sergioturbo1025/01/2006 19:56
Ficus minha primeira aramação, o que acham?
Felipe Frango Zappala25/01/2006 21:54
Fala Sérgio, no caso você fez uma poda e está agora esperando as novas ramificações, certo? Então acho que ficou bom. Talvez (não consegui ver direito pelas fotos) tenha faltado um pouco de profundidade... mas está legal. Essa espécie tem brotação vigorosa, e com a nova brotação, você vai ter uma copa bem mais densa, podendo optar pelas inumeras variações dos galhos que vão surgir. Tenha em mente que da segunda poda em diante, você já tem que dar uma direção quase definitiva nos ramos que vão realmente ficar (espessura), ou então podar com menor espaço de tempo.
Sua visão foi muito boa. Parabéns.
Abração
Angela Fernandes26/01/2006 11:38
Amigo Sérgio !!!! 😂 😂 😂
O amigo Felipe já falou e disse !!!!
Eu desfolharia a planta toda e deixava acontecer a brotação novamente.
Como disse Felipe, está apenas faltando profundidade.... deixe nascer novos galhos, não os retire e veja qual servirá para dar a tal da profundidade.
Mas seu trabalho ficou muito bom.... cuidado com o arame.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Alexandre S. Coelho27/01/2006 12:41
Oi Sérgio
Complementando o que o pessoal descreveu, sugiro você colocar outro arame partindo da base para dar movimento em todo o tronco, acho que não ficou muito natural a parte de baixo reta e encima com uma curva acentuada. Aproveitaria também e dava movimentos aos galhos.
abraços
leandro Spagiari29/01/2006 12:15
Caro Sérgio,
concordo com o Alexandre, eu colocaria uma arame desde a base e daria uma curvatura acentuada para fora onde sai o primeiro galho para das mais movimento à planta, esta bonita, só trabalhando se aprende.
Na sua outra planta são inumeras as possibilidades, analise-a bem e vai achar a que mais vai lhe agradar.
Até...