Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Roseira Bizarra, Atualização 25/08

123
reisreis23/06/2012 16:03
Mini Roseira Bizarra, Atualização 25/08
Olá galera!! >> MEU PRIMEIRO POST<<

Bom eu iniciei minha participaçao aqui no forum com 3 mudas de Ipê, mas depois de mt estudar e pesquisar percebi que apesar de resistentes, eu nao me sairia mt bem por ser apenas um iniciante mediocre..

Bom, minha ambição agora é essa: Encontrei uma mini roseira sufocada ao meio das plantas da minha mae na floreira, não sei a idade dela, sei que por ela ficar no meio de plantas maiores ela deu uma espichada no tronco e manteve suas folhas apenas no ápice, por ter esse tronco espichado e sem folhas, tive a ideia de tentar um Kengai.. hahhaa o que acham? ah e o ápice dela ja tava cortado quando a encontrei..

O resultado final das fotos foram fracos pq to sem camera e tirei do cel msmo.. se precisarem de fotos mais precisas por favor peçam..

Transplantei ela no inicio de junho para esse litro pet, um grande erro creio eu foi colocar em um vaso transparente, pois as raizes que ja cresceram tao tomando luz..

Gostaria de saber se dxo ela desenvolver bastante naturalmente ou se ja devo ir aplicando podas, como deixando apenas um galho principal e eliminando os ramos necessários..

usei um arame convencional para moldurar a planta

Tem brita ae nesse "vaso" kkk

estou usando um piso apoiado de lado no vaso para evitar bater sol direto nele, evitando assim fritar as raizes q estao crescendo..

abraço!
Andre Antoniazzi23/06/2012 17:05
Mini Roseira
Ola reisreis,nao desanime tambem tenho uuma mini roseiraa que estou trabalhando nela para ver se da uma estilo cascata,se possivel colocar fotos maiores para que o pessoal possa ver sei que aqui no sul este ano pelo clima vou poda-la para daar uma baixada agora em julho e vou postar uma fotos dela pra te animarr ok.
Abraços
reisreis23/06/2012 18:09
valeeu andré!!

cara to loco pra ver tuas fotos, mas as imagens ae tao grande sim eh soh vc clicar nelas que abre.. mas vo tenta colocar maior.. mas me diga ae, vc acha q da pra fazer um efeito cascata nessa magrinha ai?? nao sei como conduzi-la cara, nao sei como podá-la, ela resistiu bem ao stress e ta cheia de broto...

uma dúvida que tenho eh se ela vai ficar maior que isso pq seu ápice foi decapitado ja hahahha
reisreis25/06/2012 02:28
po galera ngm vai me ajuda?

nem pra dizer q ta tudo errado e que eh pra começa dnovo? kkkkk

abraço
elcio brignol25/06/2012 12:28
eu tenhop o habito de desfolhar toda a planta apos o procedimento.
reisreis25/06/2012 13:18
hm, qual motivo? ela nao morre?

tenho medo de matá-la, a época certa de podar e intervir em roseiras eh no inverno certo?

Será que convém uma desfolhagem ao final de julho?

Transplante agora só daqui um ano certo?

As roseiras se adaptam melhor em vasos mais razos ou fundos?

Abraço amigos!
reisreis26/06/2012 20:24
Será que deveria ter primeiramente feito o processo de engrossamento do tronco e desenvolvimento das raizes com escorredor + mamadeira? é mine roseira, nao sei se ela engrossa mais do que a espessura de uma ceneta bic...

Coloquei esse vaso dentro de outro preto pra evitar a luz nas raizes..

Abraço amigos!
elcio brignol27/06/2012 07:51
O motivo é simples, devido ao fato de você mexer nas raízes, você tem que diminuir a perda de água pela planta e o órgão que faz isso é exatamente a folha. Mesmo que você mexa pouco nas raízes, eu aconselho a desfolha, pois isso minimiza o stress hídrico da planta, minimizando a chance de perda da mesma. faço isso ate com todas as minhas as minhas e ate agora, elas não reclamaram
reisreis27/06/2012 11:45
Grande Elcio, cara, obrigadão pela atenção, é muito importante esse tipo de atenção e paciência dos experientes com os amadores, vou fazer a desfolha então, mas já se passaram quase 1 mes do transplante.. será que ela ainda sofre com o défict de H2O?

Eu entendi que devemos diminuir a perda de H2O da planta retirando as folhas, mas estas não são cruciais para sua sobrevivência por conta da fotossíntese?

Entendi também que neste momento tem "mais folha do que raiz" e isso desiquilibra certo? mas ta crescendo tão bem e tao verdinha, devo mesmo assim desfolhar sem dó?

