao07/07/2012 01:53
Ois! Lá no sítio, tentamos seguir o máximo possível os preceitos da produção agroecológica, e evitamos muitos produtos quimicos bem conhecidos pelo pessoal do Fórum. No caso de uma infestação, os químicos tem resultado mais rápido que os produtos naturais. Mas como prevenção, as receitas naturais são muito eficientes.
Outro dia o Ricardo, o agrônomo que nos orienta, me enviou uma cartilha muito interessante da EMBRAPA, com caldas alternativas no combate de pragas e proteção das plantas. Caso alguém se interesse, vou deixar o link no final da msg.
Ainda segundo ele, é recomendável fazer o teste numa planta piloto e aguardar 21 dias em observação pois existe a possibilidade de fito-toxidez da planta. Ele também me falou sobre a calda de cebola que, segundo ele, espanta qquer pragas ou insetos. Só q essa vou ficar devendo, pq nao peguei a medida correta dos ingredientes. Abç a todos!
http://pt.scribd.com/doc/99344776/Cartilha-de-Preparo-e-Uso-de-Caldas-Alternativas-em-Controle-Fitopatogenos
Bruno Frigato26/07/2012 04:55
amanhã vou testar na minha shimpaku, fumo de galo misturado com água e um pouco de alcool curtido por 1 dia, o cara falou que é tiro e queda! =)
Ricardo L C26/07/2012 08:01
OQ SERIA FUMO DE GALO???
Bruno Frigato26/07/2012 14:56
então, é aqueles pacotes de fumo galo que os outros fumam...kkk
Apliquei hoje de manhã ao chegar do serviço, agora vou aguardar... Seria 1 aplicação por semana?
Ricardo L C26/07/2012 17:12
NÃO TENHO EXPERIENCIA COM ESSA RECEITA, MAIS O IDEAL É UMA VEZ POR SEMANA MSM .
12