Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vídeos com Dicas para iniciantes no Bonsai

12
Mcdonald24/05/2012 17:20
Vídeos com Dicas para iniciantes no Bonsai
Olá amigos do fórum do atelier do Bonsai..
Ando meio afastado mas é por causa de uma obra que estou ajudando na casa da minha mãe. Ela é sozinha e não tá sobrando muito tempo.
Preparei este vídeo para ajudar a quem precisa fazer caqueira de tijolos para misturar no substrato do Bonsai.. O que é de suma importância para a vida da planta.
Quem gostar e quiser se inscrever no canal fique à vontade. Estou preparando mais vídeos e postarei futuramente..
http://www.youtube.com/watch?v=HwSp_24tm9I
Grande abraço a todos.
Marco Costa24/05/2012 19:19
Cara...eu cansei só de ver....kkkk. Mas, vale a pena ne.
Mcdonald24/05/2012 19:27
Marco...
Vale a pena sim meu véio.. Dá uma aparência muito boa e reduz o risco de morte da planta durante um dia de muito calor...
Espera pra ver o vídeo de um yamadore que to editando então.. ai cansou mesmo...rs
Nelson J.Monteiro25/05/2012 23:34
Caqueira de tijolos
Ola Mcdonald, foi vc. o primeiro contato no Atelier, se lembra? Gostei do seu video. Também tenho feito caqueira de telhas. Gosto de usar telhas claras com grãos um pouco maior, como acabamento na superficie do substrato, tem como vantagens: quando molhar evita que a agua retire o substrato, realça o verde das folhas e com o tempo fica com uma tonalidade esverdeada. Costumo moer as telhas usando uma barra de ferro (vergalhão grosso ou cavadeira). Coloco os cacos em tubo de metal ou pvc, tendo como fundo uma madeira grossa. Desta forma permite que o trabalho seja feito de pé, cansando menos, e evita que os cacos se espalhem. No R. de Janeiro existe uma empresa que vende areia e cacos no tamanho usado em substrato. Saudacões do eterno aprendiz.
Mcdonald26/05/2012 02:32
Po que legal Nelson... Valeu ai pelo comentário... Então, existem vários métodos.. Tem gente que tem uns moedores grandes, que são os mais aconselhados... hehehehe. outros são como nós.. aprendizes..rs. mas o importante é o pessoal saber da importância dela no substrato do Bonsai..
Grande abraço
LUIZ ARTHUR29/05/2012 20:04
McDonald,

Cara lembrei da última caqueira que fiz aqui mas, a minha foi com tijolos velhos que catei jogados na rua aqui de casa. Dá uma trabalheira mas, também uma satisfação porque foi a gente mesmo que fez!!!

Abraço
Mcdonald29/05/2012 22:08
Isso é verdade.. Legal olhar para os vasos e pensar que foi trabalho seu...rs.
romeucr30/05/2012 12:12
Incentivado pelo tópico resolvi fazer cacos de telha também.. só que como possuo apenas martelo como ferramenta, deu um trabalhão!

Queria ter lido a dica do Nelson antes.. me parece mto mais fácil deste modo. Meu maior problema foi depois limpar a área.. kk
Marco Costa30/05/2012 12:22
Gostei da dica do Nelson. Vou tentar fazer por aqui.
Mcdonald30/05/2012 21:35
Tem um amigo meu que tem outra técnica.. rs
Ele vai nas lojas de material de construção e no setor onde vendem tijolos, ele pede pra peneirar o material que fica no chão... Aí sim é moleza.. só peneirar e levar.. não precisa quebrar nada..
Mais uma dica... O importante é usarmos o bendito...hehehe...
Marco Costa30/05/2012 22:07
Hoje eu estava dando uma volta de carro com meu filho e me deparei com um resto de construção jogado fora. Tinha muitos pedaços pequenos de tijolos.

