Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tirem a minha duvida

Marco Costa29/05/2012 18:35
Tirem a minha duvida
Pessoal, eu leio aqui as pessoas escrevendo "planta leitosa" e "planta lenhosa". Eu gostaria de saber o que é uma coisa e o que é a outra e por que as plantas leitosas não são boas para bonsai.

Desde já obrigado.
wamoura29/05/2012 19:00
a planta lenhosa é aquela que seu tronco e galhos produz madeira,lenha;a madeira permite ao bonsaista dar forma ao bonsai por meio de aramação e outros metodos.a leitosa é exatamente o contrário( não sei como lhe esplicar essa espécie,outros colegas ajudaram).
Marco Costa29/05/2012 19:17
Wamoura, a primeira parte eu entendi bem, mas a segunda, confesso que nao entendi, mas, valeu pela participação, metade da duvida tirada..kkk
LUIZ ARTHUR29/05/2012 19:18
Marco Costa,

Tentando ajudar ao amigo wamoura em explicar, planta leitosa tem o caule muito poroso e com muita seiva, normalmente branca por isso chamam de leite.
O Caule poroso não tem como aramar, ele estoura muito facilmente e se você conseguir aramar depois de tirar os arames ele voltará praticamente a forma que era anteriormente.

Abraço
Elio29/05/2012 19:34
Complementando, leitosa é como o Luiz explicou, contudo, embora se deva ter cuidado na aramação, é perfeitamente viável o uso como bonsai e com aramação. Exemplo: Todas as espécies de Ficus.
As plantas de lenho duro são mais duráveis (Coníferas, azaleia, Buxus, etc)

abraço
wamoura30/05/2012 09:41
Marco com sua dúvida acabei aprendendo tb,kkk
Marco Costa30/05/2012 11:58
Wamoura, isso que é bom em forum. A duvida de um é a dúvida de muitos.