Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adenium obesum 8 ANOS Atualizado 09/03/2013

12
Bertassoni27/11/2012 10:33
Ótimo trabalho! Acompanhando!
Leo_04/12/2012 17:43
Seph1903 escreveu:
Obrigado Leo.

Mais uma coisa: caudex. Trata-se do caule + nebari?
Desculpe minha ignorância...mas ainda não tinha ouvido a palavra...
Abraço

Isso mesmo.
Caudex são suas raízes. Esta é uma forma de raiz modificada que armazena os nutrientes e água para as plantas Adenium. Quanto mais a planta cresce maior a capacidade de armazenar água e nutrientes também aumenta à medida que o ano passa. O principal segredo é ter um grande caudex é dar o seu Adenium nutrientes abundantes e levantando seu adenium todos os anos expondo mais o seu caudex.
Seph190312/12/2012 00:44
Leo

Sempre abusando de sua boa vontade: disseste que não tentou por sementes.
Mas vc saberia qual o melhor período para plantio?
Me arrisquei comprando algumas sementes pela net e vou tentar...
Abraço
rmarchesin09/01/2013 01:07
Leo_, você diz que molha a adenium todos os dias... isso pode ser feito com uma planta nova? Li em alguns sites que essa planta deve ser regada apenas uma vez por mês, a não ser em épocas de seca e muito calor em que devem ser regadas 2 vezes por mês... Tenho uma adenium nova, estou aprendendo a cuidar dela ainda, não quero errar e perdê-la, ela está muito bonita!
SEKI - Elio Luis Secchi10/01/2013 22:31
A questão da rega tem a ver com vários fatores... Este negócio de regar só uma vez por mês é coisa de floricultura que usa um jargão generalizado e com isso acabam fazendo com que 90% das plantas que vendem acabam morrendo...
Por exemplo, se o adenium está plantado num vaso pequeno com substrato bem drenado, nos dias de calor, a sol pleno, pode e até deve regar todos os dias. Simplesmente porque a rega neste caso seca de manhã para a tarde. Se o clima mudou, a regra tem que mudar. Se estiver num vaso grande com terra compacta ou que conhtenha muita matéria-orgânica e portanto retém umidade, a rega muda também...
Então usa como regra o seguinte: Se a terra ainda estiver com alguma umidade, não regue. Se a terra secou, pode regar sem medo.
Lembrando que adenmium requer sol, muito sol...
abraço
rmarchesin11/01/2013 00:53
Obrigado, Elio, desse modo fica mais claro. Estava com receio de regá-la diariamente e perdê-la por excesso de água. Por falar nisso, hoje pecebi que ela está passando muito tempo na sombra, nunca havia percebido que o local onde ela está quase não bate sol. Hoje percebi que o sol faz um "olé" justamente no local em que está e quase não a ilumina diretamente. Mas já providenciei um local perfeito para ela.

Mai uma vez muito obrigado pela ajuda, Elio!

Abraços!
André Rocha11/01/2013 09:42
Nossa, lindas essas adenium! Me deu até vontade de ter uma também.

Parabéns, leo!
Abraço
flavio bonsai11/01/2013 10:39
essa floração esta muito bonita , parabens.
Leo_26/02/2013 08:54
mais uma atualização de minhas adeniuns.

daqui uma semana posto essa toda florida.

marcio gabiatti26/02/2013 13:22
Qual são os procedimentos com a adenium Leo?

-Substrato.

-Podas

-adubação

-transplante

abraços...
Leo_27/02/2013 10:55
ALGUNS TESTES QUE JA FIZ E DERAM MUITO CERTO.
FIZ UM SUBSTRATO BEM SIMPLES Q FUNCIONOU MUITO BEM,
40% PEDRISCO
40% BIOPLANT
20% DOBRADINHA DE TORTA DE MAMONA E FARINHA DE OSSO.
SEMPRE LEMBRANDO DE FAZER CAMADAS A 1º COM MAIS ADUBO E DEPOIS VAI DIMINUINDO

OUTRA OPÇÃO FOI FEITA

50% PEDRISCO
50% BIOPLANT
OSMOCOTE MISTURADO NO SUBSTRATO.

lembrando que adenium vc monta todo o substrato depois e colocado a planta em cima de um cume feito de substrato e cobre as raizes que ficam expostas com uma fina camada de substrato.

LEMBRANDO QUE ADENIUM GOSTA DE BASTANTE ADUBO. Eu uso Osmocote 15-9-12.

SEMPRE QUE FIZER UM TRANSPLANTE REGAR O SUBSTRATO COM HORMONIO ENRAIZANTE E REPETIR PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA DURANTE 3 SEMENAS

E FAZER O TRANSPLANTE A CADA 2 ANOS LEVANTANTO A PLANTA O MAXIMO POSSIVEL.

SEMPRE COLOCAR A PLANTA EM UM VASO GRANDE, PARA TER ESPAÇO E CRESCER BASTANTE.

ESPERO TER AJUDADO
marcio gabiatti27/02/2013 11:47
Esclareceu bem, mais uma coisa e as podas como proceder???
Leo_02/03/2013 10:30

02/03/2013
Leo_02/03/2013 10:34
Adenium tolera muito bem podas, eu faço sempre na primavera e no verao
eu utilizo essa faca, ela e bem amolada e facilita pela curva na lamina. TOLERA MUITO BEM PODAS DRASTICAS.
a ramificação dela e bem simples tbm de acontecer!

Sergio Batalini02/03/2013 12:17
Parabens , conseguiu uma linda floração...
Leo_09/03/2013 10:36
atualizado 9/03/2013

Paulo R B de Medeiros09/03/2013 13:48
minha adenium esta com umas manchas nas folhas, e algumas folhas caindo por conta disso, pode ser falta de sol ? pq ultimamente está chovendo muito na cidade...
Leo_10/03/2013 10:08
Paulo R B de Medeiros escreveu:
minha adenium esta com umas manchas nas folhas, e algumas folhas caindo por conta disso, pode ser falta de sol ? pq ultimamente está chovendo muito na cidade...

Nao se preucupe e normal, jaja estão todas verdinhas de novo!
12