Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipês

Durval C Gasparetti27/01/2006 18:51
Ipês
Estou trabalhando com mudas de Ipes, de diversas variedades :

Amarelo Anão
Amarelo do Brejo
Branco
Branco Sulferino
Branco do Brejo

As mudas , de viveiro, tinham aproximadamente 1m de altura e tronco com 15 mm. No final de novembro/2005, fiz poda radical em todos, deixando-os com 15 a 20 cm de tronco.

Atualmente estão brotando vigorosamente, e ..., qual é o próximo passo?

Seguindo minha intuição, acredito que já devo tentar controlar o crescimento com podas e aramações ( os galhos crescem quase a 90 graus ).

Neste ponto, gostaria de algumas sugestões, de quem já teve alguma experiência com estas árvores, ou mesmo palpites de quem estiver a fim.

Gostaria também de pedir fotos de bonsai de Ipês, para servir de base. Quem tiver dificudade de postar fotos no Forum, pode enviar para meu e-mail

durval@rentalservy.com.br

[]s

Durval
Cláudio C. Ratto28/01/2006 09:42
Durval,

Sugiro você iniciar com as espécies de ipês de pequeno a médio porte.
Por aqui, uma das minhas primeiras plantas fora o ipê roxo, mas sei que existem várias espécies de ipê amarelo que são de menor porte. Como o crescimento dos galhos é como você disse mesmo, vertical, sugiro também que você arame esses galhos, de forma a deixa-los com um ângulo de 45 graus no estilo hokidashi.
Aqui vai a única foto que tenho do meu. Sei que não está legal ainda, mas o tenho com muita estima. Ele esta meio inclinado assim de propósito, para correção do nebari. Por incrível que pareça, eu comecei fazer a compactação deste, de baixo para cima. Como os ipês são de crescimento lento, eles começam a florescer como bonsai bem depois dos 10 anos acredito. Já o mestre Hidaka acha, que só com exerto de galho é que eles florescem. Essa foto ai é antiga e foi logo assim que fiz uma desfolha parcial.........algumas folhas sempre crescem mais do que outras. Estou aprendendo muito com essa espécie.

Um abraço,