lekowisk07/06/2012 22:53
Estaca de acerola + surpresa
Olá senhores!
A 3 semanas atrás fui podar o pé de acerola que tenho aqui na garagem que por sinal está carregado de frutinhas vermelhinhas e deliciosas =D. Bom, resolvi aproveitar e fazer umas estacas.
Seguem fotos dela =D
A primeira brotação a 1 semana atrás
Hoje:
A surpresa:

Creio que tenha vindo uma semente (acho que de flamboyant) na terra que peguei aqui no jardim do prédio.
Uma pergunta: Devo separar esse broto logo agora ou espero mais um pouco? Quero usa-lo!
MarcoBonsaiPoa08/06/2012 08:09
Espera um pouco mais...setembro em diante!
MarcoBonsaiPoa08/06/2012 08:14
Perdão! Não vi que você é da Bahia, mas igual, deixe ela atingir mais alguns cm e formar as primeiras "folhas" completas...uns 12,15cm de altura, já fica com as raízes mais bem formadas tb! abç
Ricardo L C08/06/2012 15:45
lekowisk essa muda é de flamboyant com certeza, digo isso pq estou com varias aqui de semente e é igualzinha.
Marco Costa11/06/2012 07:37
Legal, deve ser flamboyant sim. Eu tive essa mesma surpresa aqui. Fui na casa de um amigo a uns 3 meses e ele pegou um pézinho de flamboyant no chão colocou um pouco de terra e me deu. Chegando em casa eu coloquei em um vaso e ele esta crescendo e engrossando claramente. A surpresa é que semana passada, brotou mais um pé de flamboyant.
Bruno Frigato26/07/2012 04:50
amigo, vc colocou terra pura ou misturou com areia? A 2 meses plantei umas estacas de acerola no chão( de baixo da arvore) e tbm numa areia branca e até agora nada de broto, o que estou fazendo de errado?
SEKI - Elio Luis Secchi26/07/2012 10:25
Sempre lembrando que brotação não significa enraizamento. Ou seja: é normal uma estaca brotar em função de energias que tem armazenadas, mas a umidade que retira da terra pelo efeito "pavio", porém passado algum tempo, se ela não formar raizes, o que com certeza ainda não formou, vai secar e morrer. Então a dica é: manter em local semi-sombreado, evitar desidratação e torcer para que além de brotos ela forme raizes que é o que uma planta precisa para sobreviver.
Para se ter uma idéia, já tive estacas brotadas em mini-estufa que ficaram vivas por quase um ano, sem no entanto enraizar e consequentemente vindo a secar posteriormente.
abraço
Bruno Frigato26/07/2012 15:00
comprei até um enraizador de pó pelo Mercado livre e nem isso ajudou... Vou arriscar mais uns testes por aqui...Valew amigo!
SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2012 23:40
Bruno, ele está na Bahia, nós estamos no sul!!!
Aqui no sul ainda não é hora das estacas brotarem. Espere até o fim do inverno climático nosso.
abraço
Bruno Frigato28/07/2012 07:48
é, tem isso tbm neh, valew amigo! =)