Amigos, vou mostrar o trabalho que estou fazendo baseado nesta técnica que também é executada pela regina Suzuki. Ela foi mostrada pela Regina em um Evento que participei. No ano passado comprei alguns Pns e Pvs da regina, porém plantas que ainda não tinham sido submetidas a técnica, então segue aí o trabalho que executei. Finalizando com um planta onde já aparece o resultado final, sendo esta planta já enviada pela regina com a técnica executada e finalizada.
Retirando a planta do vaso, se retira com hashi o substrato de cima para baixo, mais ou menos metade ou até 2/3 do substrado, deixando em baixo um torão de segurança.
Aperte as raizes com a mão, juntando-as. Não tem inportância se ficou alguma sobra de substrato porque ele será fundido junto, inclusive ajudando no aumento do volume e consequentemente na futura grossura do tronco que será formado pelas raizes fundidas...
Amarre fortemente com arame. Vejam abaixo o restante do torrão que ficou.
Replantado a parte enrolada com arame fica exposta. Com a incidência de luz já vai adquirindo a textura de tronco ao invés de textura de raiz...
Resultado após (?) anos... Esta é a planta que já veio assim da Regina.
Bom, estou esperando o tempo passar para minhas plantas crescerem e fazerem a fusão de raízes. Creio que em 2-3 anos já estejam como as da Regina.
abraço