Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Micronutrientes

Claudio Fellini26/01/2006 21:23
Micronutrientes
Tenho em casa, um fertilizante para BONSAI comprado em supermercado da marca Murer e nas recomendações diz que deve ser aplicado a cada 15 dias. Notei também que em sua composição contem N10 P25 K15 mas não tem Ferro. ~
Aí surge a dúvida, em vários lugares já li sobre micronutriente e diz que deve ser aplicado uma vez ao ano, mas gostaria de saber se eles são necessários somente uma vez ao ano ou pode-se usar mais vezes e se os adubos orgânicos suprem essa necessidade da planta para micronutrientes.
Guga27/01/2006 09:24
Claudio,

O Murer que vc tem é liquido?? A tampa é na cor verde?? Se for esse eu uso e não tive problemas, porém reduzo a dosagem, munhas estacas tem 70% de aproveitamento, e as plantas reagem muito bem pois estou regando a cada um a dois meses com ele.
Até em Jabuticaba eu consegui que de 5 estacs 3 brotassem em muito pouco tempo que que já li ou ouvi falar.
Fale das suas experiencias ❗

Abraços,
Claudio Fellini27/01/2006 19:34
Oi Guga
O que comprei vem em uma caixa com 150g, é granulado da cor bege e escrito na frente "FERTILIZANTE PARA BONSAI + micronutrientes" orientando a usá-lo a cada 15 dias. Eu usava ele antes de me aprofundar na arte.
É verdade que sou principiante e não tenho muitas experiências para trocar pois estou começando a acompanhar todo o desenvolvimento de minhas plantas com um diário, onde todo mês tiro fotos, relato alguns acontecimentos, marco a data da adubação, como foi a reação etc...
tenho uma ficha para cada planta e nesta primavera que virá, este "diário" estará complentando um ano, assim nos próximos eu poderei começar a analisar os resultados dos meus cuidados, então resumindo, atualmente estou aprendendo com as experiências dos amigos aqui deste fórum e aplicando na prática o que estou aprendendo.
Assim que eu tiver dados concretos, postarei matérias com o maior prazer, mas por enquanto acho que não devo me precipitar entende?

Grato pelo apoio

Fellini
Angela Fernandes28/01/2006 18:01
Oi Cláudio !!!! 😂 😂 😂

GRANDE ORKUTEIRO !!!!!!!!!!! 😄 😄 😄 SERÁ ❓ ❓ ❓

Para não ter problemas sobre adubação, tipo, datas quantidades, tipo de adubo e etc....

Hoje utilizo somente o osmocote com micronutrientes de 6 em 6 meses... Foi uma aquisição mais ou menos cara, mas que me dá todos os resultados desejados.

De 6 em 6 meses, tiro um dia só para adubar minhas plantas com este tipo de osmocote....

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Claudio Fellini28/01/2006 20:50
Osmocote
Oi Ângela,

Orkuteiro 😎 😎 menos 😉 😉

Esse tal de Osmote anda bem longe daqui 😂 😂 😂

Estou fazendo uma lista de todas estas coisas que não acho por aqui para quando for a São Paulo ver minha família comprar uma mala cheia, mas por enquanto vou improvisando 😉

Beijão e obrigado pela dica

Fellini
darkaso28/01/2006 23:24
Fellini,

desde que comecei na arte do bonsai li vários artigos de professores que indicavam uma dose pela metade do recomendado pelo fabricante devido às pequenas quantidades de terra. isto deve ser feito sob pena de queimar as raízes com a dose normal.
jackson29/01/2006 01:36
Cláudio,

estou achando a dosagem de npk muito alta, por isso é prudente utilizar dosagens pequenas, para não queimar as raízes.

Guga,
suas estacas estão com raízes ou somente brotos? pois não é fácil fazer estcas de jabu enraizarem.

[]s
Felipe Frango Zappala29/01/2006 02:04
Jackson, fugindo um pouco do tópico, mas em relação a sua citação, lembro que uma vez a Cissa comentou que final de janeiro era a época ideal para fazer estacas de jaboticaba...
jackson29/01/2006 02:09
Felipe,

vou tentar, aproveitando o final deste mês, mas durante uns oito meses mantive umas estacas com brotos, mas quando fui verificar não haviam raízes, conclusão: perdi todas.

[]s