Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Reprodução de romã.

Claudio Clementino03/06/2012 22:33
Reprodução de romã.
Olá pessoal do forum, mais uma vez venho aqui tirar uma duvida minha sobre, reprodução de romazeira, essa especie pega tão bem por sementes quanto por estaca? ❓ ❓ ❓ ❓ ❓
SEKI - Elio Luis Secchi04/06/2012 21:03
Claudio, considero a reprodução de romã por alporquia a mais segura e adequada. Ate porque você escolhe o local onde colocar as raizes, escolhendo na planta locais onde os galhos tenham certo movimento, ou conicidade... além disso pode fazer mudas de calibre bem grosso, ganhando muitos anos em tamanho de planta e tronco. Veja o alporque abaixo. Dá para ver pela proporção da mão onde estou segurando o tronco, a diferença de espessura. Este galho era de uma árvore com mais de 50 anos. Outro parecido com este que replantei no chão, no ano seguinte já produziu frutos. Este está em treinamento para bonsai, mas recém passou por poda drástica e está somente com alguns brotos laterais...
Claudio Clementino06/06/2012 18:18
Mas as mudas que eu quero são para plantar no chao, é que meu pai quer arborizar o quintal aqui de casa.
SEKI - Elio Luis Secchi07/06/2012 19:04
Se você tiver uma romanzeira de alguém que possa emprestar para fazer alporques, mesmo para plantar no chão é a melhor opção. Eu já fiz várias para plantar no chão também. Qualquer grossura de galho serve para isso. Pode ser da grossura de um lápis, de um dedo, ou mesmo deste tamanho que mostrei. Tanto faz...
abraço