Desculpe torrar sua paciencia, to procurando ler bastante matéria aqui..

gostei das roseiras como experimento inicial pq elas crescem mt rapido..

Abraços!
elcio brignol27/06/2012 13:16
se ela esta crescendo bem, relaxa.

quanto as suas perguntas,as folhas sim, são os órgãos responsáveis pela fotossíntese, e não , não são cruciais para a sobrevivência NESSE MOMENTO, pois a planta ira emitir novas folhas em um período curto de tempo. assim que ela estiver estável. mas nem sempre emitir folhas é sinônimo de raízes, visto que algumas plantas como a amora e o piteco emitem folhas sem apresentar uma raiz se quer apenas com as reservas existentes no galho, dai a importância de deixarmos as estacas escançando por um período de um ano para criarem um sistema radicular eficiente

uma das regras da arte é o desapego então sim se for o caso deve fazer a desfolha mesmo que pareçam verdinhas e bonitinhas
reisreis27/06/2012 16:03
valeu Elcio!

vou interferir nela só daqui um ano.. quando começar o inverno de novo...

hoje percebi que ta cheia de pulgão, (quse certeza que é pulgão, uns bixinho verde limão) como nao tinha inseticida ou folha de fumo, borrifei um poco agua com detergente nas folhas, eles vazaram na hora!
reisreis27/06/2012 16:46
Boa tarde! =]

Será que deveria ter primeiramente feito o processo de engrossamento do tronco e desenvolvimento das raizes com escorredor + mamadeira por alguns anos??
elcio brignol27/06/2012 18:19
sim clrao Reis Resis, mas isso que estamos conversando, é apenas uma medida que deve ser tomada sempre em caso de yamadori, transplante e outros....

abraços
reisreis13/07/2012 16:00
atualização, do dia 23/06 para dia 13/07, 20 dias..
Olá galera, se passaram 20 dias e surgiram brotações no topo..

To esperando o finalzinho de julho agora pra transferi pra uma bacia grande vazada, com substrato drenante. TO CERTO?

Dúvidas:

1 - Como me inspiro no estilo Kengai, será que devo eliminar esses ramos novos que nasceram do topo?

2 - Não consegui nenhuma receita de solo pra roseiras... vou usar qualquer outra proporção de Areia grossa, Terra adubada e pedrisco..

Essas folhas amarelas ae de cima pode ser alguma deficiencia do solo?

Ta td mt bagunçado, nao tentei dar forma dos galhos ainda pq nem tem galhos direito, tao pequenos e nem se formaram ainda..

Felipe Ferlin13/07/2012 19:11
Cara,sou tanto amador ou até mais que você,mas nunca vi um kengai assim.vou esplicar:

Normalmente eles crescem, formam uma "mini copa" e um dos galhos desce e forma a cascata,a sua esta saindo do chão e mergulhando pra baixo direto.
Não sei se essa é a sua intenção.
Perdoe minha observação se estiver equivocada.

e parabéns pela saude da planta !!!!

😄

Abraço!
Andre Antoniazzi13/07/2012 19:25
mini roseira
Ola reis reisdando uma olhada nas suas fotos eu tiraria ela dete recipiente sem mexer no no torrao e coloquer em areia grossa pura,quanto ao estilo seguindo as ultimas fotos pela segunda foto tente deixar a🙂segunda brotacao como apice novo.Coloque entao em um recipiente maior e enterre o torrao tiradodeste pote na areia grossa e deixe ate o ano que vem pra ver no que da que iramos acompanhamos.Vou ver se posto as fotos da minha que estou trabalhando no estilo cascata.
Abracos
reisreis13/07/2012 20:23
É Felipe vc tem razão, eu reparei isso depois de algum tempo..

essa roseira definitivamente nao é kengai, caí na real que ela nem é um bonsai, ela eh uma mini roseira torta para o lado hehehe

mas eu gostei dela cara pq foi meu primeiro experimento e ela nao morreu, hehehe.

Eu vou tentar formar esta copa que vc se referiu ai daqui pra frente.. com esses ramos vermelhos que surgiram entendeu? será que da certo?

