Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus variegata raiz aerea..

Diego Santana29/05/2012 10:32
Ficus variegata raiz aerea..
Ola amigos venho depois de algum tempo postar alguns trabalhos, este é um ficus variegata que praticamente todos bonsaistas torcem o naris quando falam sobre a variedade..
Esta comigo a alguns anos, e a 3 anos veem sofrendo esta educação de raizes sobre pedra....
Ficou 2 anos assim em baixo de uma bancada...

Nao se desenolve muito bem por conta da areia grossa para formação das raizes aereas...

Apos 1 ano olha a copa como esta bem formada...

O plastico foi sendo retirado aos poucos 5 cm a cada mes, para nao judiar tanto da planta...

Nao gostei do resultado das raizes barrigudase mal distribuidas...

Com a desfolhas a planta quase nao apresenta coloração verde....esta ficando branca..

Muitas raizes enbaraçadas...

Este ano fiz a correção das raizes...

Pedra de cimento aerado...
AguiaR29/05/2012 12:34
Diego, muito bonita a sua planta. Realmente, as pessoas torcem o nariz quando se fala dessa espécie, entretanto, eu vejo uma beleza nela que me agrada.

Tenho uma que já fiz umas 4 desfolhas em 1 ano (sem conhecimento de causa), hoje, as folhas delas são bastante pequenas, com cerca 1,5cm de comprimento (pecíolo à ponta da folha). Elas realmente, ficam brancas, quase não se vê uma tonalidade esverdeada, principalmente quando há sol a pino.

A modificação nas raízes que você, foi um diferencial no conjunto. Está mais harmonizado. Parabéns pelo trabalho.

Quanto a minha, preciso colocar ela numa bacia, para poder engordar... depois começarei a trabalhar nela, pois como comecei com ela e fiz vários procedimentos sem conhecimento de nada, ela está pescoçuda, com algumas ramificações, mas nada que sirva por ora.

Mais uma vez parabéns!
Muito bonita! 😄

Abraços
Diego Santana29/05/2012 13:13
Esqueci de comentar que este tronco era totalmente reto, e fiz 2 fraturas para dar movimento, observem pela foto que o calo esta quase fechado....
wamoura29/05/2012 19:05
Linda parabéns,também muito me agrada esta espécie.
LEAO29/05/2012 22:20
Beleza!!
MarcoBonsaiPoa30/05/2012 18:16
Bonsai
Diego blz!? Tava sumido das bandas!

Tô no cel e não consigo ver as fotos, mas tenho certeza que deve ter ficado gabarito seu trabalho com ela. Quando chegar em casa vou ver! Abç
Diego Santana31/05/2012 08:56
Marco a correria do dia a dia nao me deixa muito tempo para postagens....
MarcoBonsaiPoa31/05/2012 09:16
A correria e a falta de tempo é a nova praga dos tempos modernos! Eu estou respirando mais aliviado ultimamente, mas por pouco tempo. A vida nos exige respostas! Não nos é permitido parar, somente adaptar-se!

Ficou muito bom cara, não cogitou mais umas gramídeas e musgos entre as raízes e no topo em geral em volta da árvore? Iria contrastar bem a rocha, o verde em cima com o verde embaixo mais a coloração da folhagem!

abç
ROGÉRIO DIAS31/05/2012 10:56
é
E TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DESSA PLANTA PRA BONSAI.
Diego Santana31/05/2012 11:56
Marcos a vegetação das fotos da pra ver a retirada da parte baixa, é que fiz a retirada do substrato, e a vegetação nao fechou ainda...
Átila10/06/2012 10:33
Cara... tá ficando muito bom! E bem natural; o que ao meu ver é o mais difícil de se conseguir nesse estilo. A rocha então... ficou perfeita.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
gil_fuka04/12/2012 21:40
Muito legal a evolução dela!

Está lindíssima!

Parabéns!
wellingtonfonsecan04/12/2012 22:32
Show de bola Diego, bela composição, Parabéns, Abraços Irmao!
Lucinei Reis04/12/2012 23:30
Ótimo trabalha você está fazendo Parabéns!!
Diego Santana05/12/2012 09:17
Obrigado a todos...
Claudio Soares II27/05/2013 16:15
Poderia postar alguma foto atualizada para acompanharmos a evolução?? obrigado
Rogério28/05/2013 12:30
Queria ver como está hoje em dia...
Diego Santana28/05/2013 15:45
Amigos como esta em solo de definicao, quase nao envoluiu pois o solo é muito pobre, e pouco solo, pois acredito que esteja finalizada....