Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku 2 anos

Paulo R B de Medeiros27/05/2012 21:24
Shimpaku 2 anos
tenho esse shimpaku bem pequeno ainda, e quero começar a trabalhar nele, alguém tem alguma idéia de que estilo seguir ? ele tá num vaso um pouquinho maior que esse dae da foto agora...

marcio gabiatti28/05/2012 12:29
Amigo Paulo vai minha sugestão para ela:

Abraços..
Paulo R B de Medeiros28/05/2012 14:36
hum, interessante, obrigado pela idéia
Elio29/05/2012 19:13
Paulo, muito boa a projeção do Márcio. Inclusive o detalhe do Shari terminando em Jin, atravessando o tronco. Ah, e pode fazer sem medo.

abraço
Paulo R B de Medeiros02/06/2012 18:52
Elio, ou alguém poderia me explicar o que seria ''o detalhe do Shari terminando em Jin'' ?
Elio02/06/2012 19:34
Paulo R B de Medeiros escreveu:
Elio, ou alguém poderia me explicar o que seria ''o detalhe do Shari terminando em Jin'' ?

Paulo, veja na projeção do Márcio que ele "descascou" o tronco desde a base até o galho que, se for todo descascado, se transformará em Jin.
É um artifício que se usa para "envelhecer" a planta.

JIN = galho descascado (morto)
SHARI = tronco descascado (madeira morta)

abraço
Paulo R B de Medeiros03/06/2012 15:28
muito obrigado
Paulo R B de Medeiros26/09/2012 12:22
Atualizando, porém, sem fotos dessa vez.. atualizando uma dúvida rsrs

a planta está muito bem, já deu até uma crescida nesses meses, porém surgiu uma duvida, nunca aramei nenhuma planta, e esse shimpaku possui os galhos finos, e pretendo aramar ele quando chegar a época, como os galhos sao finos, nao preciso proteger a madeira né ? (camara de pneu, etc) só preciso me atentar para a epoca de tirar o arame, para nao ferir tanto a madeira, estou correto ?
Elio26/09/2012 19:25
Paulo R B de Medeiros escreveu:
Atualizando, porém, sem fotos dessa vez.. atualizando uma dúvida rsrs

a planta está muito bem, já deu até uma crescida nesses meses, porém surgiu uma duvida, nunca aramei nenhuma planta, e esse shimpaku possui os galhos finos, e pretendo aramar ele quando chegar a época, como os galhos sao finos, nao preciso proteger a madeira né ? (camara de pneu, etc) só preciso me atentar para a epoca de tirar o arame, para nao ferir tanto a madeira, estou correto ?

Paulo, Shimpaku só se protege tronco e galhos grossos. Finos não precisa até porque qualquer marca que fique sai rapidamente. Cicatriza fácil.

abraço