Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Corrigindo pequenos defeitos!!!!

Elio05/06/2012 17:17
Corrigindo pequenos defeitos!!!!
Pessoal, tenho o salutar hábito de, após trabalhar uma planta, fotografá-la, imprimir e avaliar.
Impressionante como no papel achamos muitos erros que, ao vivo, passam despercebidos.

Neste último sábado trabalhei algumas plantas na APB, fotografei-as, imprimi e avaliei meticulosamente.
Após achado muitos defeitos, hoje, resolvi "consertá-los".
a brincadeira dos 7 erros, posto as fotos do ANTES e o DEPOIS para cada um "praticar" de ver defeitos de estilização e aramagem.

É um bom exercício, pessoal. Tem inclusive alteração de shari.

Abraço

PLANTA 01

PLANTA 02

PLANTA 03

PLANTA 04

SEKI - Elio Luis Secchi05/06/2012 22:44
Bela mostra, meu xará. De fato a fotografia nos mostra coisas que enquanto estamos trabalhamos nos acostumamos o olhar e não se vê.
Boa técnica, valeu por mostrar.
abraço
Ricardo Paiva05/06/2012 23:37
Inspirador e uma aula. Todos devemos fazer isto, olhar nossos bonsai e corrigir os pequenos defeitos. Parabéns Elio.
Preciso praticar muito.
Também trabalhei um pequeno shipaku ontem a noite, depois posto.
Elio06/06/2012 10:31
Valeu, Xará e Ricardo
Ricardo, poste a foto do shimpaku para "acharmos" defeitos......rsrsrsrsrsrs

abraço
Ricardo Paiva06/06/2012 10:51
Elio, com certeza terá mais de 7 erros, kkkkk.
Este foi a bomba que peguei no concurso de novos talentos do Bonsai 2011, em Ribeirão.
Como sempre a muda vem com bastante massa verde. Aí, quando "abri" os galhos para ver as possibilidades ... não tinha brotações baixas!!!!

Olha a planta trabalhada no concurso (desculpe a qualidade da imagem):

A planta depois de 1 ano:

Amanhã posto ela trabalhada novamente.
Edson M. Mori08/06/2012 14:25
Boa tarde,

Elio e Ricardo, parabéns pelo tópico, realmente é uma forma de nos avaliarmos, mas eu particularmente tomo o cuidado tbem na angulação da maquina fotografica tanto no sentido vertical como na horizontal, tiro mais fotos, pois ,as vezes, podemos esconder um defeito ou parecer melhor o bonsai do que o real, mas para concurso logicamente tem toda umas normas de como fotografar. abraço
Elio08/06/2012 21:38
Edson, boa observação!
Eu com a máquina fotográfica sou como um lutador de boxe consertando relógio!!!!
😕 😕 😕 😕 😕 😕 😕 😕 😕 😕

abraço
Ricardo Paiva14/06/2012 01:27
Edson Mori, a máquina tá alinhada, é o chão que é torto!!! kkkkk
Ricardo Paiva14/06/2012 01:29
Como prometido, a foto do shimpaku com trabalho de refino.

Aquele galho seco a baixo será retirado.
Elio14/06/2012 18:27
Beleza, Ricardo! Futuramente pede um bom shari, certo?

abraço
Ricardo Paiva15/06/2012 08:12
Isso mesmo Élio.
Também penso em dar mais sinuosidade ao tronco, o que achas?
Elio15/06/2012 11:35
Olha, não digo sinuosidade mas, se quiser arriscar, poderia fazer o seguinte:
Faz um shari de baixo até em cima, depois passa um arame bem, grosso, meio folgado e dá uma "torcida" no tronco dando uma volta de 360 graus. Além de melhorar a sinuosidade var dar contorno ao shari.
O q acha?

abraço