Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

musgo

Alcides Junior19/06/2012 13:09
musgo
Pessoal, peço a ajuda de vocês, estou com umas plantas, a maioria serissa desenvolvendo musgo nos galhos superiores...alguma dica para eliminar eles???

Agradeço a todos....
SEKI - Elio Luis Secchi19/06/2012 13:58
Junior, tudo bem com o amigo?
Em primeiro lugar esta presença de musgo denuncia que suas plantas estão pegando pouco sol. Mas a eliminação dele é fácil. basta pulverizar toda a planta com calda sulfocálcica. Faz aí uma diluição de mais ou menos 20X1.
Depois de uns 2 dias de chuvisqueiro, poderia aliviar a carga, simplesmente passando a mão fechada pelos ramos, retirando assim boa parte, fazendo a pulverização posteriormente. Mas nào é necessário, a calda vai matar o musgo, mesmo que ele vai custar um pouco para se desprender, talvez tenha que retirar uma boa parte com escova, mesmo assim. Pulverizando periodicamente ao notar que ele quiser voltar a se desenvolver, vai impedir seu retono. Mas creio que o principal seria a questão de colocar estas plantas de cara no sol, o que faria inclusive com que tivessem uma brotação mais bela e vigorosa...
Abraço
MarcoBonsaiPoa19/06/2012 14:12
Bonsai
Achei bem legal, eu não tiiraria... mas com uma escovinha de aço não muito dura saíra bem fácil.
flavio bonsai20/06/2012 10:35
acho que suas plantas estão pegando pouco sol .
deixe por um tempo maior no sol e vai eresolver esse problema.
Elio21/06/2012 18:49
Alcides, se não tiver preguiça.........escova de nylon e água, resolve.
Mas como já foi dito: a causa é excesso de umidade e falta de sol!

abraço