Eu vou tentar evoluir ela cara e tentar formar algo parecido com isto: Elas nao sao kengai, mas sao bem tortas pro lado..

http://bonsaisbecker.files.wordpress.com/2010/10/roseira-ii1.jpg?w=500&amp;h=500

http://www.damaplantas.com.br/site/images/stories/planta_mes/primavera/bonsai/bonsai-2.jpg

(elas nao são roseiras, mas tem o estilo um pouco parecido)

é só um presente que quero dar pra minha namorada, acho q ela vai curti sabendo q eu que cuidei.. hauaha
reisreis13/07/2012 20:35
Re: mini roseira
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola reis reisdando uma olhada nas suas fotos eu tiraria ela dete recipiente sem mexer no no torrao e coloquer em areia grossa pura,quanto ao estilo seguindo as ultimas fotos pela segunda foto tente deixar a🙂segunda brotacao como apice novo.Coloque entao em um recipiente maior e enterre o torrao tiradodeste pote na areia grossa e deixe ate o ano que vem pra ver no que da que iramos acompanhamos.Vou ver se posto as fotos da minha que estou trabalhando no estilo cascata.
Abracos

olá Andre valeu pela atenção, muito valiosas as suas dicas..

Dúvidas:
- basta eu tirar ela deste vaso e colocar em uma bacia com apenas areia grossa? nao vai faltar alimento?

- vou fazer o que vc recomendou e adotar o segundo broto, o que esta mais alto, para usar de copa.. a duvida fica se neste transplante eu ja devo podar eliminando os outros ramos?

- e no corpo dela, como devo podar, nem formou galhos ainda, soh as folhas juntas.. acho q se eu desfolhar ela nao sobra nada,, só os 2 gravetos principais..

Obrigado,

NAO ESQUEÇA DAS FOTOS! é mt importante pra mim.. abraços
Felipe Ferlin13/07/2012 22:38
Reis,deixe os novos brotos -vermelhos- crescerem pra ver no que da,sua namorada vai amar , só de saber que você que cultivou ela vai adorar, vai demorar algum tempo até atingir o porte das fotos do link que você passou,mas a paciência é a fonte de tudo,to com um pinheiro negro aqui que ta dificil se quiser da uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21656

Você tem outras plantas ? se tiver posta ae ou poe os links pra eu dar uma olhada!

😄

Boa sorte !

ABRAÇO
reisreis15/07/2012 14:15
Felipe Ferlin escreveu:
Reis,deixe os novos brotos -vermelhos- crescerem pra ver no que da,sua namorada vai amar , só de saber que você que cultivou ela vai adorar, vai demorar algum tempo até atingir o porte das fotos do link que você passou,mas a paciência é a fonte de tudo,to com um pinheiro negro aqui que ta dificil se quiser da uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21656

Você tem outras plantas ? se tiver posta ae ou poe os links pra eu dar uma olhada!

😄

Boa sorte !

ABRAÇO

Eaee felipe... eu comentei la..

cara será que essa roseirinha vinga?
eu vou deixar esses ramos novos ae se desenvolverem pra depois eu tentar modelar alguma coisa, se eu colocar ela numa bacia com areia grossa nao vai faltar nutriente?
Andre Antoniazzi15/07/2012 17:09
mini roseira
Ola reis,apenas rira este pote nao mexa no torra e pode colocar na areia grossa se tiver adiione esterco de gado uns 20%,nao desfolhe se transplante ela.
Abracos
reisreis15/07/2012 21:57
amigo acho que vou ter um problema na hora de transplantar por que como os galhos sao tortos para baixo, se eu colocar em uma bacia grande o galho vai bater dentro do vaxo entendeu? acho que vou ter que colocar ela na borda da bacia..
Andre Antoniazzi15/07/2012 22:14
mini roserira
Ola reis de uma olhada em minha roseira foto do ano passado,fiz uma poda radical este fim de semana para baixar e dar forma a copa e o galho que desce para a cascata.
.
Ainda tem muita coisa pra fazer mas aos poucos vamos fazendo.Quanto ao transplante nao precisa colocar ela numa bacia muito grande e sim funda desde que o torrao seja bem acomodado e com uma sobra nas laterias sendo funda ja ajuda.Espero que tenha ajudado.
Abraços
reisreis15/07/2012 22:28
fala andreee!

gostei bastante da roseira, quantos anos ela tem?

acho mt legal esse estilo para roseira.. acho q minha namo vai curti.. eu tenho q impressao que quando flore parece que q a planta ta ofertando, oferecendo rosas para a pessoa.. ahhaha

o galho lateral da sua ta mais natural do que o meu.. achei q o meu ficou um pouco forçado.. artificial..
Felipe Ferlin15/07/2012 22:42
Reis,esse Negocio de solo e nutriente pra mim não tem tanto a ver,pois os nutrientes é você quem vai proporcionar adubando-a.A composição do solo determina se vai ser mais drenante ou menos drenante.

Não se apegue a isso que eu disse. sou novato é apenas uma opinião,vamos esperar alguem mais esperiente comentar pra gente descobrir qual é a real. 😄
123