Adivinhem o que eu fiz? kkkkkkk
Ricardo L C30/05/2012 22:32
COMO MEU MOINHO FACILITA A VIDA DE V A G A B U N D O HEIN.
KKK
Mcdonald31/05/2012 00:48
Ricardo L C escreveu:
COMO MEU MOINHO FACILITA A VIDA DE V A G A B U N D O HEIN.
KKK

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
pode crer meu véio....
Muito obrigado pelo empréstimo e gd abraço
PINO31/05/2012 11:07
buenas pessoal,

realmente da um trabalho, já tentei várias maneiras, marreta, martelo, tela para peneirar, hoje tenho utilizado com sucesso um moedor de grãos manual
http://img.alibaba.com/photo/429568148/CORN_GRINDER.jpg

para ajudar no processo, deixo os cacos grandes dentro de um balde com água por vários dias, isso faz com que não solte poeira, e deixa os pedaços mais uniformes.

valeu
Thássio fernandes31/05/2012 12:01
cara o video é expetacular,foi muito bom você ter postado
MarcoBonsaiPoa01/06/2012 08:30
Fala Pino!!!!!!!!!!!

E ae rapha! Quando que tu vai dar as cara! Temos que combinar uns arrancadori! Estou repassando as informações daquele email!!! abç

Mac! Ví o vídeo da caqueira e do yamadori da azaleia! Tu abriu tópica para aquela azaleia? Fantástico material, fico na torcida!

Estes cacos são um pesadelo, ainda vou mecanizar este trabalho!
Angela Fernandes04/06/2012 10:44
Amigo Mcdonald !!!!
Ufa !!!!!!!!!!
Fiquei até cansada só de ver a trabalheira.
Parabéns !!!!
Bela matéria !!!!
rorobles08/07/2012 19:07
Argila expandida
Amigos, Boa noite, estava lendo o forum e fiquei com uma dúvida, podemos utilizar Argila expandida, em granulometria pequena? achei algumas empresas que vendem com granulometria entre 2 e 5mm. Será que dá o mesmo resultado?
Obrigado, Grande abraço....
Mcdonald08/07/2012 21:06
Fiz mais um... e pra não ficar abrindo tópico segue aí o link...
http://www.youtube.com/watch?v=0vR98jhghY4
Um abraço
Mcdonald09/07/2012 03:57
Rorobles...
a argila expandida já rendeu um baita tópico aqui no fórum. Uns dizem que é bom e outros dizem que não. O fato é que pra mim e alguns não foi bom, mas pra outros é.. O negócio é tentar, vai que dá certo pra vc. Eu mesmo já aboli a técnica do escorredor mamadeira. Vai tudo pra bacia grande direto. E também não troco a caqueira por argila. É meio dia de trabalho para vários vasos.. Dá pra quase um ano, já que a caqueira vc só usa no substrato do bonsai já no vaso definitivo.
Abração
Mcdonald13/08/2012 01:07
Mais um vídeo galera.... Falando da Tiamina como Hormônio enraizador...
Tá meio cômigo e pra dizer a verdade não gostei muito, mas como já foi postado vou deixar como está. Vou continuar com a linha séria antiga...
Espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=CN2NDLaTh6s
Mcdonald27/08/2012 13:00
Poooooooooooxa vida.. Parece que ninguém tá gostando...

Mais um vídeo. Falando sobre falso transplante.

http://www.youtube.com/watch?v=IVawZrYrUhs&list=UUzk24I0-cl1uV_B_7v3Dz7g&index=1&feature=plcp

Se estiver incomodando o tópico me avisem..
Abraço a todos.
Denis Araújo11/01/2013 09:21
Os videos não estão mais disponíveis.
André Rocha11/01/2013 09:37
Pois é, aconteceu algo!

Vamos ver se o Mc coloca eles de novo.
TheThality11/01/2013 10:21
Tb não estou conseguindo ver os vídeos.

"Este vídeo não está disponível."
12