Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku e azaleia...

marcio gabiatti20/06/2012 08:55
Shimpaku e azaleia...
Amigos agora entrando no inverno, quais procedimentos pode se fazer neste exato momento com Shimpaku e azaléia?

Shimpaku pode aramar, podar e pinçar?

Azaléia pode podar e deixar sem folhas ou poda drástica e aramar?
marcio gabiatti21/06/2012 06:23
???
Elio21/06/2012 18:58
Márcio, como vc me passou uma MP, respondi por lá!

abraço
gil_fuka13/12/2012 23:34
Olá!

Estou interessado em adquirir um exemplar de azaleia, e creio que a melhor lugar para saber sobre isto é aqui, com o Élio.

A minha dúvida é muito simples: Existe alguma espécia em especial para ser adquirida a azaleia? Ou é simplesmente uma azaleia encontrada em floriculturas??

Muito obrigado pela atenção;

Até mais!
Elio14/12/2012 14:38
Gil, Existem centenas e centenas de espécies e suas variedades de azaleia.

As que mais encontramos facilmente, no Brasil:

1. Mini azaléia de flor dobrada que se compra em floricultura e supermercados. Muito ruim para bonsai.

2. Azaléia de Jardim, tem folhas e flores grande mas, como cresce bem mais do que a mini, é muito usada para bonsai.

3. Azaleia Satsuki. è o que tem de melhor. Folhas e flores pequenas. Contudo só se acha em lojas especializadas em bonsai. Ex.: www.obonsai.com.br

4. Azaleia Korume. Também de folhas e flores pequenas mas, mais difícil de achar. Eu encontrei uma em Itapecirica da Serra. Chácara do Kajihara.

É isso aí!

abraço
gil_fuka14/12/2012 20:36
Olá Élio!

Então, hoje pela manhã, antes de ler o seu post, acabei indo em uma floricultura próximo a minha casa e acabei comprando três mudas de azaleia, não sei se é de flor dobrada ou não, mas creio que seja, já que as folhas das mesmas são pequenas.

E agora vi em sua resposta a minha pergunta dizer que é muito ruim para um bonsai.

Qual seria o motivo dela não ser útil para tal ocasião?
Levando em consideração o tamanho das folhas, que é pequeno, e a flor que ré bonita, porque não se é muito utilizada para bonsai.

Qualquer coisa irei plantas as mudas em um vaso e decorar a casa!
Apesar de tudo são muito bonitas!

😄

Muito obrigado Élio pela ajuda;

Até mais!
Elio14/12/2012 22:07
Gil, é porque não crescem muito e as flores são muito grandes.

Abraço

AZALEIA MINI

AZALEIA DE JARDIM

UMA DAS VARIEDADES DA SATSUKI

KORUME

gil_fuka14/12/2012 22:44
Muito obrigado Élio pela explicação!

Mas você acha viável eu tentar cultivar a especie como Bonsai? Pois sinceramente achei a mesma muito bonita.

Já vi algumas fotos de bonsai de mini azaleia, se for viável tentar fazer mesmo que seja para aprendizado o que eu devo fazer com as minhas mudas que ainda estão em saquinhos pretos?

Até mais!!!