Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TM+FO impermiabiliza substrato? adubar e usar enraizador?

sergioturbo1027/01/2006 10:02
TM+FO impermiabiliza substrato? adubar e usar enraizador?
Notei que farinha de osso e trota de mamona impermeabiliza o substrato o que fazer? pode usar adubar e usar enraizador ao mesmo tempo?
Angela Fernandes28/01/2006 18:04
Oi Sérgio !!!!! 😂 😂 😂

Nunca usei torta de mamona e farinha de osso, mas uma perguntinha básica:
O SUBSTRATO NÃO ESTÁ MUITO COMPACTADO ????

Quando usava um adubo que um amigo meu estava pesquisando, notei que ao colocá-lo no vaso, o mesmo, por ser em pó, não entranhava na terra e ví que o erro era meu.... o substrato era COMPACTADO.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Claudio Fellini28/01/2006 20:54
TM e FO
Sérgio,

Também tive este problema, hoje ao colocá-lo na terra, dou uma leve escarificada (mechida) na parte de cima da terra, com um garfo mesmo, com isso ele acaba incorporando. Se vc tem pedriscos de cobertura no vaso, retire e depois coloque-os novamente por cima.

Abraços,

Fellini
sergioturbo1028/01/2006 22:17
Angela e Claudio, o substrato não esta compactado, o problema era incorporar ele no substrato, fiz como o Claudi disse e ficou beleza.
Grato pessoal, origado mesmo
jackson29/01/2006 01:45
sérgio,

o enraizador só deve ser usado em estacas, yamadori(retirada de troncos do chão), ou alporquias, ou seja, quando a planta já possui raiz e ela está funcional não é necessário utilizar o enraizador.

quanto à TM e FO com o tempo eles vão se depositando no substrato e formando o "tijolo" junto com as raízes, por isso, deve-se fazer o replante a cada 1, 2 ou 3 anos, dependendo da planta e da idade dela.

[]s
sergioturbo1029/01/2006 07:02
Jacson valei pela aula, eu estava usando tiamina em todas plantas. obrigado mesmo pela dica.