Ótimo trabalho! Acompanhando!
Adenium obesum 8 ANOS Atualizado 09/03/2013
12
Seph1903 escreveu:Obrigado Leo.
Mais uma coisa: caudex. Trata-se do caule + nebari?
Desculpe minha ignorância...mas ainda não tinha ouvido a palavra...
Abraço
Isso mesmo.
Caudex são suas raízes. Esta é uma forma de raiz modificada que armazena os nutrientes e água para as plantas Adenium. Quanto mais a planta cresce maior a capacidade de armazenar água e nutrientes também aumenta à medida que o ano passa. O principal segredo é ter um grande caudex é dar o seu Adenium nutrientes abundantes e levantando seu adenium todos os anos expondo mais o seu caudex.
Leo
Sempre abusando de sua boa vontade: disseste que não tentou por sementes.
Mas vc saberia qual o melhor período para plantio?
Me arrisquei comprando algumas sementes pela net e vou tentar...
Abraço
Sempre abusando de sua boa vontade: disseste que não tentou por sementes.
Mas vc saberia qual o melhor período para plantio?
Me arrisquei comprando algumas sementes pela net e vou tentar...
Abraço
Leo_, você diz que molha a adenium todos os dias... isso pode ser feito com uma planta nova? Li em alguns sites que essa planta deve ser regada apenas uma vez por mês, a não ser em épocas de seca e muito calor em que devem ser regadas 2 vezes por mês... Tenho uma adenium nova, estou aprendendo a cuidar dela ainda, não quero errar e perdê-la, ela está muito bonita!
A questão da rega tem a ver com vários fatores... Este negócio de regar só uma vez por mês é coisa de floricultura que usa um jargão generalizado e com isso acabam fazendo com que 90% das plantas que vendem acabam morrendo...
Por exemplo, se o adenium está plantado num vaso pequeno com substrato bem drenado, nos dias de calor, a sol pleno, pode e até deve regar todos os dias. Simplesmente porque a rega neste caso seca de manhã para a tarde. Se o clima mudou, a regra tem que mudar. Se estiver num vaso grande com terra compacta ou que conhtenha muita matéria-orgânica e portanto retém umidade, a rega muda também...
Então usa como regra o seguinte: Se a terra ainda estiver com alguma umidade, não regue. Se a terra secou, pode regar sem medo.
Lembrando que adenmium requer sol, muito sol...
abraço
Por exemplo, se o adenium está plantado num vaso pequeno com substrato bem drenado, nos dias de calor, a sol pleno, pode e até deve regar todos os dias. Simplesmente porque a rega neste caso seca de manhã para a tarde. Se o clima mudou, a regra tem que mudar. Se estiver num vaso grande com terra compacta ou que conhtenha muita matéria-orgânica e portanto retém umidade, a rega muda também...
Então usa como regra o seguinte: Se a terra ainda estiver com alguma umidade, não regue. Se a terra secou, pode regar sem medo.
Lembrando que adenmium requer sol, muito sol...
abraço
Obrigado, Elio, desse modo fica mais claro. Estava com receio de regá-la diariamente e perdê-la por excesso de água. Por falar nisso, hoje pecebi que ela está passando muito tempo na sombra, nunca havia percebido que o local onde ela está quase não bate sol. Hoje percebi que o sol faz um "olé" justamente no local em que está e quase não a ilumina diretamente. Mas já providenciei um local perfeito para ela.
Mai uma vez muito obrigado pela ajuda, Elio!
Abraços!
Mai uma vez muito obrigado pela ajuda, Elio!
Abraços!
Nossa, lindas essas adenium! Me deu até vontade de ter uma também.
Parabéns, leo!
Abraço
Parabéns, leo!
Abraço
essa floração esta muito bonita , parabens.
mais uma atualização de minhas adeniuns.

daqui uma semana posto essa toda florida.

daqui uma semana posto essa toda florida.

Qual são os procedimentos com a adenium Leo?
-Substrato.
-Podas
-adubação
-transplante
abraços...
-Substrato.
-Podas
-adubação
-transplante
abraços...
ALGUNS TESTES QUE JA FIZ E DERAM MUITO CERTO.
FIZ UM SUBSTRATO BEM SIMPLES Q FUNCIONOU MUITO BEM,
40% PEDRISCO
40% BIOPLANT
20% DOBRADINHA DE TORTA DE MAMONA E FARINHA DE OSSO.
SEMPRE LEMBRANDO DE FAZER CAMADAS A 1º COM MAIS ADUBO E DEPOIS VAI DIMINUINDO
OUTRA OPÇÃO FOI FEITA
50% PEDRISCO
50% BIOPLANT
OSMOCOTE MISTURADO NO SUBSTRATO.
lembrando que adenium vc monta todo o substrato depois e colocado a planta em cima de um cume feito de substrato e cobre as raizes que ficam expostas com uma fina camada de substrato.
LEMBRANDO QUE ADENIUM GOSTA DE BASTANTE ADUBO. Eu uso Osmocote 15-9-12.
SEMPRE QUE FIZER UM TRANSPLANTE REGAR O SUBSTRATO COM HORMONIO ENRAIZANTE E REPETIR PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA DURANTE 3 SEMENAS
E FAZER O TRANSPLANTE A CADA 2 ANOS LEVANTANTO A PLANTA O MAXIMO POSSIVEL.
SEMPRE COLOCAR A PLANTA EM UM VASO GRANDE, PARA TER ESPAÇO E CRESCER BASTANTE.
ESPERO TER AJUDADO
FIZ UM SUBSTRATO BEM SIMPLES Q FUNCIONOU MUITO BEM,
40% PEDRISCO
40% BIOPLANT
20% DOBRADINHA DE TORTA DE MAMONA E FARINHA DE OSSO.
SEMPRE LEMBRANDO DE FAZER CAMADAS A 1º COM MAIS ADUBO E DEPOIS VAI DIMINUINDO
OUTRA OPÇÃO FOI FEITA
50% PEDRISCO
50% BIOPLANT
OSMOCOTE MISTURADO NO SUBSTRATO.
lembrando que adenium vc monta todo o substrato depois e colocado a planta em cima de um cume feito de substrato e cobre as raizes que ficam expostas com uma fina camada de substrato.
LEMBRANDO QUE ADENIUM GOSTA DE BASTANTE ADUBO. Eu uso Osmocote 15-9-12.
SEMPRE QUE FIZER UM TRANSPLANTE REGAR O SUBSTRATO COM HORMONIO ENRAIZANTE E REPETIR PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA DURANTE 3 SEMENAS
E FAZER O TRANSPLANTE A CADA 2 ANOS LEVANTANTO A PLANTA O MAXIMO POSSIVEL.
SEMPRE COLOCAR A PLANTA EM UM VASO GRANDE, PARA TER ESPAÇO E CRESCER BASTANTE.
ESPERO TER AJUDADO
Esclareceu bem, mais uma coisa e as podas como proceder???

02/03/2013
Adenium tolera muito bem podas, eu faço sempre na primavera e no verao
eu utilizo essa faca, ela e bem amolada e facilita pela curva na lamina. TOLERA MUITO BEM PODAS DRASTICAS.
a ramificação dela e bem simples tbm de acontecer!

eu utilizo essa faca, ela e bem amolada e facilita pela curva na lamina. TOLERA MUITO BEM PODAS DRASTICAS.
a ramificação dela e bem simples tbm de acontecer!

Parabens , conseguiu uma linda floração...
atualizado 9/03/2013

minha adenium esta com umas manchas nas folhas, e algumas folhas caindo por conta disso, pode ser falta de sol ? pq ultimamente está chovendo muito na cidade...
Paulo R B de Medeiros escreveu:minha adenium esta com umas manchas nas folhas, e algumas folhas caindo por conta disso, pode ser falta de sol ? pq ultimamente está chovendo muito na cidade...
Nao se preucupe e normal, jaja estão todas verdinhas de novo